Inscrições do Enem 2020
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 31 de março, o Edital do Enem 2020. As inscrições serão realizadas de 11 a 22 de maio. A partir das notas individuais obtidas o candidato pode se candidatar a uma vaga nas universidades de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), ou até mesmo financiar o curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o MEC, o Enem 2020 será aplicado em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.
Inscrições do Enem 2022
As inscrições do Enem 2020 serão feitas de 11 a 22 de maio, exclusivamente no endereço da página dos participantes no link https://enem.inep.gov.br/participante/. O prazo foi divulgado nesta terça-feira, 31 de março.
Para que serve a nota do Enem?
Os candidatos que fizeram as provas do Enem poderão utilizar as notas obtidas para:
- Se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
- Concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (ProUni)
- Solicitar financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
- Participar do Programa Ciência Sem Fronteiras
Como fazer o Enem para concluir o ensino médio?
Desde a 2018 não é mais possível obter a certificação do Ensino Médio por meio das notas obtidas nas provas do Enem. Sendo assim, os interessados em obter a certificação do Ensino Médio deve se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2020?
O Ministério da Educação (MEC) informou que a taxa de inscrição do Enem 2020 será de R$82,00. Esse valor é o mesmo cobrado na edição passada do exame.
O que é isenção do Enem?
Isenção na inscrição do Enem 2020 é garantida às pessoas de baixa renda. A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é um direito aos estudantes que se enquadram na Lei nº 12.799/2013.5
Quem tem direito à isenção do Enem 2020?
São contemplados aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, desde que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Quando posso pedir a isenção do Enem 2020?
O período para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 será de 6 a 17 de abril. Nesta mesma época devem ser feitas as justificativas de ausência no Enem 2019, que é obrigatória para quem teve direito à gratuidade na edição do ano anterior, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2020.
Os estudantes que receberem isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências no ano seguinte, caso tenham intenção de solicitar novamente a isenção.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, o estudante precisa acessar a página do participante do portal oficial do Enem no site https://enem.inep.gov.br/participante/.
Como ocorre a confirmação da inscrição do Enem 2020?
A inscrição no Enem 2020 será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil, no caso dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa. É importante lembrar que há um prazo, normalmente 3 dias úteis, para que o candidato efetue o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição. Apenas após a confirmação do pagamento é que a inscrição é efetivada. No caso dos candidatos que solicitarem isenção da taxa, a inscrição será confirmada se a Declaração de Carência Socioeconômica for aprovada.
O participante receberá cartão de confirmação de inscrição?
O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020 será disponibilizado exclusivamente na Página do Participante do Enem 2020, não sendo enviado pelos Correios. Por meio desse documento será possível conferir o número de inscrição, data, horário e local de realização das provas, opção de língua estrangeira escolhida e a indicação dos atendimentos especializado e/ou específico escolhidos (caso se aplique).
É importante guardar a senha cadastrada na inscrição do Enem 2020?
Sim. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. Após a divulgação do resultado do Enem 2020, que ocorre na página do participante e deve ser consultada mediante acesso com a senha, os candidatos podem se inscrever no Sisu, Fies ou ProUni, e em todos os casos requer-se a senha cadastrada.
Quando será a prova do Enem 2020?
Ainda não foi divulgado o edital do Enem 2020, contendo as regras que regem o processo seletivo. As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.