Isenção do Enem 2020: veja quando solicitar
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira, dia 31 de março, o edital do Enem 2020. O documento contém as principais datas do exame, como o período de inscrições e de isenção do Enem 2020. Os candidatos que quiserem fazer as provas do Enem 2020 sem pagar nada deverão solicitar a isenção no período de 6 a 17 de abril. O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 é de R$85,00.
As inscrições para quem quer aproveitar esse benefício começam já no dia 06 de abril, e quem não aproveitar só vai poder fazer o Enem 2020 se pagar a taxa.
Data para pedir isenção do Enem 2020
O processo de isenção do Enem 2020 será realizado de 6 a 17 de abril – poucos dias após a divulgação do edital. Para participar, o candidato precisa se enquadrar em um dos perfis determinados pelo MEC. Durante esse período, os interessados devem acessar o site oficial do Enem e informar todos os dados solicitados.
Depois é só esperar a divulgação do resultado para descobrir se o pedido foi aceito.
Como ver o resultado da isenção do Enem 2020
Para ver se conseguiu a isenção do Enem, é só acessar o site oficial do Enem quando os resultados estiverem disponíveis – o que deve acontecer no dia 24 de abril.
Mesmo aqueles candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 devem se inscrever normalmente no período de 11 a 22 de maio, assim como os demais candidatos.
Já os candidatos que tiverem o pedido de isenção negado poderão questionar o MEC sobre a decisão. Isso é feito pelo próprio sistema do Enem, no período de 27 de abril a 1º de maio. A divulgação do resultado dos recursos será feita no dia 07 de maio. Caso o benefício seja negado novamente, o candidato só poderá fazer o Enem se pagar a taxa de inscrição.
Quem pode pedir isenção do Enem 2020
Para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem, o candidato precisa se encaixar num dos perfis abaixo:
- Ser estudante da última série do ensino médio e estar regularmente matriculado em escola da rede pública.
- Ter feito o ensino médio em escola da rede pública (ou na rede particular como bolsista integral) e apresentar renda mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
- Ser membro de família de baixa renda e ter Número de Identificação Social (NIS) válido. Nesse caso, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos no total, ou meio salário mínimo por pessoa.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.