Consulte o Resultado do Enem 2018
Ansioso para saber qual nota recebeu na edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio? Veja como você poderá conferir o resultado do Enem 2018! Você é um dos 4,1 milhões de estudantes que fizeram as provas do Enem? Então você precisa estar atento à divulgação dos resultados do maior processo seletivo do Brasil.
A provas do Enem 2018 foram aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que o resultado do Enem 2018 seria divulgado apenas nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, a partir das 10h da manhã. No entanto, o resultado já foi liberado e já pode ser consultado pelos candidatos.
Quando sai o resultado do Enem 2018: gabaritos, notas e espelho de redação
Podemos dividir a divulgação dos resultados do Enem nas seguintes fases que aconteceram de novembro de 2018 e seguirão até março de 2019:
- Publicação dos Cadernos de Prova e dos Gabaritos
- Divulgação dos Resultados Individuais
- Divulgação dos Resultados dos Treineiros
- Divulgação dos Espelhos de Redação
Mas quais são os dias exatos que você poderá acessar essas informações?
No dia 14 de novembro o Inep disponibilizou em seu site os cadernos de questões e os gabaritos. As provas do Enem aplicadas em exames anteriores são importante para se preparar para o Enem. Fique atento à cor da sua prova (branca, azul, amarela, rosa, cinza ou laranja) para conferir o gabarito correto.
No dia 18 de janeiro de 2019 a partir das 10h o Inep disponibiliza para consulta online o Boletim de Desempenho Individual no Enem — a tão esperada nota! Acessando esse documento, você descobrirá a sua pontuação nas provas de:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Redação
Em março de 2019 será a vez dos treineiros descobrirem a sua pontuação. Isto é, candidatos menores de 18 anos que participaram do Enem 2018 somente para testar seus conhecimentos.
Ainda em março de 2019, todos os participantes que fizeram a prova de redação poderão consultar online uma cópia do texto que produziram. O espelho da redação será disponibilizado no site do Inep.
Portanto, esteja ciente das notícias sobre os resultados do Enem 2018 para descobrir a data exata de divulgação do boletim individual, da nota dos treineiros e do espelho de redação.
Como usar a nota do Enem 2018
O Enem não é somente uma prova que avalia o desempenho escolar e acadêmico de alunos do ensino médio. Com os seus resultados em mãos, é possível:
- Participar do Sisu para concorrer a uma vaga na graduação de uma instituição pública de ensino superior no Brasil.
- Participar do vestibular de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
- Concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni para estudar em uma faculdade particular.
- Conseguir um financiamento estudantil via Fies para estudar em uma faculdade privada no Brasil.
- Começar uma graduação uma instituição privada sem fazer uma nova prova de vestibular.
- Conseguir descontos na mensalidade da graduação presencial ou a distância de faculdades particulares.
Onde estudar usando a nota do Enem 2018
Diversas faculdades públicas e privadas aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo. Se você pretende estudar em uma instituição pública, deve participar do Sisu. Há vagas bastante concorridas em:
- Universidades federais e estaduais
- Centros federais de educação tecnológica
- Institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Se preferir conquistar seu diploma universitário em uma faculdade privada, use sua nota do Enem para ser liberado do vestibular ou conseguir um desconto nas mensalidades.
Além disso, também é possível conseguir crédito universitário privado para financiar a graduação, descontos especiais e bolsas de estudos de até 100%. Quanto maior o seu resultado do Enem, mais vantagens você conseguirá!
Veja também:
Já sabe qual graduação fazer usando o resultado do Enem 2018? Então conte para a gente nos comentários!
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.