Enem

Veja como foi seu desempenho com o gabarito extraoficial do Enem 2024

Hoje, no dia 3 de novembro de 2024, ocorreu o primeiro dia de provas do Enem 2024. Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para participar desse que é um dos principais exames do país. A expectativa é alta em torno dos resultados e desempenho dos candidatos.

O exame deste domingo abrangeu 90 questões, que foram divididas em duas áreas: linguagens, com disciplinas como língua portuguesa e literatura, e ciências humanas, incluindo história e geografia. O tema da redação foi outro destaque: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. Este tema, abordado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, exige uma análise crítica sobre aspectos históricos, sociais e culturais.

Gabarito do primeiro dia de Enem

Às 19h, professores divulgarão o gabarito extraoficial das provas. A partir dele, os candidatos poderão avaliar seu desempenho. É importante ressaltar que o gabarito oficial será disponibilizado apenas no dia 20 de novembro. Essa divulgação antecipada é um recurso valioso para os candidatos que desejam ter uma noção de como se saíram nas provas.

Publicidade

Os temas abordados nas questões deste ano incluem referências a Rita Lee, Racionais MCs e até mesmo a solidariedade no Rio Grande do Sul, após a enchente histórica de abril. Os candidatos precisam estar atentos a diferentes áreas do conhecimento, já que a prova demanda tanto conhecimento de cultura popular quanto de cultura erudita.

Tema da Redação: Herança Africana no Brasil

O tema da redação propõe uma reflexão sobre os desafios e a valorização da herança africana no Brasil. Os alunos devem abordar como essa cultura se reflete nas diversas esferas sociais e culturais do país. É também fundamental que os candidatos considerem a importância da luta contra o preconceito.

Publicidade
  • É necessário apresentar uma análise crítica da situação atual.
  • Os estudantes devem propor intervenções que valorizem a cultura afro-brasileira.
  • A abordagem pode incluir temas como religião e cultura.

Como funciona a correção da redação

A redação do Enem compõe 20% da nota final. A mesma deve ser dissertativa-argumentativa, defendendo um ponto de vista sobre o tema proposto. Para isso, dois avaliadores anônimos irão corrigir as redações, atribuídas a nota entre 0 e 200.

A correção leva em conta cinco competências, que incluem a demonstração do domínio da forma escrita da língua portuguesa e a capacidade de elaborar propostas de intervenção respeitando os direitos humanos.

O que fazer com a nota do Enem?

A nota conquistada no exame pode ser utilizada em diversas oportunidades. Os candidatos podem ingressar em universidades públicas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Também têm a chance de se inscrever em instituições privadas com bolsas, via ProUni (Programa Universidade para Todos).

Outra possibilidade é o financiamento estudantil pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). A nota do Enem também possibilita a inscrição em universidades em Portugal, aumentando as opções para os estudantes. Então, é importante que todos fiquem atentos aos amanhã e às oportunidades que se apresentam.

As questões deste ano analisaram temas atuais e relevantes, proporcionando um panorama das questões sociais e culturais que permeiam a sociedade. Os candidatos foram avaliados com base em uma diversidade de temas, incluindo:

  • Críticas a obras literárias e culturais, como ‘Game of Thrones’.
  • Reflexões sobre a música e seu impacto social, como a canção “Holy War”.
  • Questões sobre fenômenos sociais de grande importância, como os refugiados e sua integração.

A prova de linguagens apresentou questões claras e diretas, evitando ambiguidades em comparação com anos anteriores. A ênfase na interpretação de texto permite que muitos candidatos se sintam mais seguros na resolução das questões.

Na área de ciências humanas, a prova de sociologia trouxe questões relacionadas a gênero, cultura e patrimônio. Filosofia mencionou pensadores como Aristóteles, enquanto a prova de história trouxe uma abordagem diferente, com menor foco em tópicos tradicionais da história do Brasil.

Agora, os candidatos aguardam ansiosamente a divulgação do gabarito extraoficial e as notas que receberão. É uma etapa importante na trajetória acadêmica de cada um. O gabarito ajudará a refletir sobre o desempenho e a preparar o candidato para os próximos desafios, seja no Enem ou em outras etapas do processo de seleção para o ensino superior.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *