EnsinoNoticias

Brasil Escola lança vídeos com aulas gratuitas de Matemática básica

O Brasil Escola lançou, no mês de julho, uma série de aulas gratuitas de Matemática básica, intitulada “Matemática do Zero”. Ao todo, serão 100 vídeos, que ainda estão sendo gravados. As primeiras aulas já estão disponíveis no YouTube.

Além disso, o canal do Brasil Escola possui uma playlist de Matemática que conta com 260 vídeos, visando ajudar a alunos que apresentam dificuldade na disciplina e que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou realizar exames supletivos como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Matemática é a disciplina em que os alunos do Ensino Médio apresentam maior dificuldade. Segundo dados de pesquisa feita em maio de 2022, estudantes acertaram somente 27% das questões de Matemática básica.

Publicidade

Na avaliação de Língua Portuguesa, por sua vez, os estudantes acertaram 57% das questões. Na parte de interpretação de texto, em que era preciso diferenciar fatos de opiniões, o índice de acerto foi de somente 50%.

Foram aplicados testes a mais de três milhões de jovens da rede pública e privada, com o objetivo de alimentar os dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Publicidade

A coleta inicial dos dados foi realizada no fim de maio de 2022. A segunda etapa consiste no preenchimento, pelas escolas, dos dados referentes à Situação do Aluno no Sistema Educacenso, após aprovação ou reprovação.

O Censo Escolar apontou que, em 2021, o número de aprovações no Ensino Médio na rede estadual apresentou uma queda de quase 5% em relação ao ano de 2020.

A taxa de abandono do Ensino Médio, na rede de ensino estadual, chegou a 5% em 2021. Já na rede privada não houve alteração no índice de abandono, apesar do aumento nas reprovações.

Acesse a playlist de Matemática

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *