Ensino

PAES: Vestibular Seriado da Unimontes

O PAES é um Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior, implantado pela Universidade Estadual de Montes Claros, em 1998, visando oferecer aos alunos do Ensino Médio uma outra possibilidade de ingressar na Unimontes. Esse Programa subdivide-se em 03 Etapas.

O candidato ao PAES se inscreve, voluntariamente, a partir da 1ª série do Ensino Médio. Na 3ª e última Etapa, o candidato escolhe o curso a que pretende concorrer. Classifica-se aquele que obtiver o mínimo de 30% dos pontos distribuídos nas três etapas, observando-se a ordem, segundo o número de pontos obtidos.

Podem se inscrever no programa todos os alunos que estejam matriculados no Ensino Médio (modalidade regular), da rede pública ou privada. O candidato ao PAES pode escolher qualquer um dos cursos oferecidos pela Unimontes e concorre a 40% das vagas adicionais a cada um desses cursos. Qualquer escola que ofereça o Ensino Médio, em modalidade regular, poderá credenciar-se no PAES, através de formulário próprio, disponibilizado neste site. O credenciamento facilita a comunicação e a troca de informações entre a Unimontes e as escolas que participam desse Programa de Avaliação Seriada. O credenciamento pode ser feito a qualquer tempo. O candidato realiza provas objetivas (de múltipla escolha) de todas as disciplinas, nas três etapas. Na 3ª Etapa, além das provas objetivas, o candidato realiza uma prova discursiva de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação – para todos os cursos.

Publicidade

Do sistema PAES:
– O candidato somente poderá se inscrever em uma etapa de cada vez.
– O candidato que repetir a série fica excluído do Programa de Avaliação Seriada.
– O candidato que deixar de participar de qualquer uma das etapas desliga-se, definitivamente, deste Programa. O candidato do PAES pode participar, também, dos processos seletivos tradicionais da Unimontes.

Vantagens do Programa:
– O candidato pode ingressar na Universidade diretamente do Ensino Médio, tornando-se desnecessário o vestibular normal, caso se classifique dentro do limite de vagas.
– O candidato faz provas dos conteúdos específicos trabalhados em sala de aula em cada série.
– O candidato faz uma etapa de cada vez, possibilitando um melhor desempenho, já que o conteúdo cobrado nas provas privilegia a série em que o aluno está matriculado.
– O candidato recebe, anualmente, um boletim informativo sobre o seu desempenho.
– O número de vagas (40% em cada curso) é destinado especialmente aos candidatos do PAES.

Publicidade

Confira o Edital do PAES – Unimontes 2021, e veja as informações mais atualizadas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *