Fisica

Cinemática: Questões sobre Gráficos

01) (ESPCEX 2020) Considere um objeto que se desloca em movimento retilíneo uniforme durante 10 s. O desenho abaixo representa o gráfico do espaço em função do tempo. O espaço do objeto no instante t = 10 s, em metros, é:

a) 25 m.
b) 30 m.
c) 33 m.
d) 36 m.
e) 40 m.

02) (FUVEST/2020) Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros. A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na

Publicidade

a) trajetória 1.
b) trajetória 2.
c) trajetória 3.
d) trajetória 4.
e) trajetória 5.

03) (Unesp/2020) O gráfico representa a velocidade escalar de um nadador em função do tempo, durante um ciclo completo de braçadas em uma prova disputada no estilo nado de peito, em uma piscina.

Publicidade

Considerando que, em um trecho de comprimento 36 m, o nadador repetiu esse ciclo de braçadas e manteve o ritmo de seu nado constante, o número de braçadas completas dadas por ele foi em torno de
a) 20.
b) 35.
c) 15.
d) 30.
e) 25.

04) (Unicamp/2020) A volta da França é uma das maiores competições do ciclismo mundial. Num treino, um ciclista entra num circuito reto e horizontal (movimento em uma dimensão) com velocidade constante e positiva. No instante t1, ele acelera sua bicicleta com uma aceleração constante e positiva até o instante t2. Entre t2 e t3, ele varia sua velocidade com uma aceleração também constante, porém negativa. Ao final do percurso, a partir do instante t3, ele se mantém em movimento retilíneo uniforme. De acordo com essas informações, o gráfico que melhor descreve a velocidade do atleta em função do tempo é

05) (UFJF-PISM/2019) Automóveis cada vez mais potentes estão sempre sendo apresentados na mídia, de modo a atrair compradores. O desempenho de um novo modelo é registrado no gráfico abaixo:

Se esse automóvel continuar se deslocando com a mesma aceleração dos 4 primeiros segundos de contagem do tempo, ele atingirá, aos 10 segundos, uma velocidade de:
a) 108 km/h
b) 198 km/h
c) 216 km/h
d) 230 km/h
e) 243 km/h

Gabarito das questões de Cinemática sobre Gráficos

01) Resp.: C

02) Quando o pacote sai do drone, ele tem a mesma velocidade horizontal do drone e vai caminhar para a frente enquanto cai sob a ação da gravidade. A única trajetória possível é a da opção D (trajetória 4) e será um arco de parábola se desprezarmos o efeito do ar.
Resp.: D

03) Aproximando as linhas do gráfico como retas, podemos calcular o deslocamento do nadador em 1s (área sob o gráfico):

Como a piscina possui 36m de comprimento, o número b de braçadas será dado por: b = 36m / 1,44m = 25 braçadas
Resp.: E

04)
1) No intervalo de 0 a t1, a velocidade escalar é constante e o gráfico V = f(t) é um segmento de reta paralelo ao eixo dos tempos.
2) No intervalo de t1 a t2, a aceleração escalar é constante e positiva; o movimento é uniformemente acelerado e o gráfico V = f(t) é um segmento de reta crescente.
3) No intervalo de t2 a t3, a aceleração escalar é constante e negativa; o movimento é uniformemente retardado e o gráfico V = f(t) é um segmento de reta decrescente.
4) A partir do instante t3, a velocidade escalar volta a ser constante e o gráfico V = f(t) é um segmento de reta paralelo ao eixo dos tempos.
Resp.: A

05) 

Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *