Geografia

Questões do Enem sobre Fontes de Energia

01) (Enem PPL 2018) O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).

O cumprimento da meta mencionada está condicionada por

Publicidade

a) abdicar das usinas nucleares.
b) explorar reservas do pré-sal.
c) utilizar gás de xisto betuminoso.
d) investir em energias sustentáveis.
e) encarecer a produção de automóveis.

02) (Enem 2017)

Publicidade

Comparando os dados das hidrelétricas, uma característica territorial positiva de Belo Monte é o(a)

a) reduzido espaço relativo inundado.
b) acentuado desnível do relevo local.
c) elevado índice de urbanização regional.
d) presença dos grandes parques industriais.
e) proximidade de fronteiras internacionais estratégicas.

03) (Enem 2017 – 28% de acertos) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

Murta, Energia: o vício da civilização, crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro Caramond 2011

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a

a) sedes de empresas petroquímicas.
b) zonas de importação de derivados
c) polos de desenvolvimento tecnológico.
d) áreas de aglomerações de mão de obra
e) espaços com infraestrutura de circulação

Resolução das Questões do Enem sobre Fontes de Energia

01) O Brasil apresenta uma Política Nacional sobre Mudança do Clima aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, o país se compromete a combater o aquecimento global e adaptar o país as possíveis mudanças climáticas. Entre as propostas importantes, o combate ao desmatamento em biomas como a Amazônia e o incentivo as fontes de energia renováveis como a energia eólica e solar.
Resp.: D

02) A alternativa [A] está correta porque os dados indicam que Belo Monte gerará a segunda maior potência entre as usinas do país ocupando uma reduzida área de alagamento. As alternativas seguintes são incorretas porque não relacionam o s dados apresentados na tabela.
Resp.: A

03) A alternativa [E] está correta porque para atender ao mercado nacional cujo espaço é quase continental, é necessário que se tenha infraestrutura para circular os derivados da refinaria entre a área de produção e a área de consumo. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque é importante que haja acesso entre os mercados produtores e consumidores, não à gestão da empresa ou somente à área de importação; [C] e [D], porque os polos tecnológicos e a mão de obra não se constituem como fator para a circulação dos derivados do petróleo.
Resp.: E

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *