História

Quem Escreveu o Livro de Hebreus?

O Livro de Hebreus é um dos escritos mais enigmáticos do Novo Testamento, principalmente devido à incerteza em torno de seu autor. Diferente de outras epístolas que frequentemente começam com uma saudação clara do autor, Hebreus não apresenta seu escritor de forma direta, resultando em um debate contínuo entre teólogos e estudiosos da Bíblia.

Contexto Histórico e Autoria

Tradicionalmente, muitos atribuíam a autoria de Hebreus ao apóstolo Paulo. Esta perspectiva foi baseada em semelhanças de pensamento e doutrina entre Hebreus e as outras epístolas paulinas. Contudo, a partir do século III, começaram a surgir dúvidas sobre essa atribuição, principalmente devido às diferenças no estilo de escrita e na organização do texto.

Publicidade

Argumentos Contra a Autoria Paulina

Os críticos da autoria paulina apontam para o fato de que o grego usado em Hebreus é de uma qualidade literária superior ao das outras epístolas atribuídas a Paulo. Além disso, Hebreus emprega uma estrutura e retórica que se assemelham mais aos discursos helenísticos do que às cartas de Paulo. Essas diferenças levaram estudiosos a explorar outras possibilidades para a autoria.

Publicidade

Outros Possíveis Autores

Entre os candidatos propostos para a autoria de Hebreus estão:

  • Barnabé – sugerido por Tertuliano, uma figura do cristianismo primitivo, devido a Barnabé ser um levita e ter um conhecimento íntimo das Escrituras Hebraicas, o que se reflete no texto.
  • Apolo – um judeu alexandrino mencionado no livro de Atos dos Apóstolos, conhecido por sua eloquência e familiaridade com as escrituras, cujo perfil se alinha bem com o estilo e a erudição de Hebreus.
  • Priscila – Alguns estudiosos modernos sugerem que uma mulher poderia ter escrito Hebreus, especialmente Priscila, que é conhecida no Novo Testamento por seu papel de liderança na igreja primitiva junto com seu marido Áquila.

Conclusão

A questão de quem escreveu o Livro de Hebreus permanece sem uma resposta definitiva. A ausência de uma atribuição clara e a alta qualidade literária do texto continuam a alimentar o debate entre estudiosos e teólogos. Este mistério apenas adiciona à riqueza e profundidade do Novo Testamento, enfatizando que, independentemente do autor, o conteúdo de Hebreus é de significativo valor teológico e espiritual.

Este texto explora a complexidade em torno da autoria do Livro de Hebreus, apresentando um panorama das principais teorias e evidências que têm pautado o estudo deste intrigante documento do Novo Testamento.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *