História

Questões do Enem sobre Pré-História

01) (ENEM/2020) A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.
KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana, In: KI-ZERBO, J. (Org.) História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

a) transmissão dos saberes acumulados.
b) expansão da propriedade individual.
C) ruptura da disciplina hierárquica.
d) surgimento dos laços familiares.
e) rejeição de práticas exógenas.

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02) (ENEM/PPL 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P.P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

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a) sedentarismo.
b) transumância.
c) êxodo rural.
d) nomadismo.
e) pendularismo.

03) (ENEM/PPL 2011) Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes. Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos. Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.

DANTAS, M. Antes: história da pré-história. Brasília: CCBB, 2006.

Questão do Enem PPL 2011 sobre Pré-História

Nas figuras que representam a arte da pré-história brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se:

a) imagens do cotidiano que sugerem caçadas, danças, manifestações rituais.
b) cenas nas quais prevalece o grafismo entalhado em superfícies previamente polidas.
c) aspectos recentes, cujo procedimento de datação indica o recuo das cronologias da prática pré-histórica.
d) situações ilusórias na reconstituição da pré-história, pois se localizam em ambientes degradados.
e) grafismos rupestres que comprovam foram realizados por pessoas com sensibilidade estética.

Resumo sobre Pré-História

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Resolução das Questões do Enem sobre Pré-História

01) O texto menciona que a arte pré-histórica africana foi um veículo para a educação e para a transmissão de mensagens pedagógicas e sociais. Diz ainda que esta educação se baseava em imagens e sons, especialmente para aqueles que desconheciam a escrita. Portanto, a arte funcionava como uma forma de passar conhecimento de geração em geração.

Analisando as opções:

a) transmissão dos saberes acumulados – Esta opção parece ser a mais correta, pois o texto fala sobre como a arte foi usada para educar e transmitir a visão de mundo dos antepassados.
b) expansão da propriedade individual – Não há menção no texto de que a arte tinha alguma relação com a propriedade individual.
c) ruptura da disciplina hierárquica – O texto também não menciona nada sobre a ruptura da disciplina hierárquica.
d) surgimento dos laços familiares – Embora a arte possa ter um papel em comunidades e em laços sociais, o texto se concentra na transmissão de saberes, não especificamente no surgimento de laços familiares.
e) rejeição de práticas exógenas – Não há indicação no texto de que a arte foi usada para rejeitar práticas de fora.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

02) O texto descreve um padrão de movimento migratório dos ancestrais humanos que se baseava na busca por recursos como comida e abrigo, movendo-se de um lugar para outro conforme a necessidade. Esse padrão é caracterizado pela movimentação constante em resposta à exaustão dos recursos locais.

Analisando as opções:

a) sedentarismo – Refere-se ao estabelecimento fixo em um lugar, o que não é o caso descrito no texto.
b) transumância – Relaciona-se com a movimentação sazonal de rebanhos para pastagens, também não se aplicando ao contexto do texto.
c)  êxodo rural – Trata-se da migração de pessoas do campo para a cidade, não correspondendo à situação descrita.
d) nomadismo – Esta é a prática de não se fixar em um local permanente, movendo-se constantemente em busca de recursos, o que corresponde à descrição do texto.
e) pendularismo – Relaciona-se com movimentos diários entre lugar de residência e trabalho, não se aplicando ao contexto pré-histórico.

Portanto, a resposta correta é alternativa D.

03) O texto fornece informações sobre a prática da gravação de imagens em superfícies, como um meio de expressão comum na pré-história brasileira. Estas gravuras e pinturas rupestres incluem figuras humanas e animais, e foram feitas utilizando-se várias técnicas. Com base nas imagens fornecidas e no texto, pode-se identificar:

a) imagens do cotidiano que sugerem caçadas, danças, manifestações rituais – Esta alternativa parece corresponder às descrições do texto e às imagens apresentadas, que mostram cenas que podem ser interpretadas como atividades cotidianas da vida pré-histórica.
b) cenas nas quais prevalece o grafismo entalhado em superfícies previamente polidas – Não há informação suficiente no texto ou nas imagens que suporte especificamente que as superfícies foram previamente polidas.
c) aspectos recentes, cujo procedimento de datação indica o recuo das cronologias da prática pré-histórica – O texto não fornece informações sobre processos de datação ou sobre o recuo das cronologias da prática pré-histórica.
d) situações ilusórias na reconstituição da pré-história, pois se localizam em ambientes degradados – O texto não sugere que as imagens ou a prática artística estejam associadas a ambientes degradados ou a ilusões.
e) grafismos rupestres que comprovam foram realizados por pessoas com sensibilidade estética – O foco do texto está nas funções pedagógicas e sociais das gravuras e pinturas, como veículos de mensagens, e não especificamente no valor estético delas.

Logo, a resposta correta é a alternativa A.

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