InformáticaNoticias

Computador ou Notebook: qual a melhor escolha?

Enfim, qual a melhor escolha: notebook ou computador? Desde que surgiram os notebooks, essa dúvida se instalou na cabeça de muitas pessoas. Para tentar encontrar as respostas é necessário entender as necessidades do usuário e as características de cada um deles.

Pensando nisso, separamos as principais informações úteis e necessárias que o usuário deve ter em mente, antes de fazer a escolha, para que a mesma seja da melhor forma e não venha se arrepender depois.

Computador ou notebook?

É preciso analisar as características individuais em cada um dos principais quesitos. O que para uns pode ser uma boa compra, para outros pode ser uma escolha sem pensar. Por isso, fique atento às seguintes demandas de consumo.

Publicidade

Portabilidade

Apesar da portabilidade trazer algumas limitações, ela também pode ser uma grande vantagem.

Esse tipo de equipamento portátil surgiu a fim de atender a necessidade de alguns profissionais que necessitavam viajar e levar seus equipamentos. Mas eles ganharam o gosto popular e ganharam outros públicos. A evolução dos smartphones diminuiu essa necessidade, mas ainda sim a portabilidade é uma característica que deve ser considerada na hora da escolha.

Publicidade

Avalie as necessidades e a rotina para entender se é necessário ter um computador portátil ou um computador com maior potência que seja fixo.

Ergonomia

Pelo fato de o computador exigir que os computadores fiquem numa mesa e utilizando cadeira para se sentar, eles acabam sendo mais ergonômicos. Já os notebooks, por serem portáteis, as pessoas ficam curvadas e sentadas em qualquer lugar.

Por isso, caso opte pelo notebook tenha cuidado com a postura e tente utilizá-lo sobre a mesa.

Manutenção

A manutenção dos desktops está muito à frente dos notebooks. Isso porque a manutenção dos computadores é mais simples que a do notebook. Abrir, manusear e trocar peças dos notebooks é bem mais difícil.

Os notebooks exigem equipamentos mais complexos e conhecimentos específicos. Além disso, não há tanta variedade de peças.

Portanto, não há como se arriscar em abrir um notebook, a manutenção deve ser feita só pela assistência técnica.

Investimento

Para ter um notebook com configuração parecida com um desktop será necessário investir um valor bem alto.

Por existir uma variedade grande de equipamentos e peças para os desktops, também há um leque de possibilidades e de preços. Já as opções para notebook são um pouco mais restritas.

Entre um computador e um notebook com alto desempenho, o desktop será mais barato.

Não dá pra bater o martelo e dizer qual é o melhor. O que ocorre é que devem ser avaliadas as necessidades de cada um e os principais quesitos. E assim chegar a uma melhor decisão.

Processador

O processador faz o computador funcionar. É como se ele fosse o coração. Os comandos dados pelo usuário são recebidos e ações são executadas pelo processador para que se obtenha o resultado.

Os processadores possuem níveis de frequência e potência que afetam diretamente o consumo de energia e aquecimento da máquina.

Como os notebooks são portáteis, eles possuem menor tamanho, logo os processadores não podem ser tão grandes e potentes.

De maneira geral, os processadores avançados são feitos para os computadores e somente depois sofrem adaptações para serem utilizados em notebooks.

Se o foco for produção audiovisual e programação será necessário processadores com mais potência.

Os notebooks preparados para jogos, possuem processadores potentes como os computadores, mas os preços são bem elevados.

Placa de vídeo

O peso, o tamanho e consumo de calor das placas de vídeo necessitam ser reduzidos para integrar um notebook e isso impactará em seu desempenho.

Um notebook para games, por exemplo, para ter desempenho de placa e processador ao nível de desktop, geralmente são bem caros, muito além dos notebooks básicos. Sendo que, em alguns casos, escolher um pc gamer barato pode ser até uma escolha mais sabia.

Enfim, qual escolher?

Para quem trabalha com muita intensidade e com programas pesados, num lugar fixo, um computador pode ser a melhor escolha. Já se você realmente precisa de mobilidade, seja para trabalho ou estudo, um notebook atenderá melhor suas necessidades.

Mas, mesmo tendo feito essa primeira escolha, tome alguns cuidados antes de levar para casa sua nova máquina. Verifique: o tipo e velocidade do processador, quantidade de memória RAM e se há ou não placa de vídeo instalada. Agora sim, você poderá fazer a melhor escolha possível.

Este artigo ajudou você a tirar duas dúvidas? Então, compartilhe-o com seus amigos!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *