Como usar a biotina para emagrecer? Confira dicas

Você já se perguntou como usar a biotina para emagrecer? Fique tranquilo que vamos explicar para você como utilizar esta vitamina a seu favor.

Vitamina do complexo B7, a biotina é bastante conhecida pela melhora da pele e do cabelo na sua utilização. Chamada por muitos de vitamina H, associada a ‘’hair’’.

Além disso, a quantidade de biotina do nosso corpo pode ser regulada por meio de alimentos digeridos que possuam esta vitamina em sua composição.

Por fim, quer saber como usar a biotina para emagrecer? Fique ligado e saiba como!

O que é a biotina?

A biotina é uma vitamina B7, pertencendo ao complexo B, que são algumas vitaminas que fazem parte desse complexo, e cada uma delas possui uma função.

Assim, ela pode ser encontrada em alguns alimentos específicos, como:

  • gema de ovo;
  • peixes;
  • leite;
  • fígado;
  • aveia;
  • nozes e cereais integrais;

Além disso, é impossível não associar esta vitamina à pele e cabelos dos seres humanos, pois já foi comprovado por estudos que o uso regular dessa vitamina, traz melhora para pele e cabelo.

Portanto, em casos de queda de cabelo, saúde da pele comprometida, acne ou outros problemas de pele, a biotina pode ser uma ótima saída.

Por fim, lembrando que é importante consultar um médico antes de realizar a suplementação desta vitamina, pois em poucos casos, pode haver falta de biotina no organismo.

Benefícios da Biotina

Como você pode imaginar, a biotina possui uma série de benefícios no seu corpo, que podem trazer um estilo de vida muito mais saudável.

Desse modo, para você ficar por dentro disso, citaremos a seguir os principais benefícios que a biotina possui hoje. Confira:

Reduz o nível de colesterol triglicerídeos

Se o seu organismo possui carência de Biotina, pode ocorrer um desbalanceamento no colesterol bom e ruim, consumir mais biotina pode regular o organismo.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Ter falta de biotina no organismo, pode desregular os níveis de açúcar no sangue, podendo acarretar em uma tendência maior a resistência à insulina ou diabete tipo 2.

Melhora o metabolismo

Melhora a digestão e absorção de nutrientes, além de disponibilizar os nutrientes que você ingeriu para a corrente sanguínea com maior eficiência, sendo ótimo para quem quer ganhar massa muscular ou perder peso.

No entanto, para você obter esses benefícios, será essencial ter um acompanhamento por um médico especialista.

Como usar a biotina para emagrecer?

Primeiramente, a biotina funciona de duas formas para o emagrecimento.

Dessa forma, como já vimos acima, a vitamina auxilia no controle de açúcar no sangue, solta menos insulina e acumula menos gordura, pois o excesso de insulina faz com que o organismo produza mais açúcar, que é estocado como gordura no nosso corpo.

Por conseguinte, seguindo outra forma de como usar a biotina para emagrecer, é que ela ajuda o organismo a digerir melhor os nutrientes, com uma melhor digestão dos nutrientes, a chance de termos uma fome oculta é menor.

Por fim, é claro que se você fizer o acompanhamento com um especialista, esse emagrecimento pode ser potencializado.

O que é fome oculta?

Ocorre quando consumimos uma grande quantidade de carboidrato, proteína e gordura, porém poucos minerais e vitaminas, logo, nosso organismo busca alimentos que sejam ricos nessas propriedades.

Com isso, nosso corpo sente uma sensação de fome constante, chamada fome oculta.

Dessa forma, a biotina ajuda a emagrecer nesse sentido, aumentando a absorção dos nutrientes e diminuindo a fome oculta do organismo, que faz com que comamos mais, sem estar realmente com fome.

Efeitos colaterais da biotina

É difícil ocorrer efeitos colaterais no uso da biotina, somente em alguns casos quando ocorre um uso exagerado da vitamina, pode ocorrer irritações na pele e algum desconforto gastrointestinal.

Assim, por ser uma vitamina hidrossolúvel, todo excesso que existe de biotina no organismo, sai pela urina do nosso corpo.

Biotina engorda?

Se você está em dúvida quanto ao consumo da biotina, se biotina engorda ou não, fique tranquilo, pois a biotina é hidrossolúvel, ou seja, ela não faz estoque.

Nesse sentido, todo excesso de biotina no seu corpo que não for utilizado, vai sair na urina, sendo assim, ela não contribui para o ganho de peso, pelo contrário, como vimos nos tópicos acima, somente auxilia na perda de peso por meio do equilíbrio de açúcar no sangue.

Descobriu como usar a biotina para emagrecer? Agora basta ingerir com moderação estes alimentos no seu dia a dia de forma saudável.

One thought on “Como usar a biotina para emagrecer? Confira dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.