Benefícios SociaisNoticias

Haverá mais parcelas do Auxílio Emergencial em 2021?

A prorrogação do Auxílio Emergencial e do estado de calamidade pública até 31 de março de 2021 foram propostas em um novo projeto de lei (PL) do senador Alessandro Vieira, na última semana.

De acordo com o senador do Cidadania, existem conversas com outros parlamentares sobre esta iniciativa de prorrogação do benefício, mas ainda não há previsão para sua inclusão na pauta da Casa.

O projeto apresentado pelo Senador Vieira propõe que o prazo do auxílio emergencial e estado de calamidade pública, previstos para encerrarem no dia 31 de dezembro de 2020, seja prorrogado até março de 2021. Isso auxiliaria a minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, uma vez que a pandemia continua e que a vacinação levará um tempo ainda indefinido para ser concluída.

Publicidade

“O fato é que, por conta da inércia do governo federal, simplesmente não teremos um programa nacional de vacinação em execução antes de março. É preciso fazer essa ponte para manter o mínimo de estabilidade social até lá”, disse o senador.

Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial, aprovado em março no Congresso, foi pago inicialmente por 3 meses com o valor de R$600 aos chamados vulneráveis. Após isso, o benefício foi estendido por mais 2 meses, com o mesmo valor. Por fim, em setembro, o benefício foi estendido em mais 4 parcelas até dezembro de 2020.

Publicidade

O Governo Federal chegou e estipular a criação de um novo programa de renda permanente, com valores maiores que os pagos pelo Bolsa Família, mas até o momento não foi possível incorporar o tema.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, em fala na última semana, o auxílio emergencial não será prorrogado. Além disso, o chefe do executivo confirmou que não será criado um novo programa de distribuição de renda e afirmou que a ideia é “aumentar um pouquinho” o atual programa assistencial Bolsa Família.

Segundo Bolsonaro, o auxílio pago a vulneráveis por causa da crise provocada pela Covid-19 tem caráter emergencial. Segundo ele, o Brasil conta com uma capacidade de endividamento e não pode se “desequilibrar”.

“Quem falar em Renda Brasil, eu vou dar cartão vermelho, não tem mais conversa”, disse Bolsonaro em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Band. O Renda Brasil era o programa previsto pelo Governo para substituir o Bolsa Família.

“Auxílio é emergencial, o próprio nome diz: é emergencial, Não podemos ficar sinalizando em prorrogar e prorrogar e prorrogar”, disse o presidente, acrescentando que “acaba agora em dezembro”.

Ao se referir que agora o foco será o Bolsa Família, Bolsonaro confirmou o que tem falado para a equipe econômica: “Vamos tentar aumentar um pouquinho isso aí.”

O presidente argumentou, ainda, que o país tem que manter as contas em ordem para evitar aumento da inflação, “o imposto mais danoso que existe para todo mundo,” disse ele.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *