Cursos GratuitosNoticias

IFSP oferta Curso Técnico de Cervejaria no interior de São Paulo

O Curso Técnico de Cervejaria é gratuito e está sendo ofertado pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo) com o principal objetivo de estimular a produção de cerveja na região de Ribeirão Preto, no interior do estado. O campus do IFSP da cidade de Sertãozinho conta com diversos laboratórios, assim como oferece todo o suporte que é necessário para as aulas deste curso. Saiba mais logo abaixo.

O Curso Técnico de Cervejaria é ainda pouco popular na região. Isso acontece por que esse tipo de formação técnica em cervejaria é voltado para aquelas pessoas que possuem o desejo de abrir a sua própria cervejaria, ou até mesmo para as pessoas que desejam aprender mais sobre essa área em específico.

A oportunidade de formação técnica em Cervejaria é oferecida pelo IFSP especialmente para as pessoas que são maiores de 18 (dezoito) anos e que desejam alcançar uma nova formação de 1 (um) ano e meio.

Publicidade

Nas palavras de Jean Rodrigues da Silva, que é o coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP e também docente deste curso: “O curso em questão contempla todas as etapas de produção, o que inclui a gestão do negócio, a logística, a análise e o controle de qualidade. O estudante sai com todas as competências para atuar em uma cervejaria ou empreender e criar a sua própria microcervejaria”, destacou ele.

Curso Técnico de Cervejaria do IFSP

O Curso Técnico de Cervejaria do IFSP é uma proposta totalmente inovadora.

Publicidade

O curso teve o seu início no 1º semestre de 2020 na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

E então, a partir do mês de dezembro de 2021, o curso de cervejaria ganhou um novo e moderno laboratório. Um laboratório que surge como o resultado de um esforço coletivo entre o reitor, os professores e os empresários locais de Ribeirão Preto e região.

Neste primeiro momento de lançamento do novo espaço, o laboratório conta com a capacidade de produção de 750 litros de cerveja a cada mês.

Inclusive, essa é uma quantidade que, de acordo com as informações que foram fornecidas pelo coordenador do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do instituto e docente do curso, Jean Rodrigues da Silva, deve ser atingida muito em breve. Já nos próximos meses.

Porém, apesar da capacidade atual do laboratório do IFSP Campus Sertãozinho, a expectativa oficial é de que essa capacidade possa ser aumentada com a compra de um número maior de equipamentos, o que pode acontecer em um curto espaço de tempo. Ou seja, a curto prazo, logo o espaço terá a capacidade de produzir mais do que 750 litros de cerveja por mês.

No lançamento deste laboratório, o IFSP conseguiu dar mais um passo, com a assinatura de um acordo fechado com o Museu da Cerveja de Ribeirão Preto. Com isso, esta é uma parceria que foi firmada com o objetivo de gerar mais pesquisas científicas na área da produção de cervejas, o que vai beneficiar – e muito – esse mercado.

Nas palavras do diretor de Pesquisa e Inovação do IFSP Campus de Sertãozinho, André Dias: “Também destacamos que nós trabalhamos com alguns pilares que são utilizados por universidades como o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão“, explicou ele.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *