Noticias

Professora incentiva comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel

O projeto “Uma Mensagem para Você” foi um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2018. Idealizado por uma professora do Distrito Federal, o projeto incentiva a comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel.

A professora Vandete Pereira Lima, educadora da Escola Classe 08 do Cruzeiro, em Brasília, é a autora da ideia. Ela percebeu o interesse dos alunos em aplicativos de troca de mensagens e conquistou a garotada ao propor a brincadeira.

Vandete observou que não havia grande oferta de material de leitura em casa e que a maioria dos pais não eram leitores. Esse foi o ponto de partida do plano pedagógico.

Publicidade

“Para que tivéssemos grande impulso motivacional, escolhi começar pelo gênero textual bilhete, dentro do formato de escrita para WhatsApp (considerado o bilhete da atualidade), e utilizar a linguagem multimodal [integra som, imagem, texto e animação] para garantir a comunicação mesmo daqueles que ainda não sabiam ler ou escrever”, explica a desenvolvedora das ações.

A simplicidade também foi alicerce para a implementação das atividades. “Temos de pensar em gastar pouco e usar o que se tem. As crianças são loucas por celular e eu só aproveitei a motivação delas e fiz algo simples, objetivo e barato, trazendo o que elas desejavam usar”, complementa.

Publicidade

Ao longo das etapas, foram visualizados avanços em mais de 80% da turma, principalmente nos objetivos de leitura, escrita, pontuação e uso de linguagem multimodal, além do engajamento dos participantes da ação.

Para Vandete, o professor engajado e criativo consegue levar adiante seus projetos. “Ter uma turma toda motivada não tem preço e isso traz um facilitador para o condutor da turma sem precedentes”.

Inscrições

Os professores de escolas públicas da educação básica têm prazo até 31 de maio para se inscrever no prêmio, que está na 12ª edição. É necessário enviar um relatório de alguma prática pedagógica desenvolvida com os alunos.

Registrar um processo vivido entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do docente, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Assista à série Professor Presente, com relatos semanais de professores vencedores do prêmio em 2018. Toda as quartas-feiras às 20h50 .

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *