Português

Viagem ou Viajem? Veja como se escreve

A língua portuguesa é rica e complexa, e muitas vezes nos deparamos com palavras que soam de maneira semelhante, mas têm significados e usos diferentes.

Este é o caso das palavras “viagem” e “viajem“. Embora possam parecer confusas à primeira vista, entender a diferença entre elas é simples e fundamental para o uso correto do idioma.

“Viagem” – Substantivo

Viagem” é um substantivo que se refere ao ato de viajar, isto é, o deslocamento de uma pessoa de um lugar para outro, que pode ser realizado por diversos meios de transporte ou até mesmo a pé.

Publicidade

Exemplos de uso incluem:

  • “A viagem de carro até a praia foi tranquila.”
  • “Estou planejando uma viagem para a Europa no próximo ano.”

Nestes exemplos, “viagem” indica a ação de se deslocar, uma jornada ou um percurso.

Publicidade

“Viajem” – Verbo

Por outro lado, “viajem” é uma forma verbal, mais especificamente, a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo “viajar”. É utilizada em situações que expressam desejo, dúvida, possibilidade, entre outras.

Exemplos de uso incluem:

  • “Espero que eles viajem em segurança.”
  • “É importante que os estudantes viajem para conhecer novas culturas.”

Aqui, “viajem” refere-se à ação de viajar, realizada por eles ou pelos estudantes, em um contexto de desejo ou sugestão.

A chave para distinguir “viagem” e “viajem” está em entender a função de cada uma na frase: “viagem” como um substantivo que descreve o ato de viajar, e “viajem” como uma forma do verbo “viajar”, usada em contextos específicos.

Compreender essas diferenças não só enriquece nossa habilidade de escrever e falar corretamente, mas também nos ajuda a apreciar a riqueza e a nuance da língua portuguesa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *