MEC publica edital do ProUni 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União de quarta-feira, 27 de julho, o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2022. A partir desta edição, passam a valer os novos critérios para concessão de bolsas.

A Lei nº 14.350, de 25 de maio de 2022, permite que estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede particular, com bolsa parcial ou sem bolsa, possam participar do processo seletivo.

Interessados nas bolsas poderão se inscrever entre os dias 1º e 4 de agosto, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A seleção é realizada por meio de análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2020 e 2021.

Para participar, é necessário ter obtido a média de 450 pontos e não ter zerado a redação. É também preciso comprovar ter renda máxima de três salários mínimos.

Alunos com renda de até um salário mínimo e meio têm direito a bolsa integral (de 100%) e aqueles com renda até três salários recebem 50% de desconto no valor da mensalidade.

A primeira chamada será no dia 8 de agosto e os selecionados terão entre os dias 8 e 17 de agosto para entregar a documentação requerida pela instituição de ensino superior para comprovar as informações. Eventualmente, a instituição pode solicitar a participação do convocado em processo seletivo próprio.

A segunda chamada ocorrerá em 22 de agosto, com prazo para comprovação das informações entre 22 e 31 do mesmo mês.

Aqueles que desejarem participar da lista de espera deverão manifestar interesse na página do ProUni, no Portal Único de Acesso, nos dias 5 e 6 de setembro. O resultado da lista de espera será divulgado em 9 de setembro e a comprovação das informações deve ser feita entre 10 e 16 do mesmo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.