NoticiasProuni

Notas de Corte do Prouni dos 10 cursos mais buscados no programa

O ciclo de programas de acesso ao Ensino Superior que faz a seleção de candidatos para receber as bolsas de estudo que são oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), conta com 2 (dois) processos seletivos por ano. Nesse sentido, o próximo ciclo vai acontecer no mês de janeiro de 2022. As vagas são válidas para todos os cursos de graduação participantes.

No Prouni a classificação dos candidatos é realizada sempre por meio da nota do Enem do ano anterior. Afinal, é por meio da nota que foi alcançada no Enem anterior que o estudante consegue se inscrever no Prouni e então concorrer às bolsas de estudo.

As bolsas de estudo de 100% que são ofertadas pelo Prouni são direcionadas para os candidatos que possuem a renda familiar mensal por pessoa de até 1 salário mínimo e meio, o que neste ano de 2021, equivale ao valor de R$ 1650 reais.

Publicidade

Portanto, os estudantes que se enquadram neste requisito da renda familiar mensal por pessoa podem concorrer às bolsas de estudo de 100% do Prouni.

Por outro lado, as bolsas de estudo de 50% do Prouni são destinadas para os candidatos que tem renda familiar mensal por pessoa de até 3 (três) salários mínimos, o que neste ano, é equivalente ao valor de R$ 3300 reais.

Publicidade

São estes, então, os requisitos de renda mensal que devem ser atendidos pelos candidatos às bolsas de estudo do Prouni.

Prouni: Notas de Corte dos 10 cursos mais procurados

Logo abaixo, veja as notas de corte do Prouni em relação aos 10 (dez) cursos que são mais procurados dentro do programa. A indicação dos cursos e as suas respectivas notas de corte estão indicadas na lista logo em seguida, sendo que o primeiro é o curso mais procurado da lista e o décimo o menos buscado.

  1. Medicina – 710 pontos de média na nota do Enem
  2. Farmácia – 565 pontos de média na nota do Enem
  3. Engenharia Elétrica – 625 pontos de média na nota do Enem
  4. Medicina Veterinária – 600 pontos de média na nota do Enem
  5. Fisioterapia – 560 pontos de média na nota do Enem
  6. Odontologia – 520 pontos de média na nota do Enem
  7. Engenharia Civil – 590 pontos de média na nota do Enem
  8. Letras – Português – 500 pontos de média na nota do Enem
  9. Ciências Biológicas – 625 pontos de média na nota do Enem
  10. Psicologia – 470 pontos de média na nota do Enem

O que é a Nota de Corte do Prouni?

A Nota de Corte do Prouni nada mais é do que a nota mínima que o estudante precisa tirar na prova do Enem para ter a chance de concorrer a uma vaga no curso em questão.

As notas de corte variam de acordo com cada curso. Afinal, cada curso conta com a sua própria concorrência. Nesse sentido, enquanto alguns cursos de graduação tem uma maior procura dos estudantes, outros cursos são menos procurados dentro da comunidade estudantil.

Além disso, a nota de corte de um curso dentro do Prouni pode variar de um ano para o outro, principalmente a depender da quantidade de estudantes inscritos para uma mesma bolsa de estudo. Por isso, é sempre bom ficar atento às notas do Enem que são exigidas em cada ano.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *