ENEM 2024 cobra análise sobre acessibilidade da telemedicina para áreas periféricas
(ENEM/2024) Telemedicina é para todos, mas nem todos estão preparados
A telemedicina, nos últimos anos, tem se destacado como uma ferramenta valiosa, proporcionando uma gama de benefícios que vão desde a ampliação do acesso à assistência médica até a otimização dos recursos de todo o ecossistema de saúde.
O governo federal propõe a Estratégia de Saúde Digital, um programa destinado à transformação digital da saúde no Brasil. Seu principal objetivo é facilitar a troca de informações entre os diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde, promovendo a interoperabilidade e, assim, possibilitando a transição e a continuidade do cuidado nos setores público e privado. Também está em discussão um projeto de lei que dispõe sobre o prontuário eletrônico unificado do cidadão, o que indica o quanto o tema está em evidência tanto para os gestores públicos quanto para os privados.
Contudo, é importante reconhecer que nem todas as pessoas estão igualmente preparadas para aproveitar plenamente os cuidados ofertados pela telemedicina. Um dos principais benefícios dos atendimentos a distância é a capacidade de superar barreiras geográficas, proporcionando acesso a serviços médicos, especialmente para pacientes que residem em áreas remotas e/ou carentes de certas especialidades médicas, os chamados “vazios assistenciais”. A exigência no acesso é uma questão crítica, uma vez que nem todos têm ao seu alcance dispositivos tecnológicos ou uma conexão à internet que seja confiável, entre outros problemas de infraestrutura. É um desafio tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde que, em muitos casos, não contam com estrutura para o trabalho remoto nem com letramento digital para desenvolver as funções.
OLIVEIRA, D. Disponível em: www.correiobrasileiense.com.br. Acesso em: 21 jan. 2024 (adaptado).
Ao tratar da telemedicina, esse texto ressalta que um dos benefícios dessa tecnologia para a sociedade é o fato de ela
a) disponibilizar prontuário único do cidadão tanto na rede pública quanto na privada.
b) oportunizar o acesso a atendimento médico a pacientes de áreas periféricas.
c) fornecer dispositivos tecnológicos para a realização de exames.
d) promover a interação entre diferentes especialidades médicas.
e) garantir infraestrutura para o trabalho remoto de médicos.
Resolução da questão
O texto enfatiza que a telemedicina permite superar barreiras geográficas, oferecendo acesso a cuidados de saúde para pessoas que vivem em áreas remotas ou carentes de certos serviços. Esse benefício possibilita que pacientes de áreas periféricas tenham acesso a atendimento médico, mesmo em locais onde esse acesso é tradicionalmente limitado. Assim, a alternativa correta é a letra B.
Resposta: B
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.