Questões

Questão da Fuvest 2021 sobre a SUDAM

(FUVEST/2021 – 1ª fase) A criação do Banco do Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se proprietárias de terras e empresários rurais. Em princípio o aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.

José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em operação.

Publicidade

Resolução:

A SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) é uma autarquia do governo federal criada durante o governo do presidente Castelo Branco em 1966, ao longo da ditadura militar, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional a partir de incentivos fiscais e recursos financeiros estatais com vistas a atrair investimentos privados nacionais e internacionais. Já o Banco da Amazônia é a principal instituição financeira federal de fomento na região, cujo principal objetivo é financiar empreendimentos rurais e urbanos. Estas organizações têm colaborado com o desenvolvimento de infraestruturas, possibilitando a expansão de projetos agrícolas e de mineração que, embora tenham fomentado o crescimento econômico do norte do País, têm paralelamente possibilitado o avanço da ocupação sobre áreas naturais e provocado o aumento dos conflitos de natureza fundiária.

Publicidade

Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *