QuestõesVestibular

Questão resolvida envolvendo dengue e seu vetor, da Fupac

(Fupac) Observe a charge a seguir.

A charge acima faz alusão a uma doença, cujo número de casos suspeitos no Brasil, até outubro de 2010 já é superior a todo ano de 2009.

Considerando o assunto em pauta, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O mosquito que aparece na charge é o Aedes aegypti, que pica as pessoas preferencialmente durante o dia.
B) O vetor da dengue é um animal com 3 pares de patas e respiração traqueal, inclusive na fase larval.
C) A principal medida profilática para a febre amarela também é a da dengue, visto que ambas são causadas por vírus e têm o mesmo vetor.
D) Atualmente são conhecidas quatro cepas de vírus da dengue. Assim, uma pessoa pode adquirir a doença mais de uma vez.
E) A doença pode causar hemorragias em diversos órgãos e levar o paciente à morte.

Publicidade

RESOLUÇÃO:
A dengue é uma doença viral, cuja transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. Atualmente, existe uma vacina contra dengue com eficácia bastante expressiva. Como se trata de uma questão, provavelmente,
Dessa forma, a questão (atualmente) acaba não apresentando uma opção INCORRETA.

VEJA TAMBÉM:
Questões (com resolução) sobre viroses diversas (aids, dengue, febre amarela, zika…).

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *