Questões

Questão da Unicamp 2020 sobre dilatação dos gases

(Unicamp/2020) Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás hélio e só murcham definitivamente se apresentarem algum vazamento. Imagine que um cliente tenha comprado um desses balões e, após sair da loja, retorna para reclamar, dizendo: “não bastasse a noite fria que está lá fora, ainda tenho que voltar para trocar o balão com defeito”. O vendedor da loja, depois de conversar um pouco com o cliente, sugere não trocá-lo e afirma que o balão está

a) como saiu da loja; garante que estará normal na casa do cliente, pois as moléculas do gás irão aumentar de tamanho, voltando ao normal num ambiente mais quente.
b) como saiu da loja; garante que não há vazamento e que o balão estará normal na casa do cliente, considerando que o gás irá se expandir num ambiente mais quente.
c) murcho; propõe enchê-lo com ar, pois o balão é menos permeável ao ar, o que garantirá que ele não irá murchar lá fora e, na casa do cliente, irá se comportar como se estivesse cheio com hélio.
d) murcho; propõe enchê-lo novamente com hélio e garante que o balão não voltará a murchar quando for retirado da loja, mantendo o formato na casa do cliente.

Resolução

Publicidade

De acordo com o texto, o vendedor da loja sugere não trocar o balão, portanto, não existe nenhum vazamento. Dessa forma, o balão está como saiu da loja. Com relação ao seu tamanho, a temperatura ambiente vai influir no volume do balão. Em um sistema a pressão constante, quanto menor a temperatura de um gás, menor a agitação das partículas e, assim, menor o seu volume. O cliente ao sair da loja (noite fria) verificou que o balão diminuiu de volume, pois entrou em um ambiente que apresenta menor temperatura. Portanto, quando o cliente entrar em casa, o balão voltará ao seu volume inicial, considerando que o gás irá expandir-se num ambiente mais aquecido.
Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *