Saúde

Quando a dengue está sarando coça

A recuperação da dengue pode ser acompanhada de diversos sintomas residuais, entre eles, a coceira. Este sintoma, embora menos discutido do que a febre alta e as dores no corpo, é uma manifestação comum durante a fase de convalescença da doença.

A coceira associada à dengue geralmente ocorre em decorrência de erupções cutâneas que aparecem no auge da doença ou como parte do processo de recuperação do organismo. Uma pergunta bastante frequente é como tratar a dengue em 72 horas. Confira nossas dicas!

Mecanismos da Coceira na Recuperação da Dengue

Durante a infecção pela dengue, o sistema imunológico do corpo é ativado para combater o vírus, o que pode resultar em várias reações inflamatórias. As erupções cutâneas, caracterizadas por pequenas manchas vermelhas ou placas sobre a pele, são uma dessas respostas inflamatórias. À medida que estas erupções começam a desaparecer, o processo de cicatrização da pele pode provocar coceira.

Publicidade

Além disso, a desidratação, comum em pacientes que passaram pela dengue, pode deixar a pele mais seca do que o normal, contribuindo para a sensação de coceira. A reidratação do corpo é um componente chave na recuperação da doença e na minimização de sintomas desconfortáveis, incluindo a coceira.

Gerenciamento da Coceira

Para aliviar a coceira durante a recuperação da dengue, algumas medidas podem ser adotadas:

Publicidade
  • Hidratação da Pele: O uso de loções hidratantes sem fragrâncias pode ajudar a manter a pele hidratada e reduzir a coceira. Produtos com calamina também podem oferecer alívio devido às suas propriedades calmantes.
  • Banho Frio: Tomar banhos frios ou mornos pode aliviar a coceira. A água quente deve ser evitada, pois pode intensificar a sensação de coceira.
  • Vestuário Confortável: Roupas leves e de tecidos naturais, como algodão, permitem que a pele respire e reduzem a irritação.
  • Evitar Coçar: Embora possa ser desafiador, é importante evitar coçar as áreas afetadas para prevenir danos à pele e infecções secundárias.

Quando Procurar Ajuda Médica

Embora a coceira seja um sintoma comum e geralmente benigno durante a recuperação da dengue, é importante monitorar outros sintomas que possam surgir.

Em casos raros, a persistência ou o agravamento de sintomas pode indicar complicações. Consultas médicas são aconselhadas se a coceira for intensa, não melhorar com medidas caseiras ou se acompanhada de sinais de infecção na pele.

Nestes últimos casos o médico indicará qual medicação deve ser tomada para auxiliar no processo de combate aos sintomas. Normalmente, o uso de anti-histamínicos, como Loratadina ou Alegra D, são indicados.

Conclusão

A coceira pode ser um sintoma residual na fase de recuperação da dengue, decorrente das erupções cutâneas e da desidratação. Embora possa causar desconforto, existem várias estratégias para gerenciar a coceira em casa. A hidratação adequada, tanto interna quanto externa, é fundamental. Se a coceira se tornar severa ou persistente, a consulta médica é recomendada para garantir uma recuperação segura e confortável.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *