NoticiasVestibular

IFPI publica edital do Vestibular 2024

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) anunciou o lançamento do edital do Vestibular 2024 nesta segunda-feira, 11, oferecendo um total de 2.465 vagas em cursos superiores. O anúncio foi feito durante um café da manhã na Reitoria, em Teresina (PI).

As vagas estão distribuídas em 17 campi da instituição e uma das novidades deste ano é a inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piauí no conteúdo programático do processo seletivo.

As inscrições podem ser realizadas online no site selecao.ifpi.edu.br, entre os dias 18 de setembro e 22 de outubro. A partir desta edição, será obrigatório o uso da conta gov.br para a realização da inscrição. Aqueles que ainda não possuem cadastro no gov.br deverão criar sua conta, que é gratuita e pode ser feita de forma simples e rápida.

Publicidade

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 40 reais, poderá ser feito até o dia 23 de outubro, exclusivamente pelo aplicativo, nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

Isenção da Taxa de Inscrição

Os candidatos que pertencem a uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo poderão solicitar isenção da taxa de inscrição.

Publicidade

O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.

Procedimento de Heteroidentificação

Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão obrigatoriamente por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Os candidatos com inscrição confirmada que não enviarem os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiverem sua solicitação de heteroidentificação indeferida serão remanejados para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Realização das Provas

No dia 26 de novembro, os candidatos realizarão uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha, enquanto a prova de redação consistirá na produção de um texto dissertativo-argumentativo.

O resultado final será divulgado a partir do dia 29 de dezembro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *