MEC publica resultado do Fies 2026.2 e abre prazo para complementar cadastro até 4 de agosto
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 30 de julho, o resultado do Fies 2026.2, e os candidatos pré-selecionados têm até 4 de agosto para complementar a inscrição no programa de financiamento estudantil.
O processo atende aos estudantes que disputam as 75,5 mil vagas ofertadas para o segundo semestre em instituições privadas. A consulta à pré-seleção já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Complementação da inscrição é obrigatória
Os aprovados na chamada única precisam agora complementar as informações exigidas pelo programa. Essa etapa deve ser feita entre sexta-feira, 31 de julho, e terça-feira, 4 de agosto.
Cada candidato pôde ser pré-selecionado em apenas uma opção de curso. Quem não foi convocado nesta primeira chamada não precisa fazer nenhum procedimento neste momento, porque entra automaticamente na lista de espera.
Lista de espera e próximas chamadas
As convocações subsequentes do sistema ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro, de acordo com a disponibilidade das vagas remanescentes.
O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, programa do governo federal que financia mensalidades de cursos de graduação em instituições particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como funciona a ordem de prioridade
Na distribuição das vagas, o programa segue uma ordem de prioridade entre os perfis de inscritos.
- candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento estudantil;
- estudantes que também não têm diploma, mas já utilizaram o benefício no passado e quitaram a dívida;
- candidatos que já possuem diploma de ensino superior e nunca utilizaram o programa;
- graduados que já usaram o fundo federal em outra ocasião e realizaram a quitação integral do financiamento.
Quem participou do Fies 2026.2
Para concorrer ao Fies 2026.2, o estudante precisou comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Também foi necessário ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média geral de pelo menos 450 pontos, sem zerar a redação e sem participação como treineiro.
O processo seletivo usa notas do Enem desde 2010 para conceder financiamentos de cursos superiores privados.
Fies Social tem prioridade em parte das vagas
O Fies Social define prioridade no preenchimento das vagas para candidatos de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Nessa modalidade, estudantes beneficiados podem ter financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.
As inscrições para o Fies 2026.2 ocorreram entre 14 e 19 de julho, e a divulgação do resultado foi feita em 30 de julho.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
