NoticiasVestibular

UFPA libera relação de candidato por vaga no processo seletivo 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na terça-feira, 6 de abril, a relação candidato/vaga do Processo Seletivo (PS) 2021.

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), as provas presenciais não serão aplicadas. O PS 2021 será feito pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Quem se inscreveu teve que apresentar nota mínima de 500 pontos na redação e 400 pontos nas provas de alternativas.

Univesidade Federal do Pará – UFPA (Foto: UFPA/Reprodução)

A UFPA informou também que houve mudanças em relação ao ano letivo, os candidatos inscritos para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos interessados no PS 2021.

Publicidade

A universidade recebeu 80.728 solicitações de inscrições e 79.881 foram autenticadas. Confira a seguir abaixo os cursos mais concorridos na ampla concorrência da UFPA:

  • Enfermagem (Belém): 115,05 candidatos por vaga
  • Fisioterapia (Belém): 138,8 candidatos por vaga
  • Psicologia (Belém): 129,13 candidatos por vaga
  • Medicina (Belém): 114,78 candidatos por vaga
  • Medicina (Altamira): 104, 67 candidatos por vaga

Vagas e Resultado

A instituição está oferecendo para os candidatos 7.355 vagas, sendo 7.159 regulares e 196 chances adicionais para candidatos portadores de deficiência.

Publicidade

Das vagas regulares, a metade é proporcionada aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (há percentual para pretos, pardos e indígenas e/ou candidatos de baixa renda), segundo a Lei de Cotas.

Os candidatos também terão uma novidade prevista para o “pós-Listão”. A partir deste ano, os que desejam concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos ou pardos deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato valida a autodeclaração.

Os interessados que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas têm bônus de 10% na pontuação do Enem 2020.

O resultado do PS ainda não foi definido para a divulgação, porém a UFPA notificou que a lista de aprovados deve ser liberada até a próxima semana.

Para mais detalhes acesse o Site da UFPA ou consulte o edital

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *