NoticiasVestibular

UFPR oferece 534 vagas para transferência de estudantes

Universitários que estão em outras instituições tem a oportunidade de ingressar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por um processo seletivo de transferência. As inscrições foram abertas no dia 30 de setembro e oferecem vagas em 88 cursos em diversas unidades da UFPR.

Será possível estudar nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Toledo, Pontal do Paraná e Matinhos. A maioria das vagas são para cursos que ficam na capital, onde há 346 vagas em 63 cursos. Em Curitiba, os estudantes podem ingressar em cursos como Administração, Agronomia, Engenharia Elétrica, Artes Visuais, Turismo, Direito, Ciências Sociais, entre outros.

Essa oportunidade acontece através do Provar, criado em 2003 para preencher vagas ociosas. Muitos estudantes abandonam o curso ou se transferem para outros locais, deixando vagas abertas na UFPR. Todos os anos, o Provar oferece em primeiro lugar vagas para estudantes da universidade que querem mudar de curso, horário ou cidade e depois abrem oportunidades de transferência externa. Estudantes de unidades públicas e particulares podem participar do processo.

Publicidade

Inscrições

O candidato precisa ter registro regular, com matrícula ativa ou trancada em outra instituição de ensino superior. É preciso que ele esteja no mesmo curso ou em uma das graduações aceitas no Provar da UFPR. Cada uma das opções exige um período máximo de cumprimento de disciplinas na instituição de origem.

As inscrições seguem até o dia 31 de outubro, e podem ser feitas somente pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. Os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 160,00, mas é possível solicitar isenção.

Publicidade

Alguns documentos são exigidos pela universidade para confirmar a inscrição, como cópias de documentos pessoais e comprovações que demonstram que o estudante esteve em outro curso superior, ou seja, o histórico escolar e documentos que confirmem a frequência do universitário são algumas das exigências. Aqueles que estão com cursos trancados há mais de três anos não podem tentar acessar a transferência.

Isenção

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, tem direito a isenção, bem como aqueles que comprovarem renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por membro da família. Até mesmo quem cursou ensino médico em escola pública pode ter a gratuidade.

O prazo para isenção segue até o dia 7 de outubro, e o candidato precisa preencher um formulário específico, disponível no site do Provar.

Mais informações podem ser obtidas no edital de transferência para vagas remanescentes da UFPR 2022.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *