Vestibular

UFRGS divulgou a concorrência do Vestibular 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou os números da concorrência referentes ao Vestibular 2024.

Com mais de 22 mil candidatos inscritos, o processo seletivo promete ser acirrado, com cursos altamente disputados. As provas serão realizadas nos dias 25 e 26 de novembro de 2023.

Vestibular UFRGS 2024

O curso mais concorrido é o de Medicina, que registrou uma concorrência de 70,59 candidatos por vaga (c/v). São impressionantes 6.918 estudantes competindo por apenas 98 vagas nessa área altamente cobiçada.

Publicidade

Além de Medicina, outros cursos que apresentam concorrência acirrada incluem Psicologia (diurno) com 27,46 c/v, Psicologia (noturno) com 20,9 c/v, Biomedicina com 18,04 c/v, Ciências da Computação com 16,13 c/v, Fisioterapia com 13,57 c/v e Medicina Veterinária e Relações Internacionais, ambos com 10,6 c/v. Direito (diurno) e Engenharia de Computação também não ficam atrás, com 10,28 c/v e 10,48 c/v, respectivamente.

Vagas oferecidas

Neste ano, a UFRGS oferece um total de 4.023 vagas distribuídas em mais de 90 cursos de graduação, com destaque para a política de cotas da instituição, que reserva mais de 2 mil vagas para estudantes que se enquadram nesse sistema de ingresso.

Publicidade

Alguns cursos de destaque incluem Administração (Noturno) com 112 vagas, Arquitetura e Urbanismo com 77 vagas, Engenharia Elétrica com 63 vagas, Engenharia Mecânica com 84 vagas e Letras com 94 vagas.

Ao todo, 2.654 vagas são para o 1° semestre e 1.369 para o 2º semestre. Educação Física, Engenharia Civil e Administração lideram com 112 oportunidades de ingresso cada.

Locais de prova

Os locais de prova para o Vestibular 2024 foram divulgados recentemente, proporcionando aos candidatos a oportunidade de se planejarem com antecedência.

As cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí serão palco das avaliações. Ambos os dias de prova ocorrerão das 14h às 19h30.

Provas

No dia 25, os candidatos enfrentarão as provas de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. No dia 26, a batalha será nas áreas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.

Cada matéria contará com 15 questões objetivas, exceto os candidatos ao curso de Música, que terão de encarar um exame de habilidades específicas adicional.

Obras literárias

Os candidatos ao Vestibular 2024 da UFRGS já podem se preparar com base na lista de obras literárias que serão cobradas nas provas.

A seleção inclui obras como “A terra dos mil povos” de Kaká Werá, “Cem anos de solidão” de Gabriel García Marquez, “Várias histórias” de Machado de Assis, e outras, abrangendo diversos gêneros literários.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *