NoticiasVestibular

UFSM aplica vestibular no próximo domingo; Medicina tem 422 c/v

Acontece neste domingo, dia 9, o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), retornando após nove anos.

Mais de 9 mil candidatos irão competir por 543 vagas, equivalentes a 30% das oportunidades para o segundo semestre. Com a Medicina sendo o curso mais disputado, a concorrência chega a 422 candidatos por vaga na modalidade Ampla Concorrência.

A UFSM reservou 70% das vagas restantes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A graduação em Direito segue logo atrás da Medicina na concorrência, com 66,3 candidatos por vaga.

Publicidade

No total, 9.537 candidatos participarão da seleção, sendo que 7.977 disputam vagas em Santa Maria, e 1.560 em Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. As provas serão realizadas nos campi da universidade, com destaque para o campus do bairro Camobi, em Santa Maria, onde será concentrada a aplicação.

Os candidatos a Medicina somam 5.021, disputando 18 vagas. Já Direito atraiu 564 candidatos para 14 vagas. As provas serão divididas em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. É imprescindível a apresentação de documento com foto e caneta preta. A liberação para saída do local de prova só ocorrerá duas horas após o início.

Publicidade

Prova

Os vestibulandos terão que enfrentar 56 questões de diversas disciplinas pela manhã e 30 questões de língua portuguesa, literatura, artes integradas, educação física, tecnologias digitais de informação e comunicação, e língua estrangeira (inglês ou espanhol) à tarde. Também será requerida a elaboração de uma redação na forma de carta aberta ou artigo de opinião.

Para facilitar o acesso, a UFSM de Santa Maria, local com maior número de candidatos, abrirá suas três entradas. A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) disponibilizará ônibus extras a partir das 6h. A recomendação é que os candidatos utilizem o aplicativo Urmob para verificar horários e itinerários.

Este vestibular marca o retorno da UFSM ao processo após nove anos de ingresso majoritariamente pelo Sisu. Com essa mudança, o vestibular passa a oferecer 30% das vagas. Além disso, 40% das vagas serão ofertadas por um Processo Seletivo Seriado (PSS) a partir de 2026.

Das 543 vagas deste vestibular, 458 são para Santa Maria, distribuídas em 33 cursos. Cachoeira do Sul tem 68 vagas em cinco cursos, e Palmeira das Missões oferece 17 vagas no curso de Administração.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *