Vestibular

UnB organiza 2º vestibular 60mais com 216 vagas distribuídas por 60 cursos

A Universidade de Brasília (UnB) promove sua segunda edição do vestibular 60mais, ampliando as oportunidades para o público da terceira idade. Nesta ocasião, o número de vagas subiu para 216, distribuídas entre 60 cursos diferentes, marcando um aumento significativo em relação à edição anterior, que contou com 136 vagas em 37 cursos.

As inscrições estão programadas para ocorrer de 30 de abril até 15 de maio, podendo ser realizadas tanto online, através do portal oficial da UnB, quanto presencialmente no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A data e os locais específicos para as provas serão anunciados no edital que será publicado em 26 de abril.

A iniciativa, promovida pela Câmara dos Direitos Humanos da UnB, faz parte da campanha “Envelhecer Saudável”, demonstrando um esforço contínuo da universidade em promover a inclusão e a diversidade em seu corpo estudantil. Os candidatos aprovados terão a oportunidade de iniciar seus cursos em agosto deste ano.

Publicidade

Na primeira edição do vestibular 60mais, que aconteceu no dia 28 de janeiro, o formato da avaliação consistiu em uma redação de até 30 linhas. A expectativa inicial era atrair entre 500 e mil inscritos, mas o número de participantes superou as expectativas, alcançando mais de 3.000 candidaturas.

Thais Lamounier, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação da UnB, aconselha os futuros candidatos a se prepararem adequadamente para a prova, especialmente no que diz respeito às normas atuais de redação e à prática de escrita sobre temas contemporâneos.

Publicidade

Um Compromisso com a Diversidade e Inclusão

Márcia Abrahão, reitora da UnB, enfatizou o sucesso da primeira edição do processo seletivo como uma confirmação do acerto desta iniciativa pela gestão universitária. “Queremos uma universidade cada vez mais diversa, inclusiva e democrática”, afirmou. A aprovação da resolução que torna o vestibular 60mais um evento semestral pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) reforça este compromisso.

A adoção de medidas que favorecem a inclusão de idosos no ensino superior é um reflexo da política educacional inclusiva e da valorização da diversidade dentro do ambiente acadêmico. O programa não apenas abre portas para novas experiências de aprendizado, mas também integra uma comunidade frequentemente sub-representada no ensino superior.

Calendário do Vestibular 60mais:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Início das inscrições: 30 de abril
  • Fim das inscrições: 15 de maio
  • Divulgação do edital: 26 de abril
  • Início das aulas: Agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *