Vestibular

Vestibular ITA 2025 terá mudanças; confira

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está prestes a implementar importantes mudanças em seu concurso de admissão para o vestibular de 2025. Conhecido pela sua rigorosidade e alta competitividade, o processo seletivo do ITA é considerado um dos mais desafiadores entre os estudantes brasileiros.

Uma das principais alterações anunciadas para o próximo ano é a exclusão da exigência de leitura de obras literárias obrigatórias. Anteriormente, os candidatos eram instruídos a ler até quatro obras para a prova de Língua Portuguesa e Literatura, uma prática que não será mais adotada.

No entanto, a prova de Língua Portuguesa do vestibular de 2025 do ITA promete trazer conteúdos atualizados e mais abrangentes. A banca examinadora espera que os inscritos estejam familiarizados com clássicos da literatura brasileira e portuguesa, abordando temas contemporâneos e avaliando conhecimentos em diversas áreas da língua portuguesa, como morfologia, sintaxe, semântica e estilística.

Publicidade

Adicionalmente, o ITA revelou mudanças na ementa da prova de redação, fornecendo detalhes mais específicos sobre as expectativas em relação aos textos produzidos pelos vestibulandos. Informações sobre as datas e o número de vagas para o Vestibular 2025 ainda estão pendentes de divulgação.

A preparação para o vestibular do ITA requer atenção e dedicação, especialmente considerando a estrutura do exame, dividido em duas fases: uma objetiva e outra discursiva, abrangendo questões de Matemática, Química, Física e uma prova de redação. Além disso, os aprovados nas etapas escritas são submetidos a um exame de inspeção de saúde.

Publicidade

No último processo seletivo, o ITA ofereceu 150 vagas, com uma divisão específica para engenheiros da ativa e da reserva, incluindo cotas. As áreas de engenharia abrangem especialidades como Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica, reforçando o alto interesse e a procura pelo instituto.

Para os futuros candidatos, estudar as provas anteriores do ITA pode ser uma estratégia eficaz. Além disso, dicas de alunos que obtiveram sucesso nos vestibulares anteriores, como a primeira colocada no vestibular de 2023, podem ser inspiradoras e valiosas para a preparação.

Conheça as Novidades do Vestibular ITA 2025

As mudanças anunciadas para o Vestibular 2025 do ITA indicam um esforço contínuo do instituto em adaptar seu processo seletivo às necessidades atuais dos estudantes e às dinâmicas do ensino e aprendizagem contemporâneos. Para mais informações, os interessados devem acompanhar o site oficial do ITA.

  • Exclusão de leituras obrigatórias: Candidatos não precisarão mais ler obras específicas para a prova de Língua Portuguesa e Literatura.
  • Atualização da prova de Língua Portuguesa: Inclusão de textos sobre temas atuais e avaliação abrangente das áreas do Português.
  • Detalhamento da prova de Redação: Novas diretrizes sobre a expectativa para a produção textual dos candidatos.

Mais informações no site do ITA.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *