Aprovados

Resultado da lista de espera do Fies 2024 já disponível

O processo de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) de 2024 entra em uma nova fase com a divulgação dos resultados da lista de espera. A partir desta quinta-feira, 28 de março, os candidatos que aguardavam ansiosamente por uma oportunidade poderão consultar a relação dos aprovados.

As instituições de ensino superior participantes do programa serão responsáveis por publicar os resultados nos seus canais oficiais até o dia 30 de abril, marcando esse período para milhares de estudantes em todo o Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a disponibilização de mais de 67 mil vagas para a primeira edição do FIES 2024, reiterando o compromisso do governo federal em facilitar o acesso ao ensino superior. O programa, destinado aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem um papel fundamental na democratização da educação superior no país.

Publicidade

Os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais se destacaram nesta edição, disponibilizando, respectivamente, 10.412, 7.477 e 7.068 vagas. Esta distribuição reflete o esforço conjunto de diversas regiões para expandir a educação superior, com o FIES atuando como um pilar essencial nesse processo.

Com a implementação do FIES Social, o programa sofreu importantes mudanças, destinando 50% das vagas a estudantes de baixa renda. Essa iniciativa busca garantir que o financiamento estudantil seja acessível àqueles com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Publicidade

Requisitos e Novidades do FIES 2024

Para se qualificar ao FIES 2024, os interessados devem cumprir critérios específicos, como possuir uma renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, ter participado do ENEM de 2010 a 2023, alcançar no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário não ter realizado o ENEM como treineiro.

Uma das principais inovações do FIES Social 2024 é a reserva de 50% das vagas para participantes do CadÚnico, oferecendo a eles o financiamento integral dos custos educacionais. Além disso, agora os candidatos podem escolher até três opções de cursos durante a inscrição, sem o agrupamento por áreas de conhecimento que marcava as edições anteriores do programa.

O FIES 2024 já tem suas datas-chave definidas: as inscrições ocorreram de 12 a 18 de março, seguidas pelo resultado da chamada única em 21 de março. Os pré-selecionados tiveram até o dia 27 de março para complementar suas informações, culminando na atual fase de resultado da lista de espera, que se estende de 28 de março a 30 de abril.

Esta iniciativa do MEC visa não apenas facilitar o acesso ao ensino superior, mas também promover a equidade educacional no Brasil. Para mais detalhes e orientações sobre o FIES 2024, recomenda-se a consulta ao edital oficial do programa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Cronograma do FIES 2024

  • Inscrições: 12 a 18/03
  • Resultado da chamada única: 21/03
  • Prazo para complementação de informações dos pré-selecionados: 22 a 27/03
  • Resultado da lista de espera: 28/03 a 30/04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *