Unicamp inicia aplicação da 2ª fase do Vestibular 2019
A Unicamp inicia neste domingo (13) a aplicação da segunda fase do vestibular 2019 para 18,9 mil candidatos em 16 cidades de São Paulo e mais cinco capitais. Ela é dividida em três dias de exames, cada um deles com quatro horas de duração, e a comissão organizadora (Comvest) recomenda ao candidato chegar ao local de exame às 12h, uma vez que a entrada é permitida somente até 13h. A previsão é de que o resultado do Vestibular Unicamp 2019 seja publicado no dia 11 de fevereiro.
Neste primeiro dia, a avaliação reúne as provas de redação (composta por duas propostas de textos) e a de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa – formada por seis questões dissertativas. A universidade oferece 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação nesta modalidade, e esta é a primeira edição em que ela adota as cotas étnico-raciais para elevar a inclusão social.
Agenda do Vestibular Unicamp 2019
- Domingo (13): redação, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
- Segunda-feira (14) – matemática, geografia e história – cada prova com seis questões;
- Terça-feira (15) – física, biologia e química – cada prova com seis questões;
Cada prova também terá será formada por seis questões dissertativas.
O que pode levar para a prova?
- Documento de identidade original indicado na inscrição;
- Foto 3×4 – tirada em 2018 ou 2019;
- Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
- Régua transparente e compasso;
- Água, sucos, doces;
- É permitido uso de bermudas e vestimentas leves
O que NÃO pode levar?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.
Locais de prova da Unicamp 2019
Além de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, a segunda fase do vestibular será aplicada em outros estados. Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídas na lista da Unicamp neste ano, e as avaliações também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
A Comvest destaca que os os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, porque eles não são necessariamente os mesmos onde fizeram a primeira etapa do vestibular.
Vagas pelo Sisu 2019
O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções. As inscrições para o Sisu 2019/1 serão realizadas de 22 a 25 de janeiro de 2019.
Além disso, a universidade estadual destinará 90 oportunidades a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos realizadas entre 2017 e o ano passado.
Calendário Unicamp 2019
- Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
- Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
- Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
- Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.