Questões do Enem sobre Cubismo

01) (Enem PPL 2020)

As vanguardas europeias trouxeram novas perspectivas para as artes plásticas brasileiras. Na obra O mamoeiro, a pintora Tarsila do Amaral valoriza

a) a representação de trabalhadores do campo.
b) as retas em detrimento dos círculos.
c) os padrões tradicionais nacionalistas.
d) a representação por formas geométricas.
e) os padrões e objetos mecânicos.

02) (Enem 2019) 

Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

a) reciclagem da matéria-prima original.
b) complexidade da combinação de formas abstratas.
c) perenidade dos elementos que constituem a escultura.
d) mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
e) fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.

03) (Enem 2016) 

PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna,
Nova Iorque, 1907. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.

A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por

a) produção de máscaras ritualísticas africanas.
b) rituais de fertilidade das comunidades celtas.
c) festas profanas dos povos mediterrâneos.
d) culto à nudez de populações aborígenes.
e) danças ciganas do sul da Espanha.

Resolução das Questões do Enem sobre Cubismo

01) Tarsila do Amaral usou nessa obra, por meio de representação de cenas cotidianas, como o hábito de estender roupas, traços que remetem ao cubismo, como o uso representativo de formas geométricas, como se pode ver nos telhados, nas árvores e nos detalhes da ponte e no passeio.
Resp.: D

02) Picasso usou um selim e um guidão de bicicleta para formar a cabeça de um touro na escultura apresentada. Por si só esses objetos não são arte, entretanto, ao juntá-los o artista lhes dá um novo significado. Esse tipo de  procedimento é chamado ready-made, no qual objetos cotidianos são despidos de sua função original e, integrados à uma nova composição, ganham o status de arte.
Resp.: D

03) A confecção de máscaras constitui uma tradição cultural africana. As máscaras são utilizadas nos ritos e mitos africanos, e a arte da sua confecção é passada para geração na África.
Resp: A

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