Questões sobre Ciclos Biogeoquímicos – Parte 2

01) (UECE/2019-2) O circuito percorrido pelos elementos dentro dos ecossistemas é chamado de ciclo biogeoquímico.
Sobre o ciclo da água, é correto afirmar que
A) cerca de 97.5% da água presente na Terra está nos oceanos, 1.75% encontra-se nos rios, lagos e aquíferos de água doce e somente 0.75% encontra-se nas geleiras e cumes permanentemente gelados das montanhas.
B) os animais perdem água por meio de processos como eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.
C) evapotranspiração é a forma como a água existente nos organismos vivos passa para a atmosfera enquanto transpiração é o processo pelo qual ocorre perda de água para a atmosfera a partir do solo e das plantas.
D) as plantas eliminam água na forma de vapor pelos seus estômatos no processo de gutação enquanto o processo de eliminação de água no estado líquido recebe o nome de transpiração.

02) (FPS/2018) O nitrogênio (N2) é um gás presente na atmosfera que, porém, não é utilizado de forma direta pela maior parte dos seres vivos. Para ser aproveitado pela maioria dos organismos, esse gás depende da sua fixação, sendo a biofixação o processo mais importante. Acerca do nitrogênio e dos processos para sua fixação, analise as afirmativas a seguir.
1) Rhizobium, bactérias fixadoras de nitrogênio, transformam o N2 atmosférico em íons amônio.
2) Nitrobacter transformam o íon amônio em nitrato.
3) Nitrossomonas transformam íons de amônio em nitrito.
4) Nitrobacter transforma o íon nitrito em nitrato.

Estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 4.
B) 2, 3 e 4.
C) 1, 3 e 4.
D) 1, 2 e 3.
E) 2 e 3.

03) (CESGRANRIO/2014) A amônia, que está disponível no solo, provém da fixação do nitrogênio atmosférico pelos organismos fixadores.
Outra parte da amônia provém da decomposição da matéria orgânica e de resíduos nitrogenados, presentes em excretas e em seres mortos.
No processo denominado amonificação, bactérias e fungos realizam a decomposição das seguintes substâncias orgânicas:
A) amido e nucleotídeos
B) ácido graxo e glicerol
C) aminoácidos e celulose
D) proteínas e ácidos nucleicos
E) glicerídios e bases nitrogenadas

04) (Enem/2013) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do solo onde elas caíram.
A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será
A) menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
B) maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.
C) maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossíntese das árvores jovens.
D) igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas árvores maduras restantes.
E) menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossíntese realizada pelas árvores mortas.

05) (UNISINOS/2014)

A partir da década de 70, a Floresta Amazônica foi considerada o “pulmão do mundo”, uma vez que seria responsável por grande parte da produção mundial de oxigênio. Entretanto, essa informação é errônea, pois, nas comunidades clímax, as taxas de respiração e fotossíntese são quase iguais.
Em relação a esses processos, avalie as proposições abaixo.
I – A maioria do CO2 presente na atmosfera é produzida por algas e cianobactérias nos oceanos.
II – A Floresta Amazônica tem um papel importantíssimo para o clima global, estocando grandes quantidades de carbono atmosférico.
III – O processo de respiração, realizado pelos organismos, consome O2 e libera CO2.
IV – As queimadas provocam eliminação da biomassa florestal, com consequente liberação de CO2 na atmosfera.
V – A liberação de grandes quantidades de CO2 pelas queimadas contribui para o aumento do efeito estufa.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
A) apenas I e II estão corretas
B) apenas I, II e III estão corretas
C) apenas II, III e IV estão corretas
D) apenas III, IV e V estão corretas
E) apenas II, III, IV e V estão corretas.

06) (UEG/2014) O plantio intensivo de diferentes culturas em uma determinada área pode comprometer a produtividade do solo. Nesse aspecto, a rotação de culturas é um método utilizado para preservar a fertilidade do terreno. Sobre este método, constata-se que
A) as culturas de plantas perenes como a laranja e o café, que passam por safras consecutivas, ao serem associadas a alguma leguminosa, diminuem a absorção de macronutrientes do solo.
B) a área a ser cultivada é dividida em glebas menores, nas quais são plantadas espécies iguais e que apresentem as mesmas necessidades nutricionais.
C) o plantio de leguminosas neste método enriquece o solo, uma vez que estas plantas possuem nos nódulos de suas raízes fungos capazes de fixar o Nitrogênio.
D) na rotação são utilizadas espécies como as leguminosas (feijão, soja, amendoim, etc) que incorporam compostos nitrogenados no solo, repondo parte do que foi retirado.

07) (Enem/2016) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
A) Fitoplâncton.
B) Zooplâncton.
C) Moluscos.
D) Crustáceos.
E) Peixes.

08) (UEM/2013) Assinale o que for correto sobre o ciclo hidrológico e seu funcionamento para a dinâmica do planeta.
01) O fenômeno evaporação, presente no ciclo hidrológico, é a passagem da água no estado físico líquido para o estado físico gasoso. Ele ocorre de forma lenta, na temperatura ambiente, e é um dos elementos responsáveis pela formação de nuvens.
02) O tempo de ocorrência das etapas do ciclo hidrológico pode variar devido aos tipos de rocha, de solo, de cobertura vegetal e de clima.
04) A evapotranspiração é menor em áreas florestadas do que em áreas recobertas por vegetação rasteira.
08) Uma parte da água que provém da atmosfera se infiltra no solo ou em rochas fraturadas e tem, entre outras, a função de alimentar os aquíferos.
16) Quando ocorre a precipitação no estado líquido, a água, ao se infiltrar no solo, dissolve novos componentes químicos, especialmente os sais.

09) (PUC-RJ/2015) Cientistas brasileiros e ingleses publicaram recentemente os resultados de uma pesquisa que mostra que a perda de carbono na Amazônia brasileira é 40% maior do que se sabia. De acordo com essa pesquisa, a perda de carbono não se restringe apenas ao desmatamento da Amazônia, mas também ao corte seletivo, aos efeitos de borda e à queima da vegetação de sub-bosque.
Com relação ao ciclo do carbono e ao papel desempenhado pelas florestas nesse processo.

Considere as afirmações abaixo:
I – As florestas armazenam carbono na forma de açúcar.
II – Todo o carbono da Terra está armazenado nos organismos fotossintetizantes.
III – Florestas tropicais representam uma das principais áreas de fixação de carbono.
IV – O gás carbônico é lançado no ambiente pela decomposição e combustão e é retirado pela respiração e fotossíntese.

É correto o que se afirma em
A) Somente I e II.
B) Somente I e III.
C) Somente I, II e III.
D) Somente II, III e IV.
E) Somente III e IV.

10) (UFSC/2022) Observe abaixo um quadro do ciclo do carbono e o impacto da queima de combustíveis fósseis.

Sobre o ciclo do carbono, a interferência humana na emissão de poluentes atmosféricos e suas consequências, é correto afirmar que:
01. os organismos “A” podem ser o conjunto de plantas, algas, fungos, protozoários e bactérias fotossintetizantes, pois o evento II corresponde à fixação do carbono.
02. os organismos “B” podem ser o conjunto dos consumidores e os organismos “C”, o dos decompositores.
04. a queima de combustíveis fósseis pode afetar as condições climáticas, porém não influencia a saúde da população humana.
08. o dióxido de nitrogênio é absorvido nos alvéolos pulmonares e metabolizado no fígado na biossíntese dos aminoácidos.
16. a exposição prolongada ao monóxido de carbono pode levar à perda de consciência e à morte.
32. o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis podem ocasionar a formação de chuvas ácidas.
64. os organismos “C” podem ser o conjunto dos consumidores onívoros, que contribuem para a redução da concentração de CO2 por meio da respiração celular, correspondente ao evento VI.

Gabarito das Questões sobre Ciclos Biogeoquímicos – Parte 2

01) Os animais perdem água para o ambiente de diversas formas: através da sudorese (pelas glândulas sudoríparas, importante para reduzir a temperatura corporal), no processo de respiração, através das fezes e também da urina.
Resp.: B

02) Apenas o item 2 está incorreto. As bactérias do gênero Nitrobacter participam do processo conhecido como nitratação, em que ocorre a transformação de nitrito em nitrato.
Resp.: C

03) Na amonificação ocorre a transformação de compostos nitrogenados como proteínas e ácidos nucleicos em amônia.
Resp.: D

04) Com a queda das árvores ocorre um aumento nas populações de organismos decompositores de respiração aeróbia, o que provoca uma redução no teor de O2 no local.
Resp.: A

05) Apenas a afirmativa I está incorreta. A maior parte do CO2 não é eliminada pelas algas e cianobactérias. Esses organismos são grandes responsáveis pela liberação de O2 para a atmosfera.
Resp.: E

06) Na técnica conhecida como rotação de culturas, alterna-se cultivo de uma leguminosa com outras culturas. Nas raízes das leguminosas formam-se nódulos com bactérias do gênero Rhizobium, que fixam nitrogênio, enriquecendo o solo com compostos nitrogenados.
Resp.: D

07) A transição do carbono na forma inorgânica (CO2) para a forma orgânica ocorre no processo da fotossíntese, realizado pelo fitoplâncton.
Resp.: A

08) Apenas o item 04 está incorreto. A evapotranspiração é maior em áreas florestadas do que em áreas de vegetação rasteira.
Resp.: 27

09) Estão erradas as afirmativas II e IV. Na afirmativa II, há carbono armazenado em outros organismos vivos, nos combustíveis fósseis, em rochas… Na afirmativa IV há erro ao citar a respiração como um dos processos de retirada de CO2 da atmosfera. Na respiração ocorre liberação de CO2.
Resp.: B

10) No esquema apresentado, os organismos A indicam os produtores (retiram e liberam CO2), os organismos B indicam os consumidores (liberam CO2 para a atmosfera) e alimentam-se de A (seta IV); os organismos C são os decompositores (recebem alimento de A e de B e devolvem CO2 à atmosfera).
Então, tem-se:
01. Falso. Os protozoários e os fungos não são autótrofos (não fixam carbono).
02. Verdadeira.
04. Falsa. Dentre os gases eliminados, o SO2 pode causar problemas respiratórios e o CO interfere no transporte de O2 pela hemoglobina.
08. Falso. O nitrogênio utilizado pelos animais para biossíntese de moléculas orgânicas é proveniente da alimentação.
16. Verdadeira.
32. Verdadeira.
64. Falsa. Caso sejam os consumidores onívoros (opção viável), eles contribuem para aumento da concentração de CO2 na atmosfera, devido ao processo de respiração (neste caso, indicado pelo número VI).
Soma das alternativas corretas: 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.