Biologia

Questões comentadas sobre Minerais

Minerais

01) (Fac. Edufor – Medicina/2024) A osteoporose, uma condição que se tornou a principal causa de quedas entre a população idosa, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, um processo constantemente remodelado por osteoblastos (células formadoras de osso) e osteoclastos (células de reabsorção óssea).

Dos elementos químicos a seguir, aquele que desempenha um papel essencial na formação de ossos saudáveis, sendo frequentemente recomendado como suplemento em dietas para prevenir a osteoporose, dado o seu papel crítico na densidade óssea é:

A) Ferro, um micronutriente necessário para a formação de hemoglobina.
B) Magnésio, um elemento que desempenha um papel crucial em muitos processos biológicos, mas não é o principal contribuinte para a densidade óssea.
C) Cálcio, o mineral que é fundamental na mineralização dos ossos e, portanto, desempenha um papel essencial na formação de ossos saudáveis.
D) Zinco, um micronutriente necessário para várias enzimas e funções do sistema imunológico.
E) Sódio, um eletrólito essencial, diretamente envolvido na saúde óssea, sendo geralmente consumido em quantidades adequadas na dieta diária.

Publicidade

02) (UFT/2023-2) Os elementos químicos necessários às plantas em quantidades relativamente grandes são classificados como macronutrientes. Dentre esses macronutrientes, qual é essencial no armazenamento e transferência de energia na célula?
A) Molibdênio
B) Manganês
C) Fósforo
D) Cloro

03) (UECE/2019) Relacione, corretamente, os minerais apresentados a seguir com algumas de suas funções, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I

Publicidade

1. Cálcio
2. Ferro
3. Sódio
4. Flúor

Coluna II
( ) É um componente importante dos ossos e dos dentes, é essencial à coagulação sanguínea e tem ação em nervos e músculos.
( ) É um componente dos ossos e dos dentes, e auxilia na prevenção da cárie dentária.
( ) É um componente da hemoglobina, da mioglobina e de enzimas respiratórias, e é fundamental para a respiração celular.
( ) É importante no balanço de líquidos do corpo; é essencial para a condução do impulso nervoso e tem ação nos músculos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) 4, 1, 3, 2.
B) 1, 4, 2, 3.
C) 3, 2, 1, 4.
D) 2, 3, 4, 1.

04) (CEDERJ/2022-2) Além da ação do ATP presente no citoplasma das células, a contração muscular também depende da presença de íons de
A) Ca+2
B) Mg+2
C) Na+
D) K+</sup

05) (UERJ/2017) A presença de nitrogênio e fósforo na alimentação de todos os seres vivos é fundamental ao bom funcionamento da célula. O processo celular que envolve diretamente a participação de moléculas compostas por esses elementos é:

A) contração do músculo
B) armazenamento de energia
C) reconhecimento de antígenos
D) transmissão do impulso nervoso

06) (UEM/2017) O quadro abaixo apresenta informações nutricionais de dois tipos de requeijão.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (Porção de 30 g – 1 colher de sopa)
Requeijão tradicional Requeijão light
Valor calórico 90 kcal 55 kcal
Carboidratos 1,0 g 1,0 g
Proteínas 3,2 g 3,2 g
Gorduras Totais 8,2 g 4,2 g
Gorduras saturadas 5 g 2,8 g
Gorduras trans 0 g 0 g
Sódio 194 mg 160 mg

De acordo com essas informações e conhecimentos sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Gorduras saturadas são compostas de ésteres de ácidos graxos que apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono.
02) O consumo do requeijão tradicional e do light é altamente recomendável para indivíduos hipertensos, pois ambos não contêm gorduras trans.
04) Com base em uma dieta diária de 2000kcal, ao ingerir uma porção de requeijão tradicional, um indivíduo consome 4,5% do valor calórico total.
08) O requeijão light apresenta um valor calórico menor que o requeijão tradicional devido à redução da quantidade de lipídios.
16) O sódio é encontrado nos alimentos na forma de sódio metálico que, por ser um metal pesado, não pode ser consumido por indivíduos diabéticos.

07) (SASI – UFVJM/2015) A ingestão dos alimentos pelas pessoas deve ser equilibrada para que a quantidade mínima diária de nutrientes seja ingerida para a manutenção da vida. Esta tabela apresenta as fontes de alguns nutrientes.

Íons Principais fontes
K+ frutas, legumes, carnes, leites e derivados
Mg2+ cereais, frutos do mar
Ca2+ legumes, peixes, leites e derivados
Fe2+ legumes, cereais, carnes e fígado
Na+, Cl sal de cozinha

Os íons fundamentais no metabolismo da hemoglobina podem ser encontrados principalmente em:

A) frutas.
B) frutos do mar.
C) sal de cozinha.
D) carnes de boi e porco.

08) (UESPI) Os sais minerais são essenciais em uma alimentação saudável, pois exercem várias funções reguladoras no corpo humano. Sobre esse assunto, faça a correspondência entre as colunas apresentadas abaixo.

1) Ferro
2) Sódio
3) Cálcio
4) Fósforo
5) Potássio

(   ) Equilíbrio osmótico celular.
(   ) Essencial à coagulação sanguínea.
(   ) Transferência energética durante reações metabólicas celulares.
(   ) Componente da mioglobina e enzimas respiratórias.
(   ) Contração muscular e condução de impulsos nervosos.

A sequência correta é:

A) 2, 3, 4, 1, 5.
B) 3, 2, 4, 5, 1.
C) 5, 1, 3, 2, 4.
D) 1, 4, 3, 5, 2.
E) 2, 4, 3, 5, 1.

09) (UFU) Os sais minerais possuem funções diversificadas, podendo existir, nos seres vivos, dissolvidos em água, sob a forma de íons, ou imobilizados como componentes de esqueletos. Assim sendo, podemos dizer que, dos sais minerais encontrados sob a forma de íon,

A) o cálcio está presente na clorofila e é indispensável para que ocorra o processo de fotossíntese.
B) o sódio apresenta-se sempre em concentrações maiores dentro da célula do que fora dela.
C) o ferro está presente na hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio no organismo.
D) o magnésio é um íon indispensável na transferência de energia nos processos metabólicos celulares.

10) (UFRGS) Leia o texto abaixo.

No Alasca, o salmão é capturado pelos ursos durante a desova. As partes do peixe não consumidas pelos ursos servem de alimento para outros animais e de fertilizante para as plantas. Já se observou que plantas ribeirinhas de regiões onde ursos se alimentam de salmão crescem três vezes mais do que plantas de outras áreas. Isso se deve ao fato de que as carcaças de peixes descartadas pelos ursos enriquecem o solo com um dos macronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas.

Adaptado de : GENDE, Scott M.; QUINN, Thomas P. O salmão e a floresta. Scientific American Brasil, ano 5, n.52, p.86-91, set. 2006.

A que macronutriente o texto se refere?

A) Ao ferro
B) Ao zinco
C) Ao cloro
D) Ao nitrogênio
E) Ao manganês

11) (UERJ/2016) Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos hormônios A e B, respectivamente.

Esse processo de perda de cálcio resulta, principalmente, da atuação intensa do hormônio e da glândula indicados em

A) calcitonina – tireoide
B) adrenalina – suprarrenal
C) somatotrófico – hipófise
D) paratormônio – paratireoide

12) (Unichristus/2018) 

A análise dessa tabela nutricional permite concluir que, em uma porção de 20 g de determinado alimento, o composto inorgânico encontrado em menor quantidade é utilizado no organismo humano
A) no transporte de nitrogênio realizado pelas hemácias.
B) na produção de hormônios da tireoide.
C) como reserva energética celular.
D) no processo de coagulação sanguínea.
E) na composição da hemoglobina.

13)(UFRPE) Nos seres vivos, os sais minerais existem sob duas formas básicas: dissolvidos em água, sob a forma de íons, e imobilizados, compondo esqueletos. Com relação a alguns íons importantes para o organismo humano, e às funções que eles desempenham, analise a tabela abaixo.

Está(ão) correta(s):
A) 1 e 2 apenas.
B) 4 e 5 apenas.
C) 1, 2 e 3 apenas.
D) 1, 2, 3, 4 e 5.
E) 3 apenas.

Resolução das questões sobre Minerais

01) Dentre os minerais, o cálcio é de fundamental importância ao desenvolvimento e manutenção da estrutura óssea.
Resp.: C

02) O fósforo é um mineral envolvido com o armazenamento e transferência de energia na célula, uma vez que é integrante da molécula de ATP (trifosfato de adenosina).
Resp.: C

03) O cálcio é integrante de ossos e dentes; participa do processo de contração muscular e participa também do mecanismo de coagulação sanguínea.
O flúor tem papel importante na prevenção de cáries.
O ferro é integrante da hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio) e de outras moléculas envolvidas com a respiração celular.
O sódio, juntamente com o potássio, tem importante papel na condução do impulso nervoso.
Resp.: B

04) A contração muscular, além de ATP, é dependente da presença de íons Ca2+, que ficam armazenados em elevada concentração (graças a transporte ativo), no retículo sarcoplasmático agranular.
Resp.: A

05) Fósforo e nitrogênio são integrantes da molécula de ATP (trifosfato de adenosina), uma molécula rica em energia, pronta para uso pela célula.
Resp.: B

06) Estão incorretos os itens 02 e 16.
02: Ambos os tipos de requeijão possuem elevada quantidade de sódio e, portanto, não devem ser indicados para pessoas hipertensas.
16: O sódio presente nos alimentos é encontrado na forma iônica (Na+).

07) Para a composição da hemoglobina é necessária a presença do mineral ferro. Analisando a tabela, conclui-se que esse mineral está presente em legumes, cereais, carnes e fígado. Dentre as opções, a letra D traz carne de boi e de porco (carnes).
Resp.: D

08)
Equilíbrio osmótico celular: sódio (deixa o meio externo praticamente isotônico ao meio intracelular).
Coagulação sanguínea: cálcio
Transferência energética: fósforo (ATP)
Componente da mioglobina (proteína envolvida com o transporte de gás oxigênio na musculatura): ferro.
Contração muscular e condução do impulso nervoso: potássio.
Resp.: A

09)
A) Falsa. Na molécula de clorofila há C, H, O, N e Mg.
B) Falsa. A concentração de sódio é maior no meio extracelular que no meio intracelular.
C) Verdadeira.
D) Falsa. Esse íon é o fosfato.
Resp.: C

10) Ao citar macronutriente para as plantas, três minerais vêm à tona: nitrogênio, fósforo e potássio. O crescimento vegetal depende da incorporação de matéria orgânica, produzida na fotossíntese. Para realizar a fotossíntese a planta necessita de nitrogênio.
Resp.: D

11) O hormônio paratormônio, produzido pelas paratireoides, é responsável pela retirada de cálcio dos ossos, lançando-o na corrente sanguínea.
À medida que a idade vai aumentando, esse processo torna-se mais intenso (principalmente, nas mulheres).
Resp.: D

12) O componente inorgânico presente em menor quantidade na tabela é o ferro, mineral que entra na composição da molécula de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte do gás oxigênio.
Resp.: E

13) Os itens 4 e 5 estão incorretos.
O magnésio é integrante da molécula de clorofila, responsável pela captação de energia luminosa no processo de fotossíntese.
O ferro é integrante da molécula de hemoglobina, presente no interior das hemácias, responsável pelo transporte de O2.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “Questões comentadas sobre Minerais

  • Excelente material postado.

    Resposta
    • Que bom que gostou! Agradecemos pelo feedback.
      Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *