Biologia

Questões comentadas sobre problemas ambientais

01) (UNCISAL/2019) O aditivo chumbo tetraetila ⎯ Pb(C2H5)4 ⎯ começou a ser misturado à gasolina em 1922, com o objetivo de se aumentar a eficiência da queima de combustível. Entretanto, nas últimas décadas, a maior parte dos países decidiu banir o emprego desse aditivo nos combustíveis, devido à contaminação do ar, do solo e da água causada pelo chumbo. Qual é o principal efeito da contaminação do ambiente pelo chumbo?
A) A formação de chuva ácida.
B) A nocividade à saúde humana.
C) A intensificação do efeito estufa.
D) A destruição da camada de ozônio.
E) A dispersão de partículas radioativas.

02) (Fadip/ 2016 – Medicina)  “Atualmente, durante diversas atividades antrópicas, são emitidos na atmosfera milhares de toneladas de gases tóxicos.
Um desses gases é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas, sendo sua principal fonte de emissão motores e a combustão de veículos automotivos. O gás se caracteriza por ser incolor, inodoro, um pouco mais leve que o ar e muito tóxico. E a exposição prolongada com esse gás pode causar asfixia, perda de consciência e até a morte.” Trata‐se do gás:
A) CO
B) CO2
C) SO2
D) NO2

03) (Enem/2016)  O Painel lntergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

Publicidade

IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em:https://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
A) Construção de usinas eólicas.
B) Tratamento de resíduos sólidos.
C) Aumento da eficiência dos veículos.
D) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.
E) Criação de diques de contenção em regiões costeiras.

Publicidade

04) (UERJ/2019 – 1º E.Q.) Com o objetivo de reduzir impactos ambientais, pesquisadores vêm testando alternativas para substituir o plástico comum por novos materiais, como o PHB. Esse polímero é produzido a partir do bagaço da cana e se transforma em CO2 e H2O quando se decompõe. Uma vantagem para o meio ambiente está associada à seguinte característica desse novo polímero:
A) interfere no ciclo do carbono
B) é composto por fonte renovável
C) intensifica a magnificação trófica
D) é resistente à degradação bacteriana.

05) (ATENAS/2018 – Medicina)  “O desmatamento em curso em torno do Lago Inle está ameaçando o frágil ecossistema da reserva. Um novo estudo permitirá que as autoridades florestais locais direcionem seus esforços de conservação nas áreas mais suscetíveis à erosão. O desmatamento em curso em torno do Lago Inle está levando a uma intensa erosão do solo em um de seus principais afluentes, causando acúmulo de solo no lago e ameaçando o frágil ecossistema desta que é uma Reserva da Biosfera da UNESCO. Esta conclusão de um estudo usando técnicas nucleares, que também identificou as fontes exatas da erosão do solo na bacia hidrográfica de Kalaw, permitirá que as autoridades florestais locais direcionem seus esforços de conservação nas áreas mais suscetíveis à erosão”.

Retirado de: https://nacoesunidas.org/tecnicas-nucleares-ajudam-cientistas-a-salvar-lago-famoso-em-mianmar-video/

Com base no texto, analise as assertivas e marque a correta:
A) As matas ciliares, ao longo dos rios atuam como barreira de sustentação para as águas, mas não evitam processos como eutrofização e lixiviação, que podem acontecer em todos os solos contaminados.
B) Técnicas de recuperação de solo por enriquecimento são a solução para todos os casos de erosão, como vem acontecendo em Paracatu, a exemplo do que foi identificado no estudo realizado pela UNESCO.
C) A retirada da mata ciliar intensifica os processos de erosão e eutrofização, pois a contenção da poluição do solo, quando retirada, proporciona o escoamento de resíduos para dentro das águas.
D) Processos de erosão como o do lago Inle, ocorrem quando o vento e a água desgastam o solo com mais rapidez do que ele pode ser substituído, sem a remoção dos nutrientes no solo, levando a área a um processo de desertificação.
E) Técnicas nucleares podem ser usadas em todos os solos, independente do tipo de processo erosivo, pois promovem uma melhora na qualidade do solo, aumentando os nutrientes existentes.

06)  (URI/2014.2)  Nas grandes cidades, é comum a contaminação dos rios por esgotos domésticos. Estes  resíduos são ricos em substâncias orgânicas que provocam a diminuição dos teores de  oxigênio dissolvido na água. Em relação às interações entre biota aquática e a menor  disponibilidade de oxigênio dissolvido na água, podemos dizer que a alternativa correta é:
A) Aumenta a diversidade de organismos aeróbios e aumenta a diversidade de organismos anaeróbios.
B) Diminui a diversidade de organismos aeróbios e aumenta a diversidade de organismos anaeróbios.
C) Aumenta a diversidade de organismos aeróbios e diminui a diversidade de organismos anaeróbios.
D) Diminui a diversidade de organismos aeróbios e diminui a diversidade de organismos anaeróbios.
E) Aumenta a diversidade de organismos aeróbios porque a matéria orgânica auxilia na geração de oxigênio.

07) (Enem/2012) Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando micro-organismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais.
Para ser utilizado nesta técnica promissora, um micro-organismo deve ser capaz de
A) transferir o contaminante do solo para a água.
B) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
C) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
D) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
E) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.

08) (FASM/2012-2) Analise o gráfico.

A partir da análise do gráfico, assinale a alternativa correta.
A) O gráfico refere-se às consequências do efeito estufa para o planeta, provocando o aumento da temperatura global a partir do ano de 1900.
B) O gráfico mostra o aumento da temperatura do planeta, o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar que atestam que o aquecimento global já está ocorrendo.
C) O aumento acentuado da temperatura do planeta entre 1930 e 1940 e a manutenção do nível do mar neste mesmo período mostram que estes dois fenômenos não estão diretamente relacionados.
D) A média do nível do mar vem aumentando discretamente desde 1870, embora não se tenha verificado aumentos significativos na temperatura do planeta até 1910, o que denota que o efeito estufa pode estar provocando este fenômeno.
E) A queda nos níveis de derretimento da cobertura de neve no hemisfério Norte nas últimas décadas atesta que os esforços mundiais para frear o aquecimento global estão surtindo efeito.

09) (PUC-Campinas/2018)  A reciclagem tem sido utilizada com sucesso para reduzir o impacto do acúmulo de lixo no meio ambiente. Caso não receba tratamento adequado, o lixo pode proporcionar a proliferação de organismos transmissores de doenças, tais como:
A) sífilis
B) doença de Chagas
C) leptospirose
D) hepatite C
E) caxumba

10) (UFT/2019)  Analise as afirmativas a seguir em relação aos impactos provocados pelas atividades humanas:
I. a queima de combustíveis fósseis e o aumento da produção de lixo e esgotos contribuem para provocar o fenômeno denominado efeito estufa.
II. o CO2 é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas pelos motores de automóveis e sua combinação com a hemoglobina impede o transporte de oxigênio.
III. a poluição da atmosfera por óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de carvão mineral e óleo diesel pode resultar em chuvas ácidas.
IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água.
V. a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode poluir o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos.

Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
A) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B) apenas as afirmativas III e V estão corretas.
C) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

Resolução das Questões sobre Problemas Ambientais

01) O chumbo é um metal pesado de efeito cumulativo nos organismos vivos. Quando o ser humano inala e/ou ingere alguma substância à base de chumbo (como o chumbo tetraetila –> esse penetra pela pele), em pouco tempo, rins e fígado recebem o chumbo. Como sintomas da intoxicação por chumbo, pode-se citar a presença de “gosto metálico”, vômitos, prisão de ventre, dor de cabeça, confusão mental, dentre outros.
Resp.: B

02) A queima incompleta de moléculas orgânicas libera, além do CO2 e de H2O, o CO (monóxido de carbono). Esse gás tem a propriedade de ligar-se de forma muito estável à molécula de hemoglobina, formando a carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina deixa de transportar o gás oxigênio, o que leva ao desmaio e até ao óbito.
Em casos de incêndio, como o ocorrido na boate Kiss e no CT do Flamengo, o CO foi um dos gases responsáveis pela morte de várias pessoas.
Resp.: A

03) A construção de usinas eólicas pode reduzir a necessidade do uso de termelétricas (e de hidrelétricas, que liberam muito gás metano), que liberam grande quantidade de CO2 para a atmosfera.
A decomposição de resíduos orgânicos (principalmente resíduos urbanos e agrossilvopastoris) é uma das fontes emissoras de gases do efeito estufa, principalmente, CH4.
A queima de combustíveis pelos veículos é uma fonte muito expressiva da liberação de gases estufa para a atmosfera.
A agricultura de baixa emissão de carbono é um projeto do plano ABC  (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura), estruturado pelo governo brasileiro e que tem como objetivos a mitigação da emissão de gases do efeito estufa e combate ao aquecimento global.
Resp.: E

04) Como o polímero é produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar, é oriundo de fonte renovável.
Resp.: B

05) As matas ciliares desempenham importantíssimo protetor de rios e lagos. A presença das matas ciliares reduz o despejo de resíduos no ambiente aquático, além de auxiliar na retenção de argila, contribuindo para reduzir o processo de assoreamento. Além disso, podem atuar como corredores ecológicos, contribuindo para a manutenção da biodiversidade. Isso sem falar na disponibilidade de alimento e abrigo para a fauna.
Resp.: C

06) Com a redução do teor de O2 dissolvido na água, ocorrerá uma consequente redução dos organismos aeróbicos e um aumento nas populações de organismos anaeróbicos.
Resp.: B

07) A biorremediação é a técnica em que se usam micro-organismos (bactérias, fungos) para reduzir ou eliminar determinado poluente do ambiente.
Para ser utilizado nesta técnica, o micro-organismo deve ser capaz de utilizar a substância poluente e gerar subprodutos menos poluentes, que são liberados no ambiente.
Resp.: E

08) A questão envolve estritamente uma análise do gráfico. Conclui-se, pelo gráfico, que a temperatura média do planeta está aumentando, e que está havendo um degelo no hemisfério Norte, o que vem provocando um aumento no nível do mar.
Resp.: B

09) O lixo favorece a proliferação de ratos, animais em cuja urina é eliminada a bactéria causadora da leptospirose.
Resp.: C

10)
I. Verdadeira
II. Falsa. O gás que se liga à hemoglobina é o monóxido de carbono (CO).
III. Verdadeira.
IV. Falso. A maré vermelha é decorrente de uma explosão populacional de algas, principalmente, do grupo dos dinoflagelados.
V. Verdadeira.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *