Biologia

Questões sobre Núcleo Celular

01) (UniRV/2021) O tamanho e a forma do núcleo variam conforme o tipo celular. O núcleo está presente quando a célula encontra-se na interfase do ciclo celular. Durante a divisão, a cromatina condensa-se em cromossomos, e a membrana nuclear desintegra-se. Com esses conceitos, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
A) ( ) Algumas células ficam permanentemente na fase G0, sendo consideradas terminalmente diferenciadas, e exemplos dessas células são os neurônios e as hemácias.
B) ( ) Os telômeros são complexos de DNA-proteína posicionados nas extremidades dos cromossomos lineares. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossomo.
C) ( ) A cromatina pode ser distinta em heterocromatina, que são as regiões em que a cromatina encontra-se desespiralada na interfase com transcrição ativa, e em eucromatina que é a parte da cromatina condensada com material genético não codificante.
D) ( ) A cromatina sexual, ou corpúsculo de Barr, visualizada nas células da mucosa oral aderida à carioteca de pessoas do sexo feminino, corresponde a um dos cromossomos X bastante condensado e consequentemente inativo.

02) (UEPG-PSS/2023) Analise a figura abaixo, que representa um modelo tridimensional de um poro nuclear de uma célula, e assinale o que for correto.

01) O núcleo é delimitado pelo envelope nuclear, o qual é constituído por duas membranas lipoproteicas que se fundem em torno de um poro.
02) O número de cromossomos presentes no núcleo celular varia entre espécies. No caso da espécie humana, as células somáticas têm 46 cromossomos no núcleo.
04) A face interna da membrana do núcleo é reforçada por uma camada de filamentos de actina e miosina, que constituem a matriz extracelular.
08) O complexo do poro, presente nos poros nucleares, permite o livre trânsito de moléculas de DNA, RNA e proteínas entre o núcleo e o citoplasma.

Publicidade

03) (Suprema TR / 2018-2)  Sobres os nucléolos, é correto afirmar que:
A) Os nucléolo s são estruturas nucleares envolvidas por membranas e responsáveis pela formação do RNAm.
B) Os nucléolos são estruturas nucleares, não envolvidas por membranas e responsáveis pela formação do RNAr.
C) Os nucléolos são estruturas presentes em bactérias com funções análogas às dos núcleos dos eucariotos.
D) Os nucléolos são estruturas nucleares envolvidas por membranas e responsáveis pela síntese proteica no citoplasma.

04) (UERJ) Em relação ao número de cromossomos, pode-se classificar as células em somáticas e reprodutoras.
Das alternativas abaixo, aquela que caracteriza corretamente um ou outro tipo de célula é:
A) As somáticas são chamadas de diploides e possuem 23 cromossomos.
B) As reprodutoras são chamadas de haploides e possuem 23 cromossomos.
C) As somáticas são chamadas de diploides e possuem 46 pares de cromossomos.
D) As reprodutoras são chamadas de haploides e possuem 23 pares de cromossomos.

Publicidade

05) (FCMMG/2018) Analise a imagem que mostra um cariótipo de um indivíduo do sexo masculino.

É CORRETO afirmar que estão representados:
A) 23 pares de cromossomos.
B) 24 cromossomos simples.
C) 48 moléculas de DNA.
D) 46 fitas de DNA.

06) (PUC-SP)  Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: “A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos”. Em seguida, pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta:

A) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA ribossômico e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.
B) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA mensageiro e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.
C) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos.
D) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA transportador e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.
E) Os cromossomos, produzidos a partir do nucléolo, fornecem material para a organização dos ribossomos.

07) (FGV/2021) Pesquisadores cultivaram um calo vegetal em meio contendo uracila marcada radioativamente. Após alguns dias, as células do calo foram analisadas ao microscópio para identificação de estruturas celulares que continham polímeros com uracila radioativa.
Os polímeros marcados foram encontrados em estruturas celulares como
A) núcleo, vacúolo, cloroplastos e lisossomos.
B) núcleo, vacúolo e retículo endoplasmático agranular.
C) núcleo, complexo golgiense e retículo endoplasmático agranular.
D) nucléolo, mitocôndrias, cloroplastos e retículo endoplasmático granular.
E) nucléolo, mitocôndrias, complexo golgiense e retículo endoplasmático granular.

08) (IFCE/2014) O núcleo celular é o local que abriga o material genético nas células eucariontes. No núcleo interfásico, fase em que a célula não se encontra em divisão, a cromatina aparece imersa na cariolinfa, como um emaranhado de filamentos longos e finos. Ao iniciar o processo de divisão celular, esses filamentos começam a se condensar em espiral, tornando-se mais curtos e grossos, passando a ser chamados de:
A) Cromonema
B) Cromossomo
C) Carioteca
D) DNA
E) Genes

09) (FUVEST) Qual das alternativas se refere a um cromossomo?
A) Um conjunto de moléculas de DNA com todas as informações genéticas da espécie.
B) Uma única molécula de DNA com informação genética para algumas proteínas.
C) Um segmento de molécula de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
D) Uma única molécula de RNA com informação para uma cadeia polipeptídica.
E) Uma sequência de três bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminoácido na cadeia polipeptídica.

10) (UTFPR/2017) O núcleo celular contém todas as informações sobre a função e a estrutura da célula. Analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura do núcleo celular eucariótico.
I. O material genético do núcleo localiza-se em estruturas chamadas cromossomos;
II. Os nucléolos são orgânulos delimitados por uma membrana e constituídos de DNA;
III. A carioteca ou membrana nuclear é dupla e porosa;
IV. O nucleoplasma ou suco nuclear é formado por água, ribossomos e material genético.
Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e II
B) II e III
C) III e IV
D) I e III
E) II e IV

11) (UnirG/2019) Uma espécie de mamífero apresenta gametas normais que contêm 31 cromossomos. Quantos autossomos apresenta uma célula do tecido epitelial desse mamífero?
Marque entre as alternativas abaixo a única correta:
A) 15;
B) 60;
C) 62;
D) 31.

12)(Enem/2023)  Avaliação de substâncias genotóxicas
O ensaio de micronúcleos é um teste de avaliação de genotoxicidade que associa a presença de micronúcleos (pequenos núcleos que aparecem próximo aos núcleos das células) com lesões genéticas. Os micronúcleos são fragmentos de DNA encapsulados, provenientes do fuso mitótico durante a divisão celular.

DIAS, V. M. Micronúcleos em células tumorais: biologia e implicações para a tumorigênese. Dissertação de Mestrado. USP, 2006 (adaptado).

Os micronúcleos se originam dos(as)

A) nucléolos.
B) lisossomos.
C) ribossomos.
D) mitocôndrias.
E) cromossomos.

13) (Unesc-Colatina/2015) Cada vez mais as pessoas vêm se conscientizando a respeito da saúde. Uma alimentação saudável e atividades físicas bem orientadas são essenciais para cuidar do corpo e da mente. Do ponto de vista celular indivíduos que fazem musculação
podem apresentar células musculares com nucléolo maior do que o de indivíduos sedentários. Isto ocorre por que:

A) Aumenta a necessidade de glicose que é resintetizada no nucléolo.
B) Diminui a síntese de proteínas que ocorre no nucléolo.
C) Aumenta a necessidade de ribossomos, que têm suas subunidades montadas no nucléolo.
D) Diminui a produção de ácido lático, que é degradado no nucléolo.
E) Aumenta o tamanho das células e a necessidade de lipídios sintetizados no nucléolo.

Resolução das Questões sobre Núcleo Celular

01) Apenas o item C é falso. A heterocromatina corresponde à porção mais espiralada do material genético, onde os genes encontram-se inativos (material genético não codificante).

02) Estão corretos os itens 01 e 02.
Item 04: A face interna da carioteca é forrada por uma lâmina de filamentos proteicos; não são integrantes de uma matriz extracelular.
Item 08: O complexo do poro permite o fácil trânsito de espécies químicas pequenas, como íons. Macromoléculas como DNA e RNA dependem de mudanças na conformação de certas proteínas, o que exige gasto energético.
Resp.: 03

03) O nucléolo é um corpúsculo intranuclear, não revestido por membrana, constituído basicamente por RNA ribossômico + proteínas. É o local em que ocorre a síntese das subunidades que compõem os ribossomos. Uma célula com nucléolo bem desenvolvido apresenta grande capacidade de síntese proteica.
Resp.: B

04) As células somáticas são aquelas que compõem o corpo do indivíduo como, por exemplo, as células epiteliais, as células cartilaginosas e as células musculares. Tais células apresentam 2 conjuntos cromossômicos com os mesmos genes (2 genomas) e são denominadas de células somáticas. Já as células haploides são células que apresentam apenas um conjunto cromossômico (1 genoma), sendo representadas pelos gametas.
Resp.: B

05) No esquema apresentado há 24 cromossomos DUPLOS, ou seja, com 2 cromátides cada, o que corresponde a um total de 48 moléculas de DNA.
Resp.: C

06) Os cromossomos são constituídos por DNA + proteínas (histonas) e responsáveis pela formação de RNA. O RNA ribossômico, produzido por certas regiões específicas de determinados cromossomos, acumula-se no núcleo, organizando os nucléolos, onde as subunidades ribossomais são formadas.
Resp.: C

07) Os polímeros com uracila radioativa são moléculas de RNA, que podem ser encontradas no nucléolo e em componentes citoplasmáticos, como ribossomos, retículo endoplasmático granular (rugoso), mitocôndrias e plastos.
Resp.: D

08) Cromatina é o material genético, ou seja, DNA + proteínas. Quando a célula vai entrar em divisão celular, a cromatina passa por um processo de compactação originando os cromossomos (bastões de cromatina).
Resp.: B

09) Um cromossomo corresponde a uma longa molécula de DNA, muito compactada, onde encontram-se vários genes.
Resp.: B

10)
I. Verdadeira
II. Falsa. Os nucléolos são estruturas ricas em RNA ribossômico.
III. Verdadeira.
IV. Falsa. O material genético e os ribossomos não são integrantes do nucleoplasma.
Resp.: D

11) Os gametas são células haploides, isto é, apresentam apenas um conjunto de cromossomos.
Já as células epiteliais são células diploides e, portanto, apresentam dois conjuntos cromossomos (um de origem materna e outro de origem paterna).
Resp.: C

12)  Os micronúcleos são originados de fragmentos de cromossomos (são corpúsculos de DNA)  produzidos a partir de fragmentos acêntricos (sem centrômero) ou de cromossomos que se atrasam em relação aos demais na migração para os polos da célula em anáfase.
Quando a célula termina a divisão, estes corpúsculos podem se fundir ao núcleo principal ou formar núcleos secundários (micronúcleos).
Resp.: E

13) Com a atividade física, intensifica a síntese de proteínas no citoplasma da fibra muscular, o que exige uma maior quantidade de ribossomos, cujas subunidades são montadas no nucléolo.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *