Biologia

Questões sobre Organização Celular

01) (FCMMG/2024) A classificação biológica organiza os seres vivos com base em semelhanças biológicas e outros fatores essenciais, a fim de melhor compreender a vasta biodiversidade existente nos ecossistemas.
Sobre as células presentes nos seres vivos, é possível inferir que as

A) procariontes são aquelas simples em que o material genético está espalhado no citoplasma, como as dos vegetais.
B) eucariontes são aquelas mais complexas, presentes em bactérias e vírus, ou seja, aqueles de fácil replicação.
C) procariontes são aquelas com nível de complexidade baixo, pois apresentam o seu material genético envolvido por membrana.
D) eucariontes são aquelas que possuem maior nível de complexidade e material genético envolto por membrana.

02) (Pism – UFJF/2022) Ao longo da evolução celular, células animais e vegetais sofreram pressão de seleção distinta e apresentam, nos dias atuais, algumas diferenças em sua composição. São estruturas EXCLUSIVAS da célula vegetal:
A) cloroplastos e parede celular celulósica.
B) membrana plasmática e cloroplastos.
C) mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
D) parede celular e mitocôndrias.
E) retículo endoplasmático rugoso e retículo endoplasmático liso.

Publicidade

03) (Famerp/2021) No quadro, os números de 1 a 3 representam tipos de células encontrados em diferentes seres vivos. Os sinais (+) e (–) indicam, respectivamente, presença e ausência de algumas estruturas celulares.

As células 1, 2 e 3 pertencem, respectivamente, aos seres vivos
A) euglena, avenca, ameba.
B) goiabeira, anfioxo, arquea.
C) lactobacilo, pinheiro, vírus.
D) musgo, clorofícea, bactéria.
E) cogumelo, rato, levedura.

Publicidade

04) (Fupac) Com relação aos “personagens” do quadrinho abaixo, pode-se afirmar corretamente que

A) I é uma célula animal, autótrofa, destituída de parede celular e de vacúolo de suco celular.
B) II é uma célula vegetal, capaz de fixar carbono.
C) III representa uma célula procariota, característica do reino protista.
D) IV não possui núcleo; há somente uma membrana e um citoplasma, onde se encontra o material genético.
E) III pertence ao mesmo grupo do agente causador da doença de Chagas.

05) (UFJF-Pism/2020) Todos os seres vivos são formados por células. Apesar da enorme diversidade de tipos celulares existentes, pode-se estabelecer um primeiro nível de classificação: células procarióticas e células eucarióticas. Sobre seus aspectos morfofuncionais e/ou evolutivos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Organismos multicelulares são compostos tanto por células eucarióticas quanto procarióticas.
B) Os ribossomos encontram-se em células procarióticas e eucarióticas, podendo estar associados, nos dois casos, a um sistema membranoso conhecido como retículo endoplasmático.
C) As mitocôndrias são encontradas apenas em células eucarióticas, e há evidências de que sua origem evolutiva tenha ocorrido a partir de organismos procariontes fotossintetizantes.
D) A membrana plasmática pode estar presente tanto em células eucarióticas como procarióticas, mas, em bactérias, pode ser substituída pela parede celular.
E) Uma diferença entre os dois tipos celulares está na disposição de seu material genético: disperso na matriz citoplasmática em células procarióticas, e organizado em um núcleo em células eucarióticas.

06) (UFSCar) Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (–) e alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B e C).

Componentes Tipos Celulares
A B C
Envoltório nuclear + +
Ribossomos + + +
Mitocôndrias + +
Clorofila + +
Retículo endoplasmático + +

A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos

A) eucariotos heterótrofos, procariotos heterótrofos e procariotos autótrofos.
B) eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.
C) procariotos heterótrofos, eucariotos heterótrofos e eucariotos autótrofos.
D) procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos.
E) eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.

07) (UEA/2019) No século XVII, o microscópio utilizado por Robert Hooke para as primeiras observações de células caracterizava-se por apresentar duas lentes, a ocular e a objetiva, devidamente posicionadas em sequência. Tal característica permanece na maioria dos microscópios ópticos atuais.

Para se obter aumento de 100 vezes em um microscópio óptico comum, é necessário que as lentes ocular e objetiva possuam capacidade de ampliação de

A) 90 vezes e 10 vezes, respectivamente.
B) 50 vezes cada uma.
C) 100 vezes cada uma.
D) 10 vezes e 90 vezes, respectivamente.
E) 10 vezes cada uma.

08) (FATEC) A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células.
Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
A) possuem parede celular e cloroplastos.
B) possuem material genético disperso pelo citoplasma.
C) possuem núcleo organizado envolto por membrana nuclear.
D) não possuem núcleo e não têm material genético.
E) não possuem clorofila e não se reproduzem.

09) (UEA) Quando comparadas, uma célula vegetal típica é diferente de uma célula animal típica. Apenas na célula vegetal típica encontram-se as seguintes organelas citoplasmáticas:
A) ribossomos e mitocôndrias.
B) retículo endoplasmático granular e complexo golgiense.
C) retículo endoplasmático agranular e centríolos.
D) parede celular e lisossomos.
E) cloroplastos e vacúolo de suco celular.

10) (Campo Real/2020)   Bactérias (como Escherichia coli) e protistas (como Paramecium caudatum) são classificados em dois domínios diferentes porque protistas:
A) comem bactérias.
B) possuem parede celular.
C) podem realizar fotossíntese.
D) possuem envoltório nuclear.
E) são decompostos por bactérias.

11) (Fadip/2019 – Medicina) “No laboratório de uma escola, o professor montou lâminas para visualização da mitose em células. Em um determinado momento, o professor perguntou se a célula em questão era animal ou vegetal. Quatro alunos responderam baseados nas observações feitas.” Qual o único argumento correto e coerente à observação que permite a identificação do tipo celular?
A) Aluno 3: vegetal, porque foi verificado máxima espiralização dos cromossomos.
B) Aluno 2: animal, porque foi possível visualizar o núcleo se desfazendo na prófase.
C) Aluno 1: animal, pois os cromossomos se apresentam na placa equatorial da célula.
D) Aluno 4: vegetal, pela ausência de centríolos e áster, mesmo com formação do fuso mitótico.

12) (Enem/2022) Antimicrobianos são substâncias naturais ou sintéticas que têm capacidade de matar ou inibir o crescimento de microrganismos. A tabela apresenta uma lista de antimicrobianos hipotéticos, bem como suas ações e efeitos sobre o metabolismo microbiano.

Qual dos antimicrobianos deve ser utilizado para curar uma infecção causada por um fungo sem afetar as bactérias da microbiota normal do organismo?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

13) (UEPG-PSS/2023) Analise a figura abaixo, que representa a origem da célula eucariótica a partir de uma célula procariótica
ancestral, e assinale o que for correto.

01) Atualmente, encontramos na natureza seres eucariontes unicelulares, como as amebas, e seres
eucariontes multicelulares, como as plantas e os animais.
02) A figura acima representa a origem da mitocôndria e do cloroplasto da célula eucariótica baseada na
hipótese conhecida como endossimbiose.
04) A célula procariótica ancestral, representada na figura, apresenta uma estrutura semelhante à das bactérias presentes atualmente na natureza.
08) A figura acima representa a origem do núcleo e do retículo endoplasmático da célula eucariótica a partir de dobramentos da membrana plasmática de uma célula procariótica ancestral.

Resolução das Questões sobre Organização Celular

01) As células procarióticas têm como característica marcante a ausência de um envoltório nuclear (carioteca / cariomembrana), de modo que o material genético fica espalhado no citoplasma. Esse tipo celular ocorre nas arqueas, nas cianobactérias e nas bactérias propriamente ditas.
As células eucariotas têm um núcleo bem organizado, definido, e estão presentes nos animais, nos vegetais, nos protozoários e algas.
Resp.: D

02) Considerando uma célula animal e uma célula vegetal, a parede celular (ou parede celulósica) e os cloroplastos são estruturas que ocorrem somente na célula vegetal.
Resp.: A

03) A célula indicada por 1 não apresenta centríolos, sugerindo que se trata de uma célula vegetal, uma vez que é eucariota (tem envoltório nuclear) e apresenta parede celular.
A célula indicada por 2 é eucariota e não possui parede celular; além disso, apresenta centríolo. Trata-se, portanto, de uma célula animal (ex.: anfioxo –> animal do grupo dos cefalocordados).
A célula indicada por 3 é procariota (não possui envoltório nuclear; não possui mitocôndrias). Portanto, pode ser uma célula bacteriana ou uma arquea.
Resp.: B

04) As células indicadas por I, II e III são, respectivamente, uma célula animal, uma célula vegetal e uma célula procariota (bactéria; reino Monera); já IV indica um vírus (parasita intracelular obrigatório).
A célula II é autotrófica sendo, portanto, capaz de fixar carbono (retira CO2 do ar, com produção de matéria orgânica).
Resp.: B

05) Os organismos procariotos têm como característica a ausência de um núcleo bem definido, delimitado por um envelope nuclear. Dessa forma, nos procariotos, o material genético fica disperso no citoplasma, enquanto nos organismos eucariotos o material genético fica localizado no interior do núcleo.
Resp.: E

06) Os tipos A e C referem-se a células eucariotas (há um núcleo organizado), enquanto a célula indicada por B é do tipo procariota (não tem envoltório nuclear, nem organelas membranosas).
Como a célula A não possui clorofila, é proveniente de um ser heterótrofo. Já a célula indicada por C, com clorofila, é autótrofa.
Resp.: E

07) O aumento final do microscópio óptico é dado pelo produto do valor da objetiva e da ocular. Dessa forma, para um aumento final de 100 vezes, pode-se usar uma ocular de 4x e uma objetiva de 25x; uma ocular de 10 x e uma objetiva de 10x…
Resp.: E

08) Uma característica marcante da célula procariota é a ausência de um envelope nuclear. Dessa forma, seu material genético fica disperso (espalhado) no citoplasma. Alguns autores usam a denominação nucleoide para a região do citoplasma onde o material genético se encontra.
Resp.: B

09) São estruturas características da célula vegetal (não encontradas em células animais): parede celulósica (ou celular); plastídeos (ex.: cloroplastos) e vacúolo de suco celular.
Resp.: E

10) As bactérias são organismos procariotos, enquanto os protistas são organismos eucariotos. Essa diferença de organização celular é suficiente para colocá-los em domínios diferentes (Bacterya e Eukarya, respectivamente).
Resp.: D

11) Nas células vegetais não ocorrem centríolos (fala-se em divisão acêntrica) e, durante a divisão celular, também não ocorre formação do áster (fala-se em divisão anastral).
Resp.: D

12) Para resolver a questão é necessário lembrar de que os fungos são seres eucariotos, enquanto as bactérias são seres procariotos. Dessa forma, a presença de microtúbulos é uma característica presente em fungos, mas ausente em bactérias.
Um antibiótico com ação sobre os microtúbulos terá, portanto, efeito sobre fungos e não terá efeito sobre bactérias.
Resp.: B

13) 
01) Verdadeira.
02) Falsa. A figura mostra a origem da célula eucariota, com as invaginações da membrana plasmática originando o retículo endoplasmático rugoso e o envelope nuclear (cariomembrana).
04) Verdadeira.
08) Verdadeira.
Soma dos itens corretos: 13

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *