Questões comentadas sobre pirâmides ecológicas
01) (Unichristus/2023) A figura a seguir ilustra uma pirâmide ecológica de determinada cadeia alimentar aquática.
A partir da interpretação dessa pirâmide ecológica, depreende-se que, nessa cadeia alimentar, há uma
A) maior quantidade de produtores em relação à quantidade de consumidores secundários.
B) maior quantidade de produtores em relação à quantidade de consumidores primários.
C) menor quantidade de carnívoros em relação à quantidade de consumidores primários.
D) maior quantidade de consumidores secundários em relação à quantidade de consumidores primários.
E) menor quantidade de herbívoros em relação à quantidade de consumidores secundários.
02) (Campo Real/2018) Considere a cadeia alimentar e as pirâmides que a representam. As pirâmides 1 e 2 representam, respectivamente:
A) biomassa e energia.
B) número e energia.
C) energia e biomassa.
D) biomassa e número.
E) energia e número.
03) (FADIP- Medicina/2016) Considere uma pirâmide ecológica com os seguintes níveis tróficos: três árvores, trezentos gafanhotos e duas aves. A partir desses dados, analise as figuras a seguir.
Quais figuras representam melhor a pirâmide de energia e de número, respectivamente?
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 2 e 4.
D) 4 e 3.
04) (UNIVAG/2020) Analise a pirâmide ecológica:
A análise das informações fornecidas permite afirmar que essa pirâmide
A) representa uma teia alimentar com três níveis tróficos.
B) retrata relações ecológicas de cooperação e mutualismo.
C) indica a produtividade primária bruta dos consumidores.
D) representa uma cadeia alimentar com dois níveis tróficos, o primário e o secundário.
E) retrata o fluxo unidirecional de energia nas cadeias
05) (UNESP) Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares:
- árvore → preguiças → pulgas → protozoários.
- milho → roedores → cobras → gaviões.
Observe os modelos de pirâmides a seguir:
É correto afirmar, com relação às cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirâmides I e II, que
A) a pirâmide I pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível, em cada nível trófico da cadeia 2.
B) a pirâmide II pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível, em cada nível trófico da cadeia 1.
C) a pirâmide II pode representar a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2.
D) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos em cada nível trófico da cadeia 1.
E) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos da cadeia 2, e a pirâmide II, a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1.
06) (Mackenzie/2019)
As figuras acima representam pirâmides ecológicas. Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton –> zooplâncton –> peixes, as pirâmides de energia, de biomassa e de números, em um dado momento, são, respectivamente,
A) A, B e C.
B) C, B e A.
C) A, A e A.
D) A, B e A.
E) C, B e C.
07) (UEPG/2023) É possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica. As figuras abaixo mostram diferentes tipos de pirâmides ecológicas. A respeito desse assunto, assinale o que for correto.
01) A figura A mostra uma pirâmide de energia, representando em cada nível trófico a quantidade de energia acumulada por unidade de área e por unidade de tempo.
02) Pirâmides de energia podem se apresentar invertidas, principalmente em florestas tropicais onde os produtores detêm a maior quantidade de biomassa.
04) A figura B mostra uma pirâmide de número, sendo que a largura de cada retângulo representa o número de indivíduos por unidade de área.
08) A figura C representa uma pirâmide de biomassa e mostra a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos seres vivos por unidade de área para cada um dos níveis tróficos.
Resolução das Questões sobre Pirâmides Ecológicas
01) A pirâmide mostra que o retângulo referente ao nível trófico dos consumidores primários (zooplâncton) está maior que o dos peixes e dos produtores (fitoplâncton). Como a pirâmide é de biomassa (traz a unidade g/m2) e os integrantes do zooplâncton são organismos muito pequenos (com biomassa muito pequena), pode-se dizer que a quantidade de consumidores primários (organismos do zooplâncton) é maior que a de carnívoros (consumidores secundários e consumidores terciários).
Resp.: C
02) A pirâmide indicada por 1 corresponde à pirâmide de número. Em uma (ou poucas) árvore vive um certo número de insetos, que servem de alimento aos pássaros (em número menor) que, por sua vez, são presa de cobras (em menor número que os pássaros).
A pirâmide 2 representa muito bem a pirâmide de energia, com base larga (onde a quantidade de energia é maior) e ápice estreito, devido à perda de energia pela transferência de matéria ao longo da cadeia alimentar.
Resp.: B
03) A pirâmide de energia nunca é invertida.
Considerando que são 3 árvores, 300 gafanhotos e duas aves, a pirâmide de número terá base e ápice estreitos e meio largo, sendo a base mais larga que o ápice, pois, são 3 árvores e 2 aves (pirâmide 2)
Resp.: A
04) Analisando a cadeia proposta, verifica-se um decréscimo na quantidade de energia em cada nível trófico; em uma cadeia a energia tem fluxo unidirecional e decrescente.
Resp.: E
05) Considerando que o fluxo de energia é unidirecional e decrescente, a pirâmide 1 pode representar tanto “energia” como “número” na cadeia 2 (há mais pés de milho que roedores; há mais roedores que cobras; há mais cobras que gaviões).
A pirâmide 2, invertida, pode representar muito bem o “número” de indivíduos da cadeia 2.
Resp.: A
06) Nesta cadeia, é preciso tomar o cuidado com a pirâmide de biomassa. Isso porque, um um dado momento, a quantidade de biomassa do fitoplâncton é menor que a do zooplâncton. Dessa forma, a pirâmide de biomassa para essa cadeia tem a base mais estreita que o retângulo correspondente aos consumidores primários.
A pirâmide de energia é sempre normal.
Considerando número de indivíduos, há uma maior quantidade organismos fitoplanctônicos que do zooplâncton. E há mais indivíduos do zooplâncton que peixes.
Resp.: D
07) Apenas o item 02 está incorreto. Como a pirâmide de energia representa a quantidade de energia (por unidade de tempo) e a energia se perde ao longo da cadeia alimentar, a pirâmide de energia nunca é invertida.
Resp.: 13 (01 + 04 + 08)
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Muito valido, pode vê as diferenças entre pirâmides ecológicas.
Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂
Muito bom material com resolução escrita, gratuito ainda, ajuda muito nas minhas baterias de revisões por questão.