Questões comentadas sobre pirâmides ecológicas

Por Atualizado em 11/02/2020 13:13

01) (Campo Real/2018) Considere a cadeia alimentar e as pirâmides que a representam. As pirâmides 1 e 2 representam, respectivamente:

A) biomassa e energia.
B) número e energia.
C) energia e biomassa.
D) biomassa e número.
E) energia e número.

02) (FADIP- Medicina/2016) Considere uma pirâmide ecológica com os seguintes níveis tróficos: três árvores, trezentos gafanhotos e duas aves. A partir desses dados, analise as figuras a seguir.

Quais figuras representam melhor a pirâmide de energia e de número, respectivamente?

A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 2 e 4.
D) 4 e 3.

03) (UNIVAG/2020) Analise a pirâmide ecológica:

A análise das informações fornecidas permite afirmar que essa pirâmide

A) representa uma teia alimentar com três níveis tróficos.
B) retrata relações ecológicas de cooperação e mutualismo.
C) indica a produtividade primária bruta dos consumidores.
D) representa uma cadeia alimentar com dois níveis tróficos, o primário e o secundário.
E) retrata o fluxo unidirecional de energia nas cadeias

04) (UNESP) Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares:

  1. árvore → preguiças → pulgas → protozoários.
  2. milho → roedores → cobras → gaviões.

Observe os modelos de pirâmides a seguir:

É correto afirmar, com relação às cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirâmides I e II, que
A) a pirâmide I pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível, em cada nível trófico da cadeia 2.
B) a pirâmide II pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível, em cada nível trófico da cadeia 1.
C) a pirâmide II pode representar a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2.
D) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos em cada nível trófico da cadeia 1.
E) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos da cadeia 2, e a pirâmide II, a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1.

05) (Mackenzie/2019) 

As figuras acima representam pirâmides ecológicas. Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton –>  zooplâncton –> peixes, as pirâmides de energia, de biomassa e de números, em um dado momento, são, respectivamente,
A) A, B e C.
B) C, B e A.
C) A, A e A.
D) A, B e A.
E) C, B e C.

Resolução das Questões sobre Pirâmides Ecológicas

01) A pirâmide indicada por 1 corresponde à pirâmide de número. Em uma (ou poucas) árvore vive um certo número de insetos, que servem de alimento aos pássaros (em número menor) que, por sua vez, são presa de cobras (em menor número que os pássaros).
A pirâmide 2 representa muito bem a pirâmide de energia, com base larga (onde a quantidade de energia é maior) e ápice estreito, devido à perda de energia pela transferência de matéria ao longo da cadeia alimentar.
Resp.: B

02) A pirâmide de energia nunca é invertida.
Considerando que são 3 árvores, 300 gafanhotos e duas aves, a pirâmide de número terá base e ápice estreitos e meio largo, sendo a base mais larga que o ápice, pois, são 3 árvores e 2 aves (pirâmide 2)
Resp.: A

03) Analisando a cadeia proposta, verifica-se um decréscimo na quantidade de energia em cada nível trófico; em uma cadeia a energia tem fluxo unidirecional e decrescente.
Resp.: E

04) Considerando que o fluxo de energia é unidirecional e decrescente, a pirâmide 1 pode representar tanto “energia” como “número” na cadeia 2 (há mais pés de milho que roedores; há mais roedores que cobras; há mais cobras que gaviões).
A pirâmide 2, invertida, pode representar muito bem o “número” de indivíduos da cadeia 2.
Resp.: A

05) Nesta cadeia, é preciso tomar o cuidado com a pirâmide de biomassa. Isso porque, um um dado momento, a quantidade de biomassa do fitoplâncton é menor que a do zooplâncton. Dessa forma, a pirâmide de biomassa para essa cadeia tem a base mais estreita que o retângulo correspondente aos consumidores primários.
A pirâmide de energia é sempre normal.
Considerando número de indivíduos, há uma maior quantidade organismos fitoplanctônicos que do zooplâncton. E há mais indivíduos do zooplâncton que peixes.
Resp.: D


Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários