Biologia

Questões sobre Sistema Digestivo (Sistema Digestório)

Questões sobre Sistema Digestivo (Sistema Digestório) – COMENTADAS!

Nesta página você encontrará várias questões resolvidas e comentadas sobre sistema digestório.

O sistema digestivo (digestório) possui origem endodérmica e é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e ânus, além das glândulas anexas: salivares, pâncreas e fígado. O assunto possui elevada incidência em provas de vestibulares de todo país.

Ao estudar o assunto, o candidato deve analisar os esquemas do sistema digestivo de modo a reconhecer os órgãos e a função de cada um deles no processo digestivo. É importante ter uma boa noção das enzimas envolvidas no processo da digestão, onde são produzidas, onde atuam e, em alguns casos, o pH ideal.

Eventualmente, aparece alguma questão envolvendo controle hormonal do processo digestivo. Não deixe de estudá-lo.

Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!

01)  (Unifagoc/2020 – Medicina) A presença do alimento na cavidade bucal, bem como a visão e o paladar levam o sistema nervoso central a estimular glândulas salivares a secretar saliva, que é responsável por neutralizar substâncias ácidas presentes no alimento. Além de sais, muco e outras substâncias, a saliva contém ptialina, uma enzima responsável por:
A) Quebrar em fragmentos menores o lipídeo e o glicogênio do alimento.
B) Digerir proteínas, quebrando as ligações peptídicas de certos aminoácidos.
C) Quebrar lipídios e proteínas presentes no alimento em fragmentos menores.
D) Quebrar moléculas de amido e glicogênio do alimento em fragmentos menores.

02) (Enem 2015 – 2ª aplicação) Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:

Tubo 1: carne

Tubo 2: macarrão

Tubo 3: banha

Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.

De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?
A) Fígado.
B) Pâncreas.
C) Estômago.
D) Vesícula biliar.
E) Intestino delgado.

O prof. Evandro Marques resolveu  ”de brinde” para nós uma questão sobre sistema digestório que apareceu no vestibular da Unesp em 2015.  Trata-se de uma questão que envolve análise gráfica de proteínas, inclusive. Clique no vídeo e veja a solução e os comentários. ? ?

03) (UNIFIPMoc/2021-2) Tati, 46 anos, sedentária, vem apresentando, há alguns meses, intensa dor do lado direito superior do
abdome que se irradia para a parte de cima da caixa torácica e para as costelas. Nos últimos dias, a dor veio acompanhada de febre, náuseas e vômito. Após realização de exames, foi diagnosticada presença de cálculos nas regiões anatômicas indicadas na imagem:

A doença apresentada vai comprometer a digestão e a absorção de:
A) carboidratos e lipídios, apenas.
B) proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos.
C) carboidratos, apenas.
D) proteínas e carboidratos, apenas.
E) lipídios, apenas.

04) (UFSJ) A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo de alimento, é CORRETO afirmar que:

A) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
B) o amido ingerido presente nos pães e nos legumes é decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gástrico e no intestino delgado.
C) a parte não digerida, que são as fibras e restos celulares da mucosa do intestino, é conduzida ao cólon, mantendo-se lá até ser expelida.
D) os ácidos biliares produzidos no fígado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ação das enzimas gástricas, transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol.

05) (Unifor)  Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,

A) carboidrato, proteína e lipídio.
B) proteína, carboidrato e lipídio.
C) lipídio, carboidrato e proteína.
D) carboidrato, lipídio e proteína.
E) proteína, lipídio e carboidrato.

06) (FCMSC-SP/2020) A crença de que o colágeno presente na gelatina dá mais firmeza à pele é irreal, uma vez que essa substância

A) não é digerida em peptídeos ao passar pelo estômago e pelo duodeno, sendo eliminada, sem modificação química, nas fezes humanas.
B) é absorvida pelo intestino delgado e não se fixa necessariamente na pele humana, podendo se fixar nos tendões e nos discos intervertebrais.
C) desnatura-se durante o preparo industrial e as enzimas dos sucos digestivos não apresentam sítios ativos que reconheçam a molécula desnaturada.
D) não é constituída por monômeros orgânicos para se transformar na matéria-prima que poderia ser utilizada na síntese da proteína na pele humana.
E) é digerida pelas enzimas gástricas e intestinais, e os aminoácidos obtidos dessa digestão serão matéria-prima para sintetizar outros tipos de proteínas.

07) (Enem/2020 PPL)   Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue.
Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.

08) (Enem/2018)  Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a
A) hidrolisar os lipídios
B) agir como detergentes
C) tornar os lipídios anfifílicos
D) promover a secreção de lipases
E) estimular o trânsito intestinal de lipídios.

09) (UFU) O processo de digestão nos humanos é composto por duas fases: uma mecânica, na qual a correta mastigação é essencial, e outra enzimática, controlada por hormônios da digestão. Sobre estes hormônios, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

A) As gorduras parcialmente digeridas, presentes no quimo, estimulam as células do duodeno a liberarem o hormônio secretina, que provoca a eliminação da bile pela vesícula biliar.
B) A acidez do quimo, que chega ao duodeno, estimula certas células da parede intestinal a liberar, especialmente, o hormônio colecistoquinina, que agirá no pâncreas, estimulando-o a liberar, principalmente, bicarbonato de sódio.
C) A secreção do suco gástrico é estimulada por impulsos nervosos e pelo hormônio gastrina, produzido no estômago.
D) A digestão de proteínas inicia-se no estômago e completa-se no duodeno por ação de três proteases secretadas pelo pâncreas: enteroquinase, pepsina e procarboxipeptidase.

10) (SANTA CASA-SP/2022) Muitos compostos químicos presentes nos alimentos podem ou não ser transformados ao longo do tubo digestório. O gráfico ilustra possíveis transformações de três compostos: ácidos nucleicos, proteínas e celulose.

As curvas que correspondem às possíveis concentrações de ácidos nucleicos, proteínas e celulose são, respectivamente,
A) V, U e T.
B) S, T e U.
C) S, U e R.
D) R, V e R.
E) R, U e V.

11) (Unimontes) Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus.

Alguns órgãos que compõem esse sistema estão evidenciados na figura abaixo. Observe-a:

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a QUE REPRESENTA o órgão em que é produzida a enzima pepsina.

A) II
B) III
C) IV
D) I

12) (Etec/2018) Um professor de Biologia explicou aos seus alunos que após a mastigação, o alimento é engolido e passa para a faringe e, depois, para o esôfago. Nesse momento, uma pequena estrutura de cartilagem que funciona como uma “válvula” recebe estímulo nervoso para obstruir a entrada da laringe e impedir que o alimento siga pelo sistema respiratório. Quando ocorre um descontrole dos reflexos que fecham a laringe, nós engasgamos, mas um novo reflexo provoca tosse e ajuda a desobstruir o sistema respiratório.

O nome da estrutura de cartilagem descrita pelo professor é

A) epiglote.
B) cárdia.
C) piloro.
D) glote.
E) ceco.

13) (PUC-MG) A seguir estão representados os tubos digestórios de dois diferentes animais.

De acordo com seus conhecimentos sobre nutrição e sistemas digestórios de vertebrados, é INCORRETO afirmar:

A) A digestão de proteínas, de origem animal ou vegetal, inicia-se no estômago e deve terminar no intestino delgado, onde ocorre a absorção dos aminoácidos.
B) No intestino grosso dos dois animais, ocorre reabsorção de água e de alguns sais.
C) O grande tamanho do ceco do herbívoro quando comparado ao do carnívoro relaciona-se com o aproveitamento da celulose.
D) Devido à grande quantidade de fibras vegetais na sua dieta, os herbívoros representados são ruminantes.

14) (UNIFESP) Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
A) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?

B) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.

15) (UERJ) Apenas as moléculas mais simples dos alimentos podem ser eficientemente absorvidas pelo intestino. Assim, a maior parte dos alimentos ingeridos, para ser aproveitada pelo corpo, precisa ser quimicamente processada por hidrólise. O quadro a seguir relaciona algumas propriedades de quatro classes de hidrolases encontradas na cavidade do tubo digestório, todas com faixa de pH ideal entre 7,0 e 8,0.

Identifique uma enzima correspondente a cada classe, indicando os seus respectivos produtos.

16) (UFOP) O esvaziamento gástrico excessivamente rápido pode levar à formação de uma úlcera duodenal. Já a regurgitação do conteúdo duodenal pode contribuir para a formação das úlceras gástricas.
Em relação à afirmação acima, responda:

A) A afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta.

B) Comente o controle hormonal da digestão no estômago e no intestino.

Gabarito das Questões sobre Sistema Digestivo

01) A ptialina (amilase salivar) é uma enzima que quebra o amido e o glicogênio em dextrinas e, na sequência, em maltose.
Resp.: D

02) Houve digestão de carne em meio ácido. Isso acontece no estômago, onde a enzima pepsina promove a digestão de proteínas em pH próximo a 2,0.
Resp.: C

03) A vesícula biliar armazena a bile, responsável pela emulsificação das gorduras, facilitando sua digestão pelas lipases.
Com a obstrução do esfíncter de Oddi, as secreções da vesícula biliar e do pâncreas não chegarão ao duodeno. Como o pâncreas produz enzimas relacionadas com a digestão de proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos, estes grupos de compostos químicos terão a digestão prejudicada e, consequentemente, a absorção das unidades que os compõem.
Resp.: B

04) As proteínas têm a digestão iniciada no intestino delgado, por ação da pepsina. No duodeno (1ª porção do intestino delgado) continua a digestão de proteínas por ação da tripsina e da quimiotripsina, produzidas pelo pâncreas. Já no jejuno-íleo tem o término da digestão de proteínas por ação das aminopeptidases, presentes no suco entérico.
Resp.: A

05) A substância que iniciou a digestão na boca é amido (II é carboidrato); I é proteína (digestão iniciando no estômago) e III é lipídio (no duodeno há digestão de carboidratos, de lipídios e de proteínas).
Resp.: B

06) O colágeno é uma proteína que sofre digestão no intestino humano. Dessa forma, quando se ingere tal proteína ela será digerida e os  aminoácidos que a compõem serão usados na biossíntese de outras proteínas do indivíduo.
Resp.: E

07) Se o medicamento impede a ação de lipases, a digestão de gorduras será comprometida. Espera-se, assim, uma maior quantidade de gorduras nas fezes após a administração do medicamento.
Com relação aos triglicérides no sangue, esse valor deverá diminuir, uma vez que com a menor digestão de gorduras, haverá menor absorção de triglicérides.
Resp.: A

08) Os sais biliares atuam como detergentes, transformando a gordura em pequenas gotículas que formam uma emulsão com a água. A ação dos sais biliares, dessa forma, contribui para a ação das lipases.

09)
A) Falsa. As gorduras presentes no quimo estimulam o duodeno a produzir colecistocinina (pancreozimina), que atuará na vesícula biliar estimulando a liberação de bile.
B) A acidez do quimo estimula o duodeno a produzir secretina, que age no pâncreas estimulando a secretar suco pancreático (rico em bicarbonato) e sobre o fígado, estimulando-o a produzir bile.
C) Correta.
D) As proteases são: pepsina (produzida pelas células principais das glândulas estomacais), a tripsina e a quimiotripsina (ambas produzidas pelo pâncreas).
Resp.: C

10) Os ácidos nucleicos têm digestão no intestino delgado, onde atuam as polinucleotidases (presentes no suco entérico); logo, no gráfico está indicado pela letra S. As proteínas têm a digestão iniciada no estômago (enzima pepsina) e têm digestão continuada no intestino delgado (por ação das proteases pancreáticas). Já a celulose não sofre digestão no trato digestório humano.
Resp.: C

11) A pepsina é produzida pelo estômago, indicado por III.
Resp.: B

12) A estrutura cartilaginosa responsável pela obstrução da abertura da laringe, durante a deglutição, é a epiglote.
Resp.: A

13) Os ruminantes apresentam estômago dividido em 4 câmaras (rúmen, retículo, omaso e abomaso).
Resp.: D

14)
A) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.
B) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.

15)
Classe A – enzima: amilase salivar (ptialina) ou amilase pancreática (amilopsina); produto: maltose.
Classe B – enzima: tripsina, quimotripsina ou peptidases; produtos: peptídios e aminoácidos.
Classe C – enzima: lactase; produtos: glicose e galactose.
Classe D – enzima: lipase pancreática; produtos: di e monoacil gliceróis, ácidos graxos e glicerol.

16)
A) A primeira afirmativa sim, pois, o conteúdo estomacal é muito ácido e, assim, pode haver formação de feridas na mucosa duodenal pela ação do suco gástrico, rico em HCl.
A segunda afirmativa é falsa, pois, o conteúdo duodenal tem caráter básico, devido à presença de bicarbonato presente no suco pancreático que é lançado no duodeno.
B) A chegada do bolo alimentar ao estômago estimula a secreção de gastrina, hormônio produzido pela parede estomacal. Esse hormônio estimula a secreção de HCl pelo estômago, além de aumentar a motilidade gástrica.
A chegada de HCl ao intestino delgado o estimula a secretar o hormônio secretina, o qual estimula a secreção do suco pancreático, contendo bicarbonato. Além disso, inibe a motilidade estomacal.
A chegada de gorduras e peptonas no intestino delgado o estimula a produzir pancreozimina (colecistocinina). Esse hormônio estimula a liberação de enzimas pancreáticas e, também, estimula a liberação de bile pela vesícula biliar.
A presença de gorduras no duodeno também estimula a produção de enterogastronas (hormônio inibidor gástrico) pelo intestino delgado, hormônio que inibe a motilidade gástrica.