Biologia

Questões sobre Sucessão Ecológica

01) (UPF/2023) Sucessão ecológica é o processo gradual e ordenado de colonização de um ambiente por seres vivos, em que a
composição das comunidades se altera ao longo do tempo. Em relação a esse processo, é incorreto afirmar que:
A) A sucessão secundária ocorre em locais que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica, mas que sofreram modificações ocasionadas por fenômenos naturais ou pela ação antrópica.
B) A sucessão ecológica passa por três fases: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.
C) Na fase clímax, a comunidade atinge elevado número de espécies, apresenta grande quantidade de biomassa e os nichos ecológicos são ocupados.
D) Uma das diferenças entre sucessão ecológica primária e secundária é o tempo de duração da sucessão, que é mais rápido na primária do que na secundária.
E) Quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e eventos geológicos, o processo é denominado sucessão alogênica.

02) (UEMG/2018)  As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
A) Ao habitarem as rochas, as briófitas iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam como espécies-chave no ecossistema.
B) A comunidade formada pelas briófitas sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não pode sofrer alterações.
C) As briófitas são consideradas espécies secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das rochas.
D) O processo de sucessão que ocorre nas rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas pioneiras nesse habitat.

03) (FGV) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. considera-se que a comunidade chegou ao clímax quando
A) as teias alimentares, menos complexas, são substituídas por cadeias alimentares.
B) a produção primária bruta é igual ao consumo.
C) cessam a competição interespecífica e a competição intraespecífica.
D) a produção primária líquida é alta.
E) a biomassa vegetal iguala-se à biomassa dos consumidores.

Publicidade

04) (UFJF) As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é CORRETO afirmar que
A) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária.
B) após o estabelecimento dos líquens, ocorrerá a instalação de novas espécies.
C) a comunidade clímax será a primeira a se restabelecer.
D) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada.
E) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies.

05) (FATEC) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica. Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos:
A) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa.
B) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.
C) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.
D) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.
E) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

Publicidade

06) (UNIFESP) Analise a figura:

A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que
A) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.
B) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e líquens habitam a mesma área.
C) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores.
D) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica.
E) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes.

07)(Enem/2020) Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.

BLUM, C. T. Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná – versão 2008.
Disponível em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev. 2015.

Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,
A) aumento da incidência de luz solar.
B) diminuição da absorção de água.
C) estabilização da umidade.
D) elevação de temperatura.
E) liberação de oxigênio.

08) (UFJF – Pism/2018)  Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada.
Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:
A) secundária.
B) primária.
C) clímax.
D) disclímax.
E) ecótono.

09) (FACISB/2021)  A fotografia mostra um muro antigo construído com tijolos.

Nesse muro está em curso a sucessão ecológica
A) secundária, em uma superfície construída artificialmente e alterada pela comunidade intermediária que substituiu a comunidade pioneira.
B) secundária, em tijolos que foram fabricados com sedimentos de solos já colonizados por comunidades vegetais.
C) secundária, em que há formação de um solo raso e sobreposição de plantas que constituem a comunidade intermediária.
D) primária, em que há colonização da superfície por fungos, algas e vegetais que constituem a comunidade pioneira.
E) primária, iniciada pela comunidade clímax e sobre um substrato anteriormente ocupado pela comunidade pioneira

10) (UEL) Assinale a alternativa que aponta corretamente os indícios de que a sucessão ecológica chegou a um estágio de “clímax”:
A) Cessam completamente as mudanças na biomassa. A riqueza de espécies atinge um patamar e permanece constante por centenas de milhares de anos.
B) As proporções da abundância total representadas por cada espécie assumem um valor fixo e cessam as mudanças em tempo geológico.
C) As mudanças em todas as propriedades básicas do ecossistema cessam completamente.
D) Passa a ser impossível detectar mudanças, por exemplo, na composição de espécies, após poucos anos.
E) As únicas mudanças que continuam são a especiação e a evolução..

11) Gigante da Guerra Fria é afundado e vira recife artificial
(…) A embarcação agora descansa a 43 m de profundidade em uma região a 11 km da costa de Key West, na Flórida. O objetivo é criar um recife artificial para servir como perfeito ecossistema para diversas espécies de peixes e estimular o turismo.
(https://www.terra.com.br/byte/ciencia/gigante-da-guerra-fria-e-afundado-e-vira-recife-artificial,23f91557419ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html)

Em um ecossistema marinho, os organismos são classificados em três comunidades, de acordo com o tipo de relação que mantém com o habitat que ocupam, sendo chamados de organismos planctônicos, bentônicos e nectônicos.
No caso da situação citada acima, a colonização iniciar-se-á com
A) os bentos, que se fixarão à estrutura do navio.
B) o nécton, que cobrirá a estrutura externa.
C) o plâncton, que garantirá a produção de matéria orgânica.
D) o nécton, que irá se fixar nos microhabitats internos.

Questões Abertas sobre Sucessão Ecológica

01) (UNESP) Uma ilha situada a 20 km de distância do continente, após a explosão de um vulcão, foi coberta por uma camada espessa de cinza quente e nenhuma planta ou animal sobreviveu. Alguns anos após, observou-se a presença de líquens seguidos de outras plantas. Posteriormente, foi possível verificar também a presença de pequeno animais e, tempos mais tarde, a presença de animais de maior porte. Após várias décadas, a ilha estava coberta por uma floresta jovem, mas densa.
pergunta-se:
A) como se chama o fenômeno ecológico ocorrido a ilha, a partir da erupção vulcânica?

B) Por que, no processo de reorganização das comunidades na ilha, os organismo heterótrofos não poderiam ter sido os pioneiros?

02) (UFMG) Entre os vários sistemas de tratamento de esgoto, o mais econômico são as lagoas de oxidação. Essas lagoas são reservatórios especiais de esgoto, que propiciam às bactérias suprimento adequado de oxigênio para que elas promovam, com eficiência, o consumo da matéria orgânica.
Observe o esquema simplificado de uma lagoa de oxidação.

Com base nessa afirmação, faça o que se pede.
1. ESCREVA uma equação que represente um processo biológico utilizado pelas bactérias, nesse sistema, para consumir a matéria orgânica, utilizando oxigênio.
2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias. EXPLIQUE essa afirmativa.
3. CITE dois possíveis predadores de bactérias que ocorrem nesse sistema.
Predador 1:
Predador 2:
4. PREENCHA o quadro abaixo, identificando, entre os parâmetros dados, aqueles que caracterizam o início da sucessão ecológica em um ambiente terrestre após uma queimada e o sistema de tratamento de esgoto da lagoa de oxidação.

Parâmetros Ambiente terrestre após uma queimada Lagoa de oxidação
Organismos colonizadores (autótrofos/ heterótrofos)
Biomassa (alta taxa/ baixa taxa)
Respiração (alta taxa/ baixa taxa)

5. Os gráficos (hipotéticos) apresentam a densidade das espécies A, B, C , D e E nos pontos I e II da lagoa de oxidação.

CITE a espécie (A, B, C, D ou E) que poderia ser escolhida como indicadora de poluição por esgoto. JUSTIFIQUE sua resposta.
Espécie:
Justificativa:

Gabarito das Questões sobre Sucessão Ecológica

01) A sucessão primária é aquela que se inicia em um ambiente nunca colonizado, portanto, muito inóspito e chega até 1000 anos para atingir o estágio clímax.
Já a sucessão secundária, como se inicia em um ambiente com melhores condições à presença de vida, atinge o clímax com um tempo bem menor (em torno de 100 anos).
Resp.: D

02) Ao colonizar uma estrutura rochosa, as briófitas atuam como organismos pioneiros em uma sucessão ecológica do tipo primária.
Resp.: D

03) Em uma comunidade clímax a variação de espécies é praticamente nula, uma vez que se trata de uma comunidade muito estável. Neste tipo de comunidade a produtividade primária líquida é praticamente nula, uma vez que a taxa fotossintética e a taxa respiratória são praticamente iguais.
Resp.: B

04) Após uma queimada, ocorre uma sucessão secundária, que se inicia com o aparecimento de gramíneas, por exemplo. A chegada dessas espécies pioneiras melhora as condições físico-químicas do ambiente, favorecendo a instalação de novas espécies.
Resp.: E

05) A instalação de novas espécies provoca modificações no microclima e o surgimento de novos nichos, o que acarreta em mais aumento da biodiversidade e, consequentemente, da biomassa.
Resp.: B

06)
A) Falsa. Na fase 2 tem-se a ecese (comunidade formada por espécies pioneiras).
B) Falsa. Em 4 há uma maior densidade populacional de capins, o que implicará em maior competição entre eles.
C) Falsa. Nos pampas gaúchos o estágio clímax é atingido com as gramíneas.
D) Falsa. Os primeiros animais surgem ao longo do processo sucessional.
E) Verdadeira.

07) A instalação de espécies pioneiras protege o solo da incidência direta da luz solar e, a presença de matéria orgânica no solo, reduz a perda excessiva de água, deixando o solo mais úmido.
Resp.: C

08) A sucessão que se inicia em uma área já que foi colonizada, como uma área de cultivo abandonada, é chamada de sucessão secundária.
Resp.: A

09) A sucessão que ocorre é do tipo primária (instalação de espécies em ambiente nunca colonizado) e inicia-se com a chegada de espécies pioneiras como, por exemplo, líquens, musgos e até fungos (devido à presença de matéria orgânica que pode acumular com o tempo).
Resp.: D

10) Uma comunidade clímax tem como característica a baixíssima (ou nenhuma) substituição de espécies, o que dificulta a percepção de variações biológicas durante vários anos. Desconsidera-se, aqui, a ocorrência de grandes perturbações no ambiente como, por exemplo, grandes queimadas.
Resp.: D

11) No caso citado tem-se uma sucessão que será iniciada com a instalação de orgânicos bentônicos, que se fixarão à estrutura do navio.  Trata-se de uma sucessão primária.
Resp.: A

Resolução das Questões Discursivas:

01) 
a) Sucessão ecológica.
b) Porque não havia nenhum tipo de alimento para eles.

02)
1. C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + ATP
2. No processo de decomposição, as bactérias liberam sais e gás carbônico para o meio, disponibilizando esses recursos para as algas, enquanto essas, com a realização da fotossíntese, disponibilizam para as bactérias o oxigênio essencial para que elas façam a decomposição da matéria orgânica do esgoto.
3.
Predador 1: protozoários
Predador 2: microcrustáceos
4.

Parâmetros Ambiente terrestre após uma queimada Lagoa de oxidação
Organismos colonizadores (autótrofos/ heterótrofos) Autótrofos (predomina produtores) Heterótrofos (predomina consumidores)
Biomassa (alta taxa/ baixa taxa) Baixa (a quantidade de matéria orgânica inicial é pequena) Alta (a matéria orgânica disponível é alta)
Respiração (alta taxa/ baixa taxa) Baixa (devido à pequena quantidade de matéria orgânica disponível) Alta (devido à alta taxa de matéria orgânica)

5. Espécie: Espécie B
Justificativa: Foi a única espécie que sofreu alteração de freqüência de ocorrência entre os ambientes onde ocorre lançamento de esgoto e o ambiente onde a água se encontra depurada.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *