Biologia

Vacina da Dengue: Conheça e prepare-se para o Enem

A vacina da dengue, chamada de Qdenga, é uma vacina que contém quatro versões enfraquecidas dos vírus que causam a dengue.

Esses vírus são chamados de sorotipos 1, 2, 3 e 4. Quando a vacina é aplicada, o nosso sistema imunológico reconhece esses vírus como invasores e produz anticorpos para combatê-los. Assim, se a pessoa for picada por um mosquito infectado com algum desses sorotipos, ela já terá defesas para evitar a doença ou ter uma forma mais leve dela.

Doses

A vacina da dengue é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Ela é indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade, que já tiveram ou não dengue antes. Porém, ela não é recomendada para gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência ou que usam medicamentos que afetam o sistema imune.

Publicidade

Eficácia da vacina

A vacina da dengue tem uma eficácia de 80,2% contra a dengue sintomática, ou seja, aquela que causa febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas na pele e outros sintomas. Ela também reduz em 95,4% o risco de hospitalização por dengue grave, que pode levar à morte.

Aprovação pela Anvisa

A vacina da dengue foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e está disponível na rede privada desde julho do mesmo ano.

Publicidade

Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde incorporou a vacina ao SUS, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. A vacinação pelo SUS será feita de forma gradual e priorizando as regiões com maior incidência de dengue no país.

A vacina da dengue é uma ferramenta importante para prevenir e controlar a doença, que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Porém, ela não substitui as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika, chikungunya e febre amarela.

Por isso, é essencial eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como água parada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes, e usar repelente e roupas que cubram a pele.

Vacina da Dengue e Enem

A vacina da dengue é um tema atual e relevante para o Enem, pois envolve aspectos de saúde, ciência, tecnologia e sociedade.

A vacina pode ser cobrada de diferentes formas no exame, dependendo da área de conhecimento e da competência avaliada. Veja alguns exemplos de como a vacina da dengue pode ser abordada no Enem:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a vacina da dengue pode ser relacionada aos conteúdos de biologia, como o sistema imunológico, os vírus, as doenças infecciosas e a biotecnologia. Uma questão possível seria sobre o mecanismo de ação da vacina, que contém vírus vivos atenuados, e como ela estimula a produção de anticorpos específicos para cada sorotipo da dengue. Outra questão possível seria sobre os benefícios e os riscos da vacina, considerando a eficácia, a segurança, as contraindicações e os efeitos adversos.

 

  • Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a vacina da dengue pode ser relacionada aos conteúdos de geografia, história, sociologia e filosofia, como a distribuição espacial da dengue no Brasil e no mundo, os fatores históricos e sociais que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, as políticas públicas de prevenção e controle da doença, e as questões éticas e culturais envolvidas na vacinação. Uma questão possível seria sobre a importância da vacina da dengue para a redução das desigualdades regionais e sociais em saúde, considerando os dados epidemiológicos e as prioridades do SUS. Outra questão possível seria sobre os desafios para a adesão da população à vacina da dengue, considerando os aspectos educacionais, comunicacionais e comportamentais.

 

  • Na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a vacina da dengue pode ser relacionada aos conteúdos de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura, artes e educação física, como a interpretação e a produção de textos de diferentes gêneros e modalidades sobre o tema, a comparação e a análise de discursos de diferentes fontes e perspectivas sobre o tema, a identificação e a apreciação de obras literárias e artísticas que abordem o tema, e a compreensão e a valorização da saúde como um direito humano e um bem coletivo. Uma questão possível seria sobre a análise crítica de um texto informativo sobre a vacina da dengue, avaliando a coerência, a coesão, a argumentação e a veracidade das informações. Outra questão possível seria sobre a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre a vacina da dengue, defendendo um ponto de vista e propondo uma intervenção social sobre o tema.

 

  • Na área de Matemática e suas Tecnologias, a vacina da dengue pode ser relacionada aos conteúdos de aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, como o cálculo e a interpretação de medidas de tendência central, dispersão, frequência e correlação de dados sobre a dengue e a vacinação, a construção e a análise de gráficos, tabelas e infográficos sobre o tema, a resolução de problemas envolvendo razões, proporções, porcentagens e regras de três sobre o tema, e a aplicação de conceitos de probabilidade e combinação para estimar a ocorrência de eventos relacionados ao tema. Uma questão possível seria sobre o cálculo da eficácia da vacina da dengue, considerando os dados de incidência e de vacinação da população. Outra questão possível seria sobre a construção de um gráfico de barras que compare a distribuição da dengue por região do Brasil antes e depois da vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *