Datas Comemorativas

Páscoa: Preparação para Enem e Vestibulares

Confira informações sobre a Páscoa, sua origem, seus símbolos, sua relação com o Enem e como se preparar da melhor forma possível para o Exame Nacional do Ensino Médio.

A Páscoa é uma festa religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua morte na cruz. Ela é considerada a principal celebração do cristianismo, pois expressa a fé na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

Origem

A Páscoa também tem origem na tradição judaica, que comemora a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, na festa chamada Pesach (que significa passagem).

Publicidade

Acredita-se que a crucificação e a ressurreição de Jesus ocorreram durante a celebração do Pesach, por isso os cristãos adotaram essa data como a Páscoa.

Data da Páscoa

A Páscoa é uma festa móvel, ou seja, não tem uma data fixa no calendário. Ela é determinada pelo ciclo lunar, sendo celebrada no primeiro domingo após a lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera (no hemisfério norte) ou de outono (no hemisfério sul). Isso significa que a Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Publicidade

A Páscoa é precedida por um período de preparação chamado Quaresma, que dura 40 dias e simboliza o tempo que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado pelo diabo.

Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a fazer penitências, orações e obras de caridade, como forma de se arrepender dos pecados e se aproximar de Deus.

A Quaresma termina na Semana Santa, que relembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, desde sua entrada triunfal em Jerusalém até sua morte e ressurreição.

Símbolos da Páscoa

A Páscoa tem vários símbolos que representam seu significado e sua história. Alguns deles são:

  • A cruz: é o símbolo do sacrifício de Jesus, que morreu para salvar a humanidade. A cruz também representa a esperança na ressurreição, pois foi nela que Jesus venceu a morte.
  • O cordeiro: é o símbolo do Pesach judaico, pois lembra o animal que era sacrificado e cujo sangue era usado para marcar as portas das casas dos hebreus, protegendo-os da décima praga enviada por Deus ao Egito. O cordeiro também é o símbolo de Jesus, que é chamado de Cordeiro de Deus, pois se ofereceu como vítima inocente para expiar os pecados do mundo.
  • O pão e o vinho: são os símbolos da Eucaristia, o sacramento instituído por Jesus na Última Ceia, quando ele partiu o pão e o vinho e os distribuiu aos seus discípulos, dizendo que eram seu corpo e seu sangue. O pão e o vinho também simbolizam a aliança de Deus com seu povo, renovada por Jesus.
  • O fogo e a luz: são os símbolos da presença de Deus, que guiou os hebreus na travessia do deserto com uma coluna de fogo e que ressuscitou Jesus das trevas do sepulcro. O fogo e a luz também representam o Espírito Santo, que ilumina e aquece os corações dos fiéis.
  • A água: é o símbolo do batismo, o sacramento que marca a adesão à fé cristã e a participação na morte e na ressurreição de Cristo. A água também simboliza a purificação, a vida e a graça de Deus.
  • O ovo: é o símbolo da vida nova que surge da morte, assim como o pintinho que sai da casca. O ovo também simboliza a fertilidade e a abundância. Na antiguidade, os ovos eram pintados e trocados como presentes na primavera, época em que a natureza se renova. Os cristãos incorporaram esse costume à Páscoa, usando ovos para celebrar a ressurreição de Cristo.
  • O coelho: é o símbolo da fecundidade e da reprodução, pois é um animal que tem muitos filhotes. O coelho também está associado à primavera, pois é um dos primeiros animais a sair da toca após o inverno. O coelho da Páscoa é uma tradição popular que surgiu na Europa, onde se acreditava que esse animal trazia os ovos para as crianças.

Como a Páscoa pode ser cobrada no Enem

A Páscoa é uma festa que pode ser cobrada no Enem de diversas formas, tanto na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, quanto na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Algumas possibilidades de abordagem são:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • A análise de textos literários, artísticos ou midiáticos que retratem a Páscoa ou seus símbolos, explorando seus aspectos estéticos, culturais e ideológicos.
  • A comparação entre as diferentes formas de celebração da Páscoa nas diversas tradições religiosas e culturais, destacando suas semelhanças e diferenças, suas origens e seus significados.
  • A reflexão sobre os valores e os ensinamentos que a Páscoa transmite, como a fé, a esperança, a solidariedade, o perdão, a paz, a justiça e o amor.
  • A contextualização histórica e social da Páscoa, relacionando-a com os acontecimentos e os conflitos que marcaram a trajetória do povo hebreu e do cristianismo, bem como com os desafios e as questões da atualidade.
  • A discussão sobre os aspectos éticos e morais da Páscoa, considerando as implicações da crença na ressurreição de Cristo para a conduta humana, a dignidade da vida, os direitos humanos e a cidadania.
  • A problematização sobre os aspectos econômicos e consumistas da Páscoa, analisando como a indústria e o comércio se apropriam dos símbolos e dos rituais pascais para estimular o consumo e gerar lucro, e quais são as consequências disso para a sociedade e para o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *