DicasNoticias

Dicas para estudantes escolherem o apartamento ideal

A expectativa para o início de uma nova etapa na vida gera certa euforia nos estudantes. O apartamento que será a próxima moradia, longe da família, reserva espaço para muitas histórias, as quais serão lembradas para sempre.

Os pais também ficam empolgados, afinal de contas, os filhos estão saindo de casa para buscar conhecimento e construir suas próprias vidas. E como é uma fase muito importante, escolher o imóvel exige paciência, pesquisas e avaliações financeiras.

Para ajudar os estudantes e seus pais nessa missão, elaboramos um texto com os conselhos valiosos. Seja uma casa em Florianópolis para morar sozinho ou um apartamento com mais moradores, as informações a seguir são decisivas. Leia!

Publicidade

Pesquise

Os anúncios de aluguel e venda de imóveis para estudantes tornam-se frequentes no início de cada semestre. Eles estão na internet, no outdoor pela estrada à universidade e em mais lugares. Nas escolas e universidades, os murais costumam ficar abarrotados de alternativas para moradia.

Por isso, não há motivo para fechar negócio logo no primeiro apartamento. Faça pesquisas, visite os imóveis, troque informações com outros pais e estudantes que já moram pelas redondezas. Além disso, lembre-se de saber mais sobre as imobiliárias da região.

Publicidade

É muito melhor “gastar” um tempo maior agora, do que escolher por impulso e gerar tremendas dores de cabeça em decorrência do imóvel, das perdas financeiras ou com uma mudança de lar em plena semana de provas.

Analise o valor do aluguel

Lembre-se: aluguel e condomínio, ok? Avalie a situação financeira da família, se o estudante terá tempo para arrumar um emprego ou deverá se dedicar integralmente aos estudos e, saiba quanto poderá pagar pelo aluguel.

Definido o valor que poderá ser investido mensalmente, sem que isso comprometa a renda familiar, é hora de determinar quais imóveis se encaixam no orçamento, considerando localização, cômodos, entre outros fatores que você conhecerá na sequência. Continue lendo!

Prefira uma localização próxima à universidade

Parece um conselho óbvio, contudo, tem gente que escolhe apartamento longe da faculdade, levando em conta apenas o valor do aluguel. Esquecem que o deslocamento diário tem custos e o tempo até chegar ao destino, ida e volta, é precioso. Ficar perto facilita, ainda, as atividades dos estudantes.

Nos casos em que o aluguel perto da universidade é muito caro e não cabe no orçamento, busque alternativas que ofereçam pontos de ônibus e metro próximos. Comércio e prestadores de serviços aos arredores também valem a sua atenção.

Faça visitas

Mesmo que a internet seja nossa parceira, antes de concluir o negócio, faça ao menos uma visita ao imóvel. Se possível, mais de uma, em horários e dias diferentes. A movimentação de pessoas, o trânsito e o barulho podem não ser os mesmos na segunda-feira e no final de semana.

Observe as condições do prédio, desde a fachada até as partes internas. Olhe as instalações elétricas, estado do piso e das paredes, as fechaduras das portas etc. E não esqueça de perguntas sobre a incidência de luz solar.

Dica: durante as visitas, procure conversar com os moradores. Questione sobre como é morar no prédio.

Considere dividir o aluguel

É comum que estudantes dividam o mesmo apartamento, ou vivam nas chamadas repúblicas. Isso tem as suas vantagens, como dividir o valor do aluguel, as tarefas do lar, além das novas amizades.

No entanto, procure saber mais sobre o perfil das pessoas que poderão morar com você, nem sempre as personalidades se completam, não é mesmo?

Agora é com você! Depois de ler os nossos conselhos, a escolha fica mais segura. Buscar apartamento à venda em Florianópolis ou alugar, nessa etapa da vida, é um desafio, mas pode ser um prazer, no caso de o resultado ser positivo.

Os conselhos foram úteis para você? Continue acompanhando nossos artigos sobre o mercado imobiliário.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *