InformáticaNoticias

O que é e para que serve o Linux

Ao lado do Windows e OS X, o Linux é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo. Sua fama é de ser mais utilizado por servidores do que por usuários finais. Por isso, essa fama faz com que ele seja conhecido como um sistema mais difícil para aqueles que não entendem muito de informática. Mas é claro que isso não procede. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre o Linux se você está pensando em obtê-lo.

O que é Linux

Primeiramente é importante saber o que é Linux. Ele é um sistema operacional, assim como o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. Ele é baseado no Unix e foi criado para desktops, mas também é utilizado em smartphones, tablets e outros dispositivos, como, por exemplo, caixas bancários.

Preciso pagar para obter uma versão atualizada do Linux?

Não, as distribuições costumam ser disponibilizadas de forma gratuita nos sites das mantenedoras. No site Linux.com você encontra uma seção com links para o download de mais de 80 versões. Antes de serem instaladas elas devem ser gravadas em um DVD. Elas costumam estar em arquivos ISO.

Publicidade

O Linux possui diversos tipos de distros e cada um deles possui um sistema de atualização diferente e recomenda-se que ele seja utilizado depois da instalação e assim garantir que outras versões mais novas sejam instaladas. Quando o sistema recebe uma atualização maior ou depois de algum tempo, o arquivo pode ser atualizado. Não há a necessidade de reinstalar o Linux, basta consegui-las no atualizador.

O que temos que levar em conta antes de escolher o Linux?

Uma coisa muito importante que todos devem saber é que as distros de Linux contam com públicos-alvo diferentes um dos outros e por isso é interessante avisar quais as características de cada uma delas antes da escolha. Os novatos podem optar pelo Ubuntu, pois ele foi desenhado para ser mais fácil e com uma configuração que não conta com a necessidade de enfrentar telas de texto. Já para aqueles mais avançados, o ideal é ter o Slackware, uma distro mais antiga que ainda é mantida, serve para aqueles mais acostumados a programar ou digitar comandos em um prompt.

Publicidade

Quais são os benefícios do Linux?

Um dos principais benefícios do Linux é o fato dele ser desenvolvido para funcionar em qualquer computador, mesmo que ele seja antigo. O legal é que mesmo que você tenha um computador com 15 anos, ele contará com um sistema operacional atualizado, claro que não será tão rápido quanto um computador novo, mas já é um grande avanço.

Como instalar o Linux?

Se você decidiu ter o sistema, basta baixar o arquivo ISO que contém a distribuição escolhida e assim gravar a mídia em um disco para que ele seja rodado em um computador. Desse modo, o sistema será inicializado por um DVD e assim começará a ser instalado. Existem alguns distros que permitem que o Linux seja utilizado sem instalação, que é o caso do Ubuntu, fazendo com que o usuário o experimente sem que o computador seja comprometido.

Vale a pena fazer um curso Linux?

Sim, vale muito a pena fazer um curso Linux e por motivos muito bons. Um deles é que com um curso você terá mais conhecimento técnico sobre o sistema, mais do que por conhecimento próprio. Fora que com cursos você pode contar com certificados o que pode adicionar bastante conhecimento ao seu currículo. Nossa dica é procurar aqueles cursos que contam com excelência de ensino.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *