EnemNoticias

Inep divulga Gabarito Oficial do Enem 2020

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, os cadernos de prova e os gabaritos oficiais do Enem Impresso 2020. Os exames foram aplicados nos dias 17 e 24 deste mês.

Segundo a organização do Enem, os participantes não podem entrar com recurso contra os gabaritos divulgados.

 

A previsão, conforme o Inep, é que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia 29 de março. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.

Publicidade

Enem impresso 2020

As provas do primeiro dia do Enem 2020 foram compostas por uma redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“. O assunto agradou professores, os quais comentaram o que os estudantes poderiam ter abordado ao longo do texto.

Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No geral, as questões foram consideradas de fácil a média dificuldade por professores, que destacaram que temas polêmicos foram evitados.

Publicidade

No segundo dia do Enem 2020, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza. Professores destacaram que as provas cobraram o “arroz com feijão” dos participantes, não tendo nenhuma questão referente a pandemia e ao coronavírus.

O segundo dia de provas registrou mais ausentes que o primeiro. Dos mais de 5 milhões de inscritos no Enem 2020, 55,3% faltaram registrando o maior índice de abstenção da história do exame educacional.

Reaplicação do Enem

Estudantes que foram diagnosticados com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa durante o período de aplicação do exame educacional e não compareceram às provas e participantes que foram prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação do Enem 2020 até a próxima sexta-feira (29).

Quem tiver o pedido aceito poderá fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Inscritos do Amazonas que não puderam fazer o exame pela situação crítica da pandemia no estado também farão o Enem nessas datas.

Enem Digital 2020

As provas do Enem Digital 2020 começam a ser aplicadas no próximo domingo, 31 de janeiro, em 104 cidades brasileiras, menos em municípios do Amazonas. Os exames digitais continuam a ser realizados no domingo 7 de fevereiro. Estima-se que 96.086 pessoas façam os testes.

Os participantes farão as provas em um computador, mas o conteúdo cobrado será o mesmo que o Enem tradicional. Somente a redação será impressa e os jovens deverão realizá-la à mão.

Veja abaixo a distribuição das questões do Enem Digital 2020

  • 31/01: redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
  • 07/02: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

Conforme o Inep, durante a aplicação das provas os participantes deverão seguir todas as orientações para evitar a contaminação do coronavírus, tais como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, salas especiais, entre outras.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *