BiologiaVestibular

Questões comentadas sobre Algas

01) (FADIP/2021 – Medicina)  A forma mais comum e talvez mais antiga de poluir as águas seja através de lançamento de dejetos humanos e de animais domésticos nos rios, lagos e mares, podendo causar um fenômeno conhecido por eutrofização. A eutrofização em ambiente marinho pode ocasionar a maré vermelha, devido à multiplicação de certas espécies de proctistas fotossintetizantes que confere o tom vermelho à água. Essas espécies são conhecidas por:
A) Carofíceas
B) Euglenoides
C) Diatomáceas.
D) Dinoflagelados.

02) (UEPG/2020)  As algas são organismos uni ou pluricelulares que vivem em ambientes de água doce ou salgada e em ambientes
úmidos, onde produzem pigmentos e substâncias de reserva por meio da fotossíntese. Sobre as algas, assinale o que for correto.
01) Algas pertencentes ao filo Euglenophyta (euglenóides) são unicelulares, produzem clorofilas a e b; carotenoides e xantofilas como pigmentos fotossintetizantes e paramilo como substância de reserva.
02) Algumas algas filo Dinophyta (dinoflagelados) são responsáveis por produzir substâncias tóxicas, formando extensas manchas de coloração avermelhada ou amarelada na superfície do mar, o que causa elevada mortalidade de organismos aquáticos, por exemplo, peixes e animais filtradores como ostras e outros bivalves.
04) Diversas espécies de algas são apreciadas na alimentação humana, como é o caso da Porphyra sp., amplamente utilizada na confecção do nori, para preparo do sushi, prato típico da culinária japonesa.
08) As algas uni e pluricelulares apresentam reprodução exclusivamente do tipo sexuada, por meio da divisão binária ou bipartição.
16) Algas do filo Chlorophyta (clorofíceas) são encontradas, frequentemente, em ambientes terrestres e possuem como característica marcante, pigmentos fotossintetizantes de coloração preta.

03) (Facig/2017 – Medicina) Algas de um grupo bem diversificado, as rodofíceas são em sua maioria multicelulares. São abundantes nos mares tropicais, mas podendo ocorrer em água doce e em superfícies úmidas, como troncos de árvores em florestas. Elas apresentam ficoeritrina e ficocianina, pigmentos que são responsáveis por esses organismos serem conhecidos também como algas:

Publicidade

A) pardas.
B) verdes.
C) douradas.
D) vermelhas

04) (UDESC/2019) A floresta de kelps é composta por grandes concentração de algas pardas chamadas kelps gigantes, cujas longas lâminas crescem em linha reta até a superfície. Essas florestas são um dos ecossistemas de maior biodiversidade encontrados em águas marinhas, e ajudam a reduzir a erosão da costa.
MILLER, G. Tyler; SPOOLMAN, Scott E. Ecologia e sustentabilidade. São Paulo: Cengage Leaming, 2012, p.111. [adaptado]

Publicidade

O ciclo de vida da Kelp gigante, esquematizado no Quadro 1, apresenta uma alternância de geração, como na maioria das algas pardas.

Assinale a alternativa correta em relação ao esquema do ciclo de vida da Kelp gigante Laminaria, mostrado no Quadro 1.

A) Os gametófitos masculino e feminino fazem a meiose para formar gametas anterozoide e oosfera, respectivamente.
B) Os anterozoides podem atingir a oosfera por meio dos polinizadores ou pelo ar.
C) O número 1 representa a meiose, e os números 2 e 4, a mitose.
D) A alternância de gerações é isomórfica, ou seja, os gametófitos e o esporófito são similares em tamanho e aparência.
E) O zigoto resultante da fecundação, a qual está representada pelo número 3, permanece preso ao gametófito masculino.

05) (Fupac/2014) Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney . Disponível em: https://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.

Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que
A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney .
B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.
C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.
D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.
E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

06) (Enem) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

07) (FEPAR/2016) Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon desenvolveu uma variedade de alga rodófita cheia de proteína e nutrientes, com um diferencial delicioso: ela tem sabor de bacon. A nova cepa de Palmaria palmata é uma variação que cresce nas costas do Pacífico e do Atlântico e é vendida seca, como um suplemento nutricional. É um superalimento, com o dobro de valor nutricional da couve – muito rica em minerais (cálcio, ferro, potássio, iodo) e vitaminas (A, B, C e E), além de 16% de proteína em peso seco, segundo os pesquisadores. “Se fritar, fica com gosto de bacon, não de alga. E é um gosto bem forte.” A nova cepa, cuja aparência lembra folhas vermelhas de alface, já está sendo testada na forma de farinha para confecção de biscoitos, massas e salgadinhos.

(Adaptado do disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/. Acesso em: 20 jul. 2015)

Julgue as afirmativas que se seguem.
A) ( ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carreginina.
B ) ( ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto.
C) ( ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos.
D) ( ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2.
E) ( ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”.

08) (UECE/2016.2) Analise as afirmações abaixo.
I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.
II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.
III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

09) (UECE/2016) Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto –são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.

As descrições acima correspondem, respectivamente, às
A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.
B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.
C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.
D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

10) (UDESC) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.
II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.
III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.
IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras

11) (CESMAC/2019) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:
A) serem organismos procariontes unicelulares.
B) habitarem a água doce e locomoverem-se por flagelos.
C) possuírem vacúolo contrátil que elimina o excesso de água.
D) apresentarem nutrição autotrófica e heterotrófica.
E) fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.

12) (FAGOC/2018-2 – Medicina)  Em relação à importância econômica de certas algas, bactérias e fungos, faça a associação correta entre os produtos oriundos da utilização controlada pelo homem destes organismos com os mesmos.
( ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
( ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
( ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
( ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
( ) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
( ) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
1. Alga.
2. Bactéria.
3. Fungo.
A sequência está correta em
A) 1, 3, 2, 2, 1, 3.
B) 3, 2, 2, 1, 3, 1.
C) 1, 3, 3, 2, 2, 1.
D) 2, 1, 1, 3, 3, 2.

Gabarito das Questões sobre Algas

01) As principais algas envolvidas com o fenômeno da maré vermelha pertencem ao grupo dos dinoflagelados, também conhecidos como pirrófitas. Essas algas apresentam o pigmento peridinina, responsável pela coloração avermelhada quando ocorre uma superpopulação.
Resp.: D

02) Estão incorretos os itens 08 e 16.
08) A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada.
16) Nas clorofíceas há predomínio de clorofilas e de carotenoides, pigmentos que apresentam coloração verde e amarelo/alaranjada.
Soma dos itens corretos: 07 (01 + 02 + 04)

03) A presença de ficoeritrina confere às algas citadas no texto a coloração avermelhada; daí, algas vermelhas.
Resp.: D

04) Analisando cada alternativa:
A) Falsa. Os gametófitos são haploides; logo, a produção de gametas é por mitose.
B) Falsa. Os anterozoides atingem a oosfera com auxílio da água.
C) Verdadeira. Neste ciclo tem-se uma meiose espórica.
D) Falsa. Esporófitos e gametófitos são diferentes (alternância de gerações heteromórfica).
E) Falsa. A figura mostra que o zigoto se desenvolve em um esporófito.
Resp.: C

05) O fenômeno da maré vermelha é decorrente da proliferação exagerada de algas unicelulares conhecidas como pirrófitas ou dinoflagelados. Devido à presença de peridinina, um pigmento de coloração vermelha, a área intensamente povoada por essas algas adquire o tom avermelhado.
Resp.: E

06) As algas são seres autótrofos e, durante a fotossíntese, retiram gás carbônico do meio e eliminam o gás oxigênio; nesse processo, ocorre produção de matéria orgânica (biomassa). Os resíduos nitrogenados liberados pelos animais são utilizados pelas algas para a biossíntese de moléculas nitrogenadas como, por exemplo, aminoácidos.
Resp.: D

07) A) Verdadeira. Ágar e carragenina são bastante usados na indústria farmacêutica e alimentícia.
B) Verdadeira, devido ao alto teor (respectivamente) de iodo, ferro e vitamina C.
C) Verdadeira, devido ao alto teor de proteína.
D) Falsa. Na fotólise da água ocorre liberação de O2.
E) Falsa. O fenômeno da maré vermelha deve-se à proliferação de algas pirrófitas

08) I. Falso. As algas estão incluídas no Reino Protista.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira. Um bom exemplo é a maré vermelha
Resp.: B

09) I. Euglenófitas.
II. A carapaça silicosa é uma característica das diatomáceas (bacilariófilas).
III. O fenômeno da bioluminescência é bastante comum em algas do gênero Noctiluca (“luz da noite”), pertencente ao grupo das pirrófitas (dinoflagelados = dois flagelos).
Resp.: B

10) I. Verdadeira
II. Falsa. As algas são avasculares.
III. Verdadeira.
IV. Falsa. A coloração vermelha é devido à ficoeritrina
Resp.: C

11) As cianobactérias são organismos procariotos (portanto não possuem organelas membranosas), enquanto os euglenoides são eucariotos unicelulares. Dentre as características citadas, a capacidade de fixar CO2 e de liberar O2 para a atmosfera, é comum aos dois grupos. Cabe ressaltar que os euglenoides são muito versáteis no quesito nutrição; quando em ambiente iluminado, realizam a fotossíntese; no escuro, podem ingerir partículas alimentares por fagocitose.
Resp.: E

12) (Fungo ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
(Bactérias ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
(  Bactérias ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
( Algas ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
(  Fungos) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
(  Algas) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *