Questões sobre Citoplasma


O citoplasma compreende tudo aquilo que se encontra entre a membrana plasmática e o envelope nuclear, constituindo a região onde ocorre a maior parte das reações celulares. É constituído pelo citosol,  citoesqueleto, ribossomos e organelas membranosas.

É um assunto com alta incidência em provas vestibulares. É interessante que o vestibulando atente-se ao estudo do citoesqueleto e sua composição (microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários), pois, atualmente várias questões envolvendo esse tópico apareceram em provas de vestibulares. Organizamos, inclusive, um material somente com questões sobre citoesqueleto.

É importante focar estudo nas organelas e suas funções, pois, são elas que garantem a vida da célula e, por consequência, do organismo. Daí, a grande incidência em provas. As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas que merecem atenção especial e, por isso, deixamo-nas para os assuntos de respiração e fotossíntese, respectivamente.

Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!

01) (IFPE/2018)  Na doença de Alzheimer, as alterações na proteína “tau” levam à desintegração dos “microtúbulos” existentes nas células do cérebro, destruindo o sistema de transporte dos neurônios, ou seja, inicialmente provoca disfunções na comunicação bioquímica entre os neurônios e, numa fase posterior, a morte destas células.
Na divisão celular os “microtúbulos” são responsáveis

A) pela organização do fuso mitótico.
B) pela contratação muscular.
C) pela atividade de endocitose.
D) pela atividade de exocitose.
E) pelo estrangulamento dá célula na citocinese.

01)  (PISM-UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células.

Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele
A) está envolvido no movimento dos espermatozoides.
B) participa do processo de contração muscular.
C) apresenta centríolos como um dos seus componentes.
D) tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.
E) participa da adesão entre células.

03) (UFF) A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.

Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.

A) colágeno e mineralocorticóide
B) insulina e prolactina
C) estrógeno e glucagon
D) colágeno e testosterona
E) colágeno e fibronectina

04) (UNIFAL)  São poucas as células que realizam o transporte de substâncias por meio da fagocitose. As amebas (protozoários), por exemplo, utilizam esse processo em sua alimentação.

Considerando esse tipo de transporte, analise as afirmativas abaixo.
I – Pela emissão de pseudópodes, a ameba captura o alimento, que é digerido no seu interior por meio de enzimas específicas.
II – A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba.
III – Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

Marque a alternativa correta.
A) Apenas I e III são corretas.
B) Apenas I e II são corretas.
C) Apenas II e III são corretas.
D) I, II e III são corretas.

05) (Pism – UFJF/2019) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

LEIA TAMBÉM  Questões sobre Nemátodos

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde fluorescente?
A) Mitocôndria e núcleo
B) Peroxissomo e fagossomo
C) Fagossomo e lisossomo
D) Mitocôndria e complexo de Golgi
E) Complexo de Golgi e núcleo.

06) (UFMT)  Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água, acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula,

A) o plasto retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada citosol.
B) o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada coloide.
C) o lisossoma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada citosol.
D) o ribossoma retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada gel.
E) o retículo endoplasmático retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada coloide.

07) (UFLA) Na coluna da esquerda, encontram-se nomes de organelas celulares e, na coluna da direita, importantes processos fisiológicos. Marque a sequência que representa a correlação CORRETA entre as duas colunas.

Organelas
1 – ribossoma
2 – retículo endoplasmático
3 – mitocôndria
4 – lisossoma
5 – aparelho de golgi

Processos fisiológicos
A – síntese de ATP
B – empacotamento e formação de grãos de secreção
C– síntese de proteínas
D – digestão intracelular
E – neutralização de substâncias tóxicas

A) 1A, 2B, 3D, 4C, 5E
B) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C
C) 1C, 2E, 3A, 4D, 5B
D) 1C, 2B, 3A, 4D, 5E

08) (UCPel)  As moléculas, para penetrarem e saírem das células, vencem obstáculos e atravessam membranas. Uma molécula para ir do interior de um cloroplasto para o interior de uma mitocôndria, atravessaria _________ membrana(s); para sair do interior do complexo Golgiense e ir para fora da célula atravessaria _______ membrana(s) e para sair de um ribossomo para outro atravessaria _______ membrana(s).

A resposta correta é:
A) 4, 2 e 0
B) 0, 2 e 4
C) 3, 2 e 1
D) 0, 4 e 2
E) 2, 3 e 1

09) (UNESP) Leia as descrições seguintes.

I. Organela constituída por numerosos sáculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do núcleo e do retículo endoplasmático granuloso.
II. Organela do tipo vacúolo, rica em enzimas.
III. Rede de canais delimitados por membranas lipoprotéicas.

Pode-se afirmar corretamente que o item
A) I refere-se ao retículo endoplasmático não-granuloso, que tem a função de transporte de substâncias dentro das células.
B) I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retículo endoplasmático, os quais estão particularmente desenvolvidos em células com função de secreção.
C) II refere-se aos lisossomos, que são vacúolos responsáveis pela produção de proteínas.
D) II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais são responsáveis pelo processo de fagocitose dentro da célula.
E) III refere-se aos centríolos, que são responsáveis pela formação de cílios e flagelos celulares.

10) (UFV) À semelhança do que acontece na formação de cálculos renais nos animais, o metabolismo celular em plantas pode formar inclusões cristalíferas constituídas por oxalato de cálcio, também conhecidas como drusas, ráfides e monocristais. Essas inclusões são comumente encontradas em uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa CORRETA.

A) Plastídeo
B) Vacúolo
C) Lisossomo
D) Complexo de golgi
E) Peroxissomo

11) (Univag/2014)  Analise o processo que ilustra uma forma de obtenção de substâncias necessárias para o metabolismo celular.

LEIA TAMBÉM  Questões sobre Platelmintos

Tal processo se caracteriza
A) pela formação de vacúolos digestórios.
B) pela dependência da diferença entre as concentrações extra e intracelular.
C) pela ocorrência a favor do gradiente de concentração.
D) pelo transporte através das proteínas de membrana.
E) pela difusão de substâncias através da membrana.

12)  (UFPA) Segundo a teoria de Lynn Margulis, as bactérias e os cloroplastos atuais teriam sido seres procariontes independentes que foram englobados pelas primeiras células eucarióticas que surgiram na face da Terra. Os estudos sobre as mitocôndrias e cloroplastos fornecem alguns argumentos a favor dessa teoria, porque estas organelas apresentam

A) nucléolos que participam diretamente dos processos de divisão celular.
B) movimentos ameboides, como nos organismos unicelulares.
C) moléculas de DNA que produzem enzimas responsáveis pela digestão e armazenamento.
D) material genético próprio e ribossomos, e são capazes de produzir proteínas.
E) microfilamentos responsáveis pelo armazenamento e transporte de macromoléculas.

13) (Unicamp) É comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: “estou com o colesterol alto no sangue”. A presença de colesterol no sangue, em concentração adequada, não é problema, pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação de placas ateroscleróticas nos vasos, causa frequente de infarto do miocárdio. Nos indivíduos normais, a LDL circulante é internalizada nas células através de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol é liberado da partícula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela célula.

a) O colesterol é liberado da partícula LDL no lisossomo. Que função essa organela exerce na célula?
b) A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias. Indique outro processo de internalização encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose.
c) Cite um processo no qual o colesterol é utilizado.

14) (UFC) A figura abaixo mostra a imagem de porções de células, observadas em microscópio eletrônico de transmissão.

Pergunta-se:
I. Qual a organela indicada por A e qual a sua função?

II. Qual a organela indicada por B e qual a sua função?

III. Qual a estrutura indicada pelas setas?

15)  (Unifesp) Muitas gelatinas são extraídas de algas. Tais gelatinas são formadas a partir de polissacarídeos e processadas no complexo golgiense sendo, posteriormente, depositadas nas paredes celulares.

a) Cite o processo e as organelas envolvidos na formação desses polissacarídeos.

b) Considerando que a gelatina não é difundida através da membrana da célula, explique sucintamente como ela atinge a parede celular

Resolução das questões sobre citoplasma

01) Os microtúbulos são formados pela proteína tubulina e se organizam em uma região conhecida como centrossomo. Esses microtúbulos são responsáveis pela formação das fibras polares, que organizam o fuso mitótico.
Resp.: A

02) O citoesqueleto compreende uma rede tridimensional de filamentos proteicos de diferentes espessuras e composição química: os microtúbulos (à base de tubulina), os microfilamentos (à base de actina) e os filamentos intermediários (com predomínio de queratina).
O citoesqueleto está envolvido com a movimentação de células, com o mecanismo contrátil, com a migração dos cromossomos na anáfase, com a citocinese, com a mudança de coloração dos cromatóforos e até com a adesão entre células, como nos desmossomos.
Resp.: D

03) A estrutura indicada por A é o retículo endoplasmático agranular (liso), responsável pela síntese de esteroides (como o estrógeno), enquanto a estrutura indicada por B é o retículo endoplasmático granuloso (rugoso), envolvido com a síntese de proteínas “para exportação”, como o glucagom.
Resp.: C

04) Apenas a afirmativa II está  INCORRETA. A fagocitose envolve gasto de energia (é um processo ativo); contudo, o englobamento da partícula não ocorre com a participação de proteínas de membrana. Tanto a fagocitose como a pinocitose envolvem a formação de vesículas em seu processo de interiorização.
Resp.: A

LEIA TAMBÉM  Questões sobre Interação Gênica

05) Após o processo de fagocitose, a bactéria englobada compõe o chamado fagossomo. Como a bactéria apresenta coloração verde fluorescente em sua parede, tal coloração também aparecerá no fagossomo. Na sequência, o fagossomo se fundirá ao lisossomo, formando o vacúolo digestivo, onde a coloração também será percebida.
Resp.: C

06) O hialoplasma (ou citoplasma fundamental) é uma dispersão coloidal formada por água, íons, açúcares, grânulos de glicogênio, gotículas de gordura…. Na região mais próxima à membrana encontra-se mais consistente (estado gel), enquanto mais internamente encontra-se mais fluido (estado sol). Esses estados se interconvertem e possibilitam, por exemplo, o movimento ameboide.
Resp.: B

07) Os ribossomos são estruturas responsáveis pela síntese (produção) de proteínas; o retículo endoplasmático sintetiza lipídios e proteínas, além de ter importante ação desintoxicante (retículo agranular); a mitocôndria é responsável pela produção de ATP; o lisossoma promove a digestão intracelular (tanto heterofágica como autofágica) e o aparelho de Golgi está relacionado com a secreção celular.
Resp.: C

08) Cloroplasto e mitocôndria são organelas com dupla membrana (logo, para sair do interior de uma delas e ir para o interior da outra, uma molécula atravessará 4 membranas); do interior do Golgi para fora da célula são 2 membranas envolvidas (a que reveste o Golgi e a membrana plasmática); entre ribossomos não há membranas.
Resp.: A

09)  A organela constituída por numerosos sáculos interligados é o complexo golgiense, responsável pela secreção celular.
Organela tipo vacúolo, rico em enzimas, é o lisossomo (em cujo interior ocorre a digestão de materiais englobados pela célula e até de estruturas celulares velhas ou inativas).
A rede de canais delimitados por membranas lipoproteicas é o retículo endoplasmático.
Resp.: B

10) Cristais de oxalato de cálcio e outras substâncias tóxicas como, por exemplo, a nicotina, são armazenados em vacúolos.
Resp.: B

11) O processo representado na imagem é a pinocitose, que se caracteriza pelo englobamento de gotículas através da formação de vesículas.
Resp.: A

12) As mitocôndrias são organelas que apresentam DNA (sem histonas), RNA e ribossomos próprios, o que as confere uma certa independência da célula. Além disso, são capazes de autoduplicação.
Resp.: D

13) a) Sua função é promover a quebra de moléculas complexas no interior da célula (digestão intracelular).
b) Um outro processo é a fagocitose. Na pinocitose há internalização de partículas por meio de invaginação da membrana plasmática, enquanto na fagocitose a internalização ocorre por meio de pseudópodes. Pode-se dizer, ainda, que a pinocitose permite a internalização de partículas líquidas, menores; já a fagocitose permite a internalização de partículas maiores, sólidas.
c) O colesterol é usado na síntese dos hormônios esteroides.

14) a) A organela indicada por A é o núcleo e é responsável pelo controle das atividades metabólicas da célula.
b) A organela indicada por B é o vacúolo de suco celular e sua função é controlar o fluxo de água na célula (controle osmótico).
c) A estrutura indicada pelas setas é a parede celular.

15) a) A formação de polissacarídios inicia-se com a formação de monossacarídios como, por exemplo, a glicose, obtida nos cloroplastos através do processo da fotossíntese. A polimerização ocorre no complexo golgiense.
b) Os polissacarídios que compõem a parede celular são eliminados do complexo golgiense a partir de vesículas que, ao atingirem a membrana plasmática, fundem-se a ela e eliminam seu conteúdo no meio externo.

Confira mais questões sobre Citoplasma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *